A Samsung reuniu a imprensa na noite desta terça-feira, 30, para um evento um pouco diferente, onde o foco não foram seus produtos, mas ações dos mais diversos tipos, estas sim, envolvendo seus produtos. A empresa apresentou seu novo posicionamento global com o mote: “Do What You Can’t”, onde pretende mostrar como seus produtos, serviços e benefícios podem ajudar o consumidor a superar barreiras e conquistar seus sonhos. Durante o evento não foram promovidos produtos, porém ficou evidente como a tecnologia e a inovação estão presentes no direcionamento da marca, desde o atendimento e suporte ao consumidor até as ações de inclusão social.
“Nós queremos inspirar o consumidor a buscar e a acreditar que um mundo de possibilidades está ao seu alcance. Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia ajuda a estabelecer conexões e progressos significativos em nossas vidas e como esse conceito inspira a Samsung a entregar serviços, benefícios e experiências ainda mais inovadores. Para nós, o impossível não existe e gostaríamos que os nossos consumidores também adotassem essa premissa em suas vidas”, explica Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil.
Todas as iniciativas da marca refletem esse novo posicionamento e dessa forma a Samsung anuncia as novidades para Samsung Care, Samsung Club, Samsung Social e Samsung Conecta, confira abaixo as principais delas:
Samsung Care
Várias iniciativas da Samsung proporcionaram a expansão do seu serviço de assistência técnica inteligente, que agora pode ser acionado tanto por telefone, redes sociais ou por e-mail, bem como pelo chat online, e Twitter, no qual é disponibilizado um Bot híbrido que mescla o atendimento automatizado e humano para ajudar os clientes em todos os canais. Além disso, a marca passa a oferecer treinamentos nas Samsung Stores para pessoas da terceira idade, bem como a continuidade do Samsung Concierge – serviço exclusivo de pós-venda disponível para linhas premium de celulares, TVs e notebooks.
Samsung Club
Em 2018, o programa de benefícios da marca vai expandir suas ofertas e garantir novas e imperdíveis promoções para seus membros. O programa seguirá oferecendo experiências e descontos especiais nas áreas de educação e cultura, gastronomia, bem-estar, viagem e entretenimento, privilégios na compra de produtos Samsung, além de convites e presentes especiais.
Samsung Conecta
A iniciativa que reúne diversas atrações comandadas por conceituados artistas do Brasil e do mundo trará em 2018 os já tradicionais eventos Samsung e-Festival, o Samsung Best of Blues e o Sinfonia Samsung Rock. Das atrações já confirmadas, o público pode esperar apresentações da Orquestra Juvenil Heliópolis, entre outras.
Samsung Social
É aqui que o evento tomou um tom emocionante, mostrando como a tecnologia pode contribuir para a transformação da vida das pessoas, criando incentivos para o mundo desafiar barreiras. Para este ano, a Samsung anuncia a parceria com a Fundação Gol de Letra, do jogador tetracampeão de futebol Raí. A instituição contribui com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que tenham mais oportunidades e perspectivas de vida, aliando práticas educacionais e de assistência social ao desenvolvimento comunitário e de suas famílias.
Porém, outras parcerias bem-sucedidas continuam em 2018, como o Instituto Gabriel Medina (desde 2017) e o Instituto Vanderlei Cordeiro (desde 2010), para que sigam em sua missão de educar crianças e jovens por meio do esporte, criando novas oportunidades e condições para que as pessoas impactadas pelos projetos possam ter ferramentas para se tornar melhores cidadãos.
Além disso, a Samsung lançou em 2017 o projeto Teatro para Todos os Ouvidos, ação social que possibilita a deficientes auditivos e a surdos assistirem a uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Durante a peça, os participantes utilizam o Galaxy S8 e os novos óculos de realidade virtual da Samsung, o Gear VR, para acompanhar um espetáculo de teatro em tempo real com legendas. A partir de abril, a peça “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, receberá a tecnologia de acessibilidade Samsung com nova inteligência artificial, que melhorará ainda mais a geração das legendas.
Para contribuir também com acessibilidade, a Samsung utiliza nas suas publicações nas redes sociais a hashtag#PraCegoVer, ou seja, uma legenda descritiva a ser lida para que uma pessoa cega saiba o conteúdo da imagem.
Alfabetização Cidadã – Da digital ao digital
Outra importante ação é a parceria com o Instituto Paulo Freire, que está em processo de alfabetização de 300 pessoas de cooperativas que trabalham com descarte de resíduos em geral, além de incentivar seus consumidores a descartarem adequadamente seus equipamentos eletrônicos. A Samsung decidiu desenvolver essa iniciativa pelo trabalho de educação humanizada e transformadora que o Instituto Paulo Freire desempenha com foco em construir “um outro mundo possível” e que está em sintonia com objetivo da Samsung Brasil. A iniciativa intitulada “Alfabetização Cidadã – Da digital ao digital” oferece a pessoas que antes não sabiam ler e usavam as digitais para assinar o próprio nome, um curso de alfabetização associado à formação socioambiental e ao uso de tecnologia, ampliando o acesso ao mundo digital e incentivando os alunos a desafiarem barreiras.
A entidade utiliza o revolucionário método de ensino com elementos do cotidiano dos alunos para proporcionar uma experiência de ensino sob medida para o adulto, que aprende muito mais rapidamente que pelos métodos tradicionais.
Outras iniciativas da Samsung na área de educação são o programa “Geração de Futuro”, que já ofereceu mais de 550 horas de treinamento gratuito, com foco em capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a conquista do primeiro emprego em atividades relacionadas aos direitos do consumidor. E o Programa “Respostas para o Amanhã”, no qual professores e alunos do ensino médio de escolas públicas são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática aplicados em projetos que visam transformar suas realidades por meio de soluções simples. Podemos mencionar ainda o desenvolvimento de cursos abertos e gratuitos para estimular e tornar acessível o conhecimento sobre Internet das Coisas, através da plataforma Code IoT, além de Laboratório de Criatividade que promove o conhecimento e o empreendedorismo em comunidades vulneráveis. Ações educativas também são estimuladas no Programa de Voluntariado, onde funcionários participam de ações colaborativas na comunidade.
Nova campanha institucional no Brasil
Com a assinatura “A gente faz mais que produtos para você ir além”, a Samsung apresenta também, no Brasil, a nova campanha institucional da marca alinhada com o posicionamento global da empresa “Do what you can´t”.
O vídeo narra a história de um garoto que se encanta com a performance do renomado músico Kenny G e, então, passa a se inspirar no seu ídolo para alcançar o que parecia ser impossível: aprender a tocar saxofone.
Criada em parceria com a agência Purple Cow, produção da Corazon Filmes e direção de Rafael Kent, premiado diretor brasileiro, a campanha, que será divulgada no digital e em salas de cinema de todo o país, mostra como as iniciativas Samsung Care, Samsung Club, Samsung Social e Samsung Conecta, se complementam, evidenciando os benefícios, as praticidades e os serviços exclusivos que são oferecidos para os consumidores e fãs da marca.
“Com iniciativas que colocam os consumidores sempre como os verdadeiros protagonistas de suas histórias, a Samsung reforça que é muito mais que produtos. Queremos com essa campanha inspirar as pessoas para que elas superem os seus desafios e possam ir além, fazendo, o que até então, acreditavam ser impossível”, afirma Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil.