Samsung anuncia vencedores do Solve For Tomorrow Brasil 2024

A Samsung anunciou na manhã desta terça-feira (3) os projetos de maior destaque do Solve For Tomorrow Brasil1. Em sua 11ª edição no País, foram premiados estudantes dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo. O programa global de cidadania corporativa da marca, que no Brasil conta com o apoio do Cenpec na coordenação geral, é uma oportunidade para que alunos e professores da rede pública de ensino desenvolvam projetos com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para atender às demandas da sociedade. A cerimônia de premiação e encerramento da edição foi transmitida ao vivo pelo canal da Samsung Brasil no YouTube.

Em primeiro lugar na categoria Vencedores Nacionais ficou o projeto ‘Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos’, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, no munícipio Carnaíba, Pernambuco. As segunda e terceira posições ficaram com os projetos ‘H.E.R – Hand Exoesqueleton for Rehabilitation’ e ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’, dos Estados de São Paulo e Ceará, respectivamente.

O projeto ‘Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos’ levou o primeiro lugar na categoria Vencedores Nacionais | Foto: Luis Madaleno

Os três projetos ganhadores nesta categoria foram selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Samsung e do Cenpec, bem como especialistas de universidades e profissionais atuantes nas áreas de educação, ciências e tecnologia, além de membros da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), da ONG Todos pela Educação e do Colégio Bandeirantes.

A banca julgadora também atribuiu aos alunos da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha (Bahia), a menção honrosa pelo projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’, devido ao seu potencial transformador na área de construção civil, impactando a comunidade local e escolar.

O projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’ recebeu a menção honrosa | Foto: Luis Madaleno

Já na categoria Júri Popular, marcada pelos votos do público geral entre 21 e 29 de novembro, foram destaque os projetos ‘InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia’, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP); o projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’, da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha (BA), e o projeto ‘Pharmakos’, da Escola Técnica Estadual (ETEC) Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP).

“A cerimônia de premiação do Solve for Tomorrow é sempre muito especial por conta da oportunidade de conhecer de perto as dez equipes finalistas”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina. “Ao longo de suas 11 edições no Brasil, o Solve For Tomorrow vem contribuindo para o avanço do ensino público e, principalmente, preparando jovens estudantes para uma trajetória acadêmica que está apenas começando. É uma oportunidade para que eles ingressem nas áreas da Ciência e da Pesquisa enquanto contribuem ativamente para fazer a diferença em suas comunidades. Esse é um dos principais objetivos do programa e é uma parte importantíssima da nossa visão global de cidadania corporativa, ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, conclui.

“Quero registrar nosso reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho das equipes ao longo dessa edição do Solve for Tomorrow Brasil. Temos certeza de que essa vivência motivará ainda mais educadores e educadoras a fazer da escola um lugar aberto à criatividade e à inovação”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “É gratificante conhecer projetos incríveis e inovadores realizados em escolas públicas de todo o país. São propostas que aplicam os conteúdos escolares na melhoria da realidade de cada território”, acrescenta.

PREMIAÇÃO

Os Vencedores Nacionais da edição ganharam um projetor da Samsung para cada escola, bem como um troféu, placa comemorativa e selo digital. Ainda sobre a premiação dos Vencedores Nacionais, a equipe que ocupou a primeira posição foi contemplada com um notebook Samsung e um fone de ouvido Samsung para cada aluno do grupo. A equipe que ficou em 2º lugar foi premiada com um smartphone Samsung e um fone de ouvido Samsung para cada aluno. Já o time que ficou em 3º lugar levou smartwatch Samsung e um fone de ouvido Samsung para cada aluno.

Na categoria Júri Popular cada estudante, professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) dos 3 projetos eleitos pelo público foram contemplados com um fone de ouvido sem fio Samsung. E suas escolas foram premiadas com um projetor Samsung e um troféu do programa. Além disso, cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 20 equipes semifinalistas foram contemplados com um tablet Samsung. E todos os estudantes finalistas receberam um tablet Samsung, enquanto os professores orientadores e parceiros das 10 equipes finalistas foram premiados com um notebook da marca.

Sobre o Solve for Tomorrow

O programa Solve for Tomorrow está presente em mais de 60 países no mundo. Na América Latina, o programa já alcançou mais de 354 mil alunos e professores de escolas públicas de 22 países desde 2014. As práticas pedagógicas de destaque de vários países da região estão disponíveis no site Solve for Tomorrow LATAM.

Em sua 11ª edição, o Solve for Tomorrow Brasil registrou um aumento de 19% no número de projetos inscritos – em comparação ao ano anterior. A iniciativa também teve crescimento no número de professores e alunos inscritos, com uma adesão 42% e 10% maior do que em 2023, respectivamente, e no número de escolas cadastradas em 22%.

O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, desde a edição de 2023, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 179 mil estudantes, mais de 39 mil professores, e mais de 7.500 escolas públicas.

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.032870/2024.


Ofertas de Natal: Cada presente, um sorriso

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.