[Salão do Automóvel 2018] Rota 2030, New Mobility e o Futuro da Mobilidade no Brasil e no Mundo

Está chegando ao fim a edição 2018 do Salão Internacional do Automóvel, consolidando o evento não só como uma grande exposição dos principais lançamentos automotivos mundo, mas como um expoente de tendências para uma discussão que tem se tornado cada vez mais importante e necessária, o futuro da mobilidade urbana.

Não é de hoje que os principais players do setor têm se conscientizado de que só encher as ruas de carros não é o melhor caminho para um futuro sustentável, surgindo assim centros e linhas de pesquisa voltadas para as diversas frentes relacionadas à mobilidade, desde a melhoria das tecnologias, cada vez mais presentes nos lançamentos, como novos modelos energéticos, segurança e planejamento viário.

Concept-i, protótipo de veículo da Toyota equipado com inteligência artificial

As soluções buscam se aproveitar do melhor das novas tecnologias para trazer uma verdadeira transformação digital também no setor de mobilidade urbana, tirando proveito de diversas tendências relacionadas às Tecnologia da Informação e Comunicação, como 5G, Internet das Coisas, Robótica e Inteligência Artificial.

O próprio perfil do público da feira já vinha indicando mudanças importantes no segmento. Foi se o tempo que o público do automobilismo era apenas formado por homens e algumas poucas mulheres. Hoje, o que se vê, são famílias que vão para o salão curtir o evento juntas. E mulheres, já não são poucas, muito pelo contrário, já se tornam um importante mercado sendo a ser explorado pela indústria, o que evidência a necessidade de mudanças que vão desde o planejamento até o marketing dos produtos.

O impacto das novas tecnologias podem ser sentidas até mesmo nas atrações, onde marcas se esforçam para criarem experiências impactantes em seus estandes, e que aos poucos começa a apresentar novos caminhos, tanto na concepção de seus produtos e serviços, quanto na própria apresentação ao público.

No estande da Volkswagen, por exemplo, crianças e jovens a partir de 6 anos podem participar de oficinas de programação, robótica e de games 2D sobre educação e legislação de trânsito, com a parceria com a rede Happy Code, escola de tecnologia e inovação. Ou seja, uma experiência que vai muito além do simplesmente exibir seus automóveis. Da mesma forma, na Chevrolet, um game virtual simula um pit stop em carros de corrida da Stock Car e da Super TC. O visitante pode vivenciar a experiência de trocar pneus com óculos de realidade virtual. Um placar mostra o ranking daqueles que realizaram a operação no menor tempo.

Já no estande da Bosch é possível experimentar, em dois simuladores, a condução autônoma por meio de realidade virtual. Também é possível conhecer a eficiência da frenagem automática de emergência (automatic emergency braking) nos test drives que a Bosch promove na área externa do Espaço New Mobility.

Já os visitantes do Dream Lounge têm a oportunidade de entrar nos dois cockpits do jogo Xbox da Microsoft com o recém-lançado Forza Horizon 4, no qual o McLaren Senna é o carro-estrela, além de um simulador de realidade virtual (VR).  Outra atração do evento é o test drive virtual no estande da Kia Motors, com um percurso no Autódromo de Interlagos a bordo do Stinger GT, um sedã esportivo que atinge 100 km/h em 4,9 segundos. Depois de entrar no carro, o motorista coloca óculos de realidade virtual e começa a dirigir o simulador, se sentindo na pista de Interlagos.

O Instituto Renault também marca presença no Salão do Automóvel, como um dos mais importantes projetos de educação para a segurança no trânsito. O Instituto apresenta três miniveículos elétricos, além de um eletroposto para abastecimento numa mini escolinha para crianças que foi montada no estande da marca.

Rota 2030

A cerimônia oficial de abertura do Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, que aconteceu no dia 8 de novembro, não só abriu as portas para que milhares de pessoas vindas de diversos cantos do Brasil e do mundo pudessem ver de perto os mais de 500 modelos que trazem o que há de mais potente, luxuoso e tecnológico e participarem das mais diversas experiências no mundo das quatro rodas. Na ocasião, o presidente Michel Temer, em um palco montado em frente ao portão principal dentro do São Paulo Expo, assinou o decreto que regulamenta o novo regime automotivo, chamado de Rota 2030, dando a largada para um novo momento no mercado automotivo brasileiro. A medida cria um novo sistema tributário para as montadoras de veículos no País, com isenção de 25% do IPI, que em contrapartida terão de investir cerca de 7 a 18% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias voltadas para o meio ambiente e segurança.

Trata-se de um projeto audacioso, focado numa espécie de parceria entre a indústria e o governo, que se der certo, e há plenas condições para que dê, pode destacar o Brasil como uma das potências no desenvolvimento de tecnologias automotivas e de mobilidade urbana sustentável, num segmento onde este tipo de pesquisa não só tem se tornado um grande diferencial, como essencial. Já não há dúvidas que novas soluções automotivas ditarão o futuro das empresas, garantindo não apenas a preferência do público, como a própria sobrevivência das fabricantes.

New Mobility

Paulo Octávio Pereira de Almeida abrindo oficialmente as atividades do espaço New Mobility

Com a Rota 2030, a tendência de New Mobility começa a se estabelecer como conceito fundamental nas esteiras de pesquisas da indústria, porém, no Salão do Autmóvel 2018, já temos algo que vai um pouco além de conceito, tendo se transformado num espaço físico, composto por áreas de exposição, test drives e uma arena, onde os visitantes podem ter uma pequena amostra do que esperar do futuro da mobilidade urbana.

“Seguimos uma tendência mundial. Nos principais salões de automóvel do mundo já existem espaços destinados para discussão do futuro da mobilidade urbana. Estas discussões complementam o que as montadoras apresentam. Isso aconteceu em Las Vegas (EUA) E Frankfurt, na Alemanha e foi um sucesso”, ressaltou Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Temas como Start-ups e novos modelos de negócio; Internet das Coisas (IoT), Veículos autônomos, Cidades Inteligentes e Veículos Elétricos são apenas alguns do exemplos do que está rolando no espaço, como é o caso das palestras Veículos Elétricos: realidade ou ficção? e Como será o futuro da mobilidade?, que aconteceram no primeiro dia do evento.

Entre os palestrantes, César Urnhani, piloto do programa Auto Esporte da Rede Globo, defendeu a criação de uma infraestrutura para atender a demanda de carros elétricos no Brasil. Segundo ele, as montadoras estão desenvolvendo novas tecnologias mas o país precisa acompanhar esta dinâmica. “Não adianta ter um carro elétrico e a energia não for limpa. Além disso, precisamos padronizar os plugs para recarregar, cada modelo tem um diferente. Pensar na revenda destes veículos e na reutilização das baterias. Ainda não conseguimos viajar pelo Brasil com os carros elétricos“, destacou o palestrante.

O presidente da ABRAVEI (Associação Brasileira de Proprietários de Veículos), Edgar Escobar, revelou que já existem no Brasil três diferentes ligações para veículos elétricos. Uma delas em Santa Catarina, que liga Joinville a Florianópolis. A outra do Rio de Janeiro a São Paulo, com seis postos de abastecimentos. E, por último, de Foz do Iguaçu a Paraguaçu, no Paraná. De 2014 para 2018 houve um crescimento de 190 para 319 carros elétricos no Brasil. Um número muito pequeno para os mais de 100 milhões que temos espalhados pelo país, mas se contarmos os híbridos, motos e outros que utilizam esta tecnologia, já alcançamos 14 mil veículos. Hoje são 10 montadoras que trabalham em pesquisa e já dispõe em suas linhas carros totalmente elétricos. Uma mostra que é uma projeção otimista atrelada ao consumo mundial, que avalia cerca de 1,6 milhões de carros elétricos espalhados pelo globo até 2040.

Já existem algumas políticas públicas no Brasil voltadas para a valorização do veículo elétrico e híbrido. Em São Paulo, o ex-prefeito Fernando Haddad, em 2014, aprovou a lei que isenta do rodízio e o IPVA veículos que não poluem meio ambiente. Já durante a passagem de João Dória pela prefeitura paulista foram compradas duas viaturas da polícia civil totalmente elétricas. Em São José dos Campos, Interior de São Paulo, já existem 35 viaturas da Polícia Militar em ação na cidade.

No dia 13,  foi discutido como a tecnologia pode ser utilizada para ajudar o deslocamento das pessoas nas cidades, num debate que reuniu renomados especialistas do setor. Um dos destaques foi Gabryella Corrêa, fundadora do Lady Driver, aplicativo de mobilidade urbana que conecta passageiras e motoristas mulheres. A executiva enfatizou que a mobilidade pode ser problemática para as mulheres e que a empresa pode ser uma alternativa para o público feminino.

Cristiano Kruel, Head of Intelligence & Innovation da Startse falou sobre o panorama do setor e também sobre o poderio das start-ups no cenário atual movimentando a economia mundial. Felipe Campos Barroso, CEO da Zazcar, empresa de compartilhamento de carro, também deu suas impressões e mostrou sobre o serviço da companhia, que disponibiliza aluguel de veículos através de um cadastro no aplicativo. Nathalia Medici, também da StartSe, Antoniio Avellar (COO e Co-fundador da Volanty) e Davi Barboza (CEO da Automobi) também participaram do bate-papo.

“O Salão do Automóvel é um evento com exposição dos melhores carro do mundo, mas também é um evento sobretudo de conscientização. Vivemos um momento em que a mobilidade molda nosso cotidiano e para isso precisamos estar atentos a todo tipo de tecnologia que venha ajudar”, conta Leandro Lara, Diretor do Salão do Automóvel.

A Bosch tem se destacado como uma das empresas mais inovadoras do mundo, atuando para oferecer uma mobilidade sustentável e mais inteligente, com soluções multimodais atreladas a essas três vertentes. Durante o Salão do Automóvel a empresa está apresentando as mais recentes soluções globais em produtos e em serviços para a mobilidade do futuro. São tecnologias de vanguarda que visam uma condução mais econômica, confortável e com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Os executivos da empresa também têm apresentado durante sessões de conteúdo promovidos no Espaço New Mobility, sua visão sobre a mobilidade do futuro, as cidades inteligentes e as novas formas de as pessoas se locomoverem – individual, coletiva, compartilhada, elétrica ou conhecidamente.

A Renault, única fabricante com estande na área de New Mobility, expõe três veículos de sua gama zero emissão utilizados por clientes no Brasil: Zoe, Twizy e Kangoo, além da Platform Open Mind (POM) – plataforma automotiva de código aberto para o Twizy. A Renault também possibilita que o visitante experimente a mobilidade zero emissão, com duas unidades do Twizy e duas do Zoe disponíveis para test-drive.

A líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, a Schneider Electric, também está presente no espaço New Mobility, para discutir iniciativas que visam fortalecer a discussão em torno de assuntos como transformação digital, cidades inteligentes, IoT e sustentabilidade aplicados a mobilidade urbana.

A CBMM é líder mundial em tecnologia do Nióbio, e também está presente no evento, apresentando e discutindo as maiores inovações do setor automotivo direcionadas à sustentabilidade e inovação, numa ação alinhada diretamente aos objetivos da companhia brasileira de investir em aplicações dos produtos de Nióbio na cadeia produtiva automotiva.

Carros Elétricos

Os carros elétricos, sejam 100% ou híbridos, são hoje uma das principais tecnologias automotivas em desenvolvimento, além de serem uma das mais próximas da nossa realidade, já que o mercado neste segmento têm começado aos poucos a decolar. Assim, a possibilidade de experimentar na prática essas novidades é um dos destaques do Salão do Automóvel 2018. Entre as marcas que disponibilizam modelos  para o teste drive estão: Nissan, Renault, BMW, Toyota, Mitsubishi, Porsche, CAOA Cherry e KIA.

Bastante procurado pelo público do Salão, a segunda geração do elétrico mais vendido do mundo, o Nissan Leaf, está disponível na sua versão mais potente e tem o dobro de autonomia – 240 km. Já o BMW i3,  modelo que marcou a estreia da fabricante no segmento de elétricos pode andar até de 180 km com apenas uma carga e pode ser ampliada por meio de um motor a combustão, que funciona como gerador.

No Porsche Panamera 4 e-hybrid,  as pessoas têm a possibilidade de recarregar as baterias em uma tomada, o que dá aos híbridos plug-in a almejada independência dos postos de gasolina. No Panamera, dá para rodar até 50 km (e a velocidades de até 140 km/h) sem gastar uma gota de combustível.

O único chinês disponível para o test drive, o Chery EQ1,pode rodar até 250 km com uma só carga, mas seu torque de 12,3 mkgf supera a maioria dos compactos de entrada à venda no Brasil. O Renault Zoe, também bastante disputado no circuito, tem autonomia de até 210 km.

O Kia Soul EV é um dos elétricos com mais força do grupo: são 28,9 mkgf entregues de forma quase instantânea pelo motor de 109 cv. As baterias dão ao Soul EV uma autonomia de 160 km e podem recuperar 80% da carga em somente meia hora usando uma tomada de alta corrente.

O pequenino, inusitado e divertido Renault Twizy,  tem como proposta ser 100% urbano. Daí seu alcance de 100 km/h e o uso de inusitadas portas de plástico que se abrem para cima, como em um Lamborghini. Já o Mitsubishi Outlander PHEV, primeiro híbrido plug-in do Brasil foi reestilizado e ficou mais eficiente. Com ele, é possível dirigir por quase 50 km usando somente energia elétrica, enquanto o modo híbrido lhe dá um consumo de impressionantes 59,9 km/l pelo padrão europeu.

Um dos mais sofisticados, o BMW i8 é um carro híbrido plug-in com dois motores: 1.5 turbo a gasolina com 234 cv e outro elétrico com 131 cv, que somam 365 cv e 58,1 mkgf. Durante o teste drive, o motorista pode notar que ele leva apenas 4,8 s no 0 a 100 km/h – com consumo de 24,2 km/l na cidade e 31,7 km/l na estrada. No modo elétrico, a autonomia é de 37 km.

Já o Toyota Prius, híbrido mais vendido do mundo, tem motor 1.8 de quatro cilindros e atinge uma potência combinada de 123 cv. Aproximadamente seis milhões de unidades desse modelo já foram comercializadas no mundo.

O Salão do Automóvel segue com suas programações até este domingo, dia 18 e a programação com todas as atividades da Arena New Mobility pode ser encontrada neste link. (http://www.salaodoautomovel.com.br/Experiencias/New-Mobility/Estadao/)

Serviço

Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Data: 08 a 18 de novembro de 2018

Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda

Informações e ingressos: www.salaodoautomovel.com.br

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