A parceria entre Sal de Fruta ENO e o streamer Gaules lançou mais uma iniciativa para combater a “azia social” no e-sports: o “Chatbot Contra a Azia”. A ação busca rebater eventuais injúrias e comentários discriminatórios proferidos pela audiência durante as lives do Gaules, evitando que o chat se torne um ambiente tóxico para milhares de fãs e seguidores.
Já no primeiro momento, o resultado foi claro. Lançada ainda em julho, a iniciativa diminuiu em um quinto o número de mensagens de usuários bloqueadas por conteúdo inapropriado durante as transmissões do streamer. De uma média de 15 blocks diários, o volume caiu para três, poucas semanas após o início da moderação criada para a campanha.
O objetivo é promover um movimento de conscientização inédito que, ao identificar uma mensagem agressiva, publica um alerta contra a toxicidade dentro do chat do streamer durante as suas transmissões ao vivo na rede social Twitch. Para isso, foram criadas mensagens personalizadas para diferentes situações – que passaram a ser publicadas sempre que o moderador identificar comentários tóxicos na comunidade.
“Ao dialogar diretamente com aqueles que fazem parte da Tribo e com qualquer pessoa que queira entrar para a nossa comunidade, vamos reforçar a importância de que as opiniões sejam manifestadas com respeito, livres de preconceitos e agressividade”, diz Gaules, considerado uma das personalidades mais influentes do universo do e-sports e dono de um dos maiores canais de streaming de games do mundo.
O streamer faz questão de aproveitar a sua popularidade, que hoje alcança cerca de 19,5 milhões de espectadores únicos em todos os seus canais, para incentivar a Tribo a se unir contra o preconceito, discriminação, racismo e homofobia – atitudes deploráveis que podem contaminar um ambiente que deve ser apenas de alegria e diversão para todos.
“Os comentários tóxicos estão por toda a internet e, infelizmente, há ocasiões em que eles acontecem até mesmo dentro de uma das principais comunidades dedicadas ao e-sports na internet brasileira. É para fortalecer a luta contra a azia social na comunidade gamer, que tem crescido muito no Brasil e no mundo, que a marca Sal de Fruta ENO novamente coloca em prática mais uma ação inovadora em benefício de todos os que amam games e e-sports”, afirma Débora Kawa, Wellness Category Lead da Haleon Brasil.
Criada pela agência de marketing Owly, a ação “Chatbot Contra a Azia” integra a campanha “Nenhuma Azia Vai Parar a Tribo”, lançada em abril a partir de uma parceria entre Sal de Fruta ENO e Gaules. O objetivo é promover os cuidados com a saúde na comunidade gamer e contra-atacar a azia social causada pelo preconceito e pela discriminação.