Samsung lança Processador Exynos 9 Série 9820 | Novidade é focada no Processamento de Inteligência Artificial em Dispositivos Móveis

A Samsung Electronics anunciou seu mais recente processador para dispositivos móveis (AP), o Exynos 9 Série 9820, equipado para aplicações de Inteligência Artificial (AI) no dispositivo. O Exynos 9820 conta com uma CPU personalizada de quarta geração, modem LTE Advanced Pro de 2,0 gigabits por segundo (Gbps) e uma unidade de processamento neural (NPU) aprimorada para trazer novas experiências inteligentes aos dispositivos móveis.

“Conforme os serviços relacionados à Inteligência Artificial (IA) se expandem e sua utilização em dispositivos móveis se diversifica, seus processadores exigem maior capacidade e eficiência computacional”, disse Ben Hur, vice-presidente de marketing de Sistema LSI da Samsung Electronics. “Os recursos de IA no Exynos 9 Série 9820 proporcionarão uma nova dimensão de desempenho em dispositivos inteligentes por meio de uma NPU integrada, núcleo de CPU personalizado de quarta geração e alto desempenho, modem LTE de 2,0 Gbps e desempenho aprimorado de multimídia.”

O Exynos 9820 é uma potência inteligente com um hardware acelerador de Inteligência Artificial separado, ou NPU, que executa tarefas de IA cerca de sete vezes mais rápido que o antecessor. Com a NPU, o processamento relacionado à IA pode ser realizado diretamente no dispositivo, em vez de enviar a tarefa para um servidor, proporcionando desempenho mais rápido e mais segurança às informações pessoais. A NPU possibilitará uma variedade de novas experiências, como configurações de ajuste instantâneo da câmera com base no ambiente ou o reconhecimento de objetos para fornecer informações em realidade aumentada ou virtual (AR ou VR).

Com um design aprimorado de arquitetura, o novo núcleo personalizado de quarta geração do Exynos 9820 oferece cerca de 20% de melhoria no desempenho de um único núcleo ou 40% de eficiência de energia quando comparado ao seu antecessor, podendo carregar dados ou alternar entre aplicativos muito mais rapidamente. Além disso, o desempenho multinúcleo também é cerca de 15% maior.

O novo processador móvel incorpora os mais recentes núcleos GPU Mali-G76, que proporcionam aumento de desempenho de 40% ou economia de energia de 35%, permitindo um tempo de reprodução mais longo em jogos móveis com uso intensivo de gráficos ou aplicativos interativos de realidade aumentada.

O modem LTE-Advanced Pro do Exynos 9820 traz alta velocidade de banda larga móvel, com 2,0 Gbps de downlink, agregação de portadoras (carrier aggregation ou CA) de 8x e 316 megabits por segundo (Mbps) de uplink. A essa velocidade de downlink, um filme de alta definição (3,7 GB) pode ser baixado em cerca de 15 segundos, e jogos multiplayer massivos on-line (MMOG) podem ser reproduzidos com menos atraso. Com mais agregação de faixas que a solução anterior, MIMO (Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas) 4X4, QAM 256 (Modulação de Amplitude em Quadratura) e tecnologia aprimorada de Acesso Licenciado e Assistido  (eLAA), o modem oferece velocidade estável e  incrível, mesmo em movimento.

Para experiências multimídia mais imersivas, o codec multiformato (MFC) do Exynos 9820 suporta codificação e decodificação de vídeo UHD 4K a 150 quadros por segundo (fps). O MFC também renderiza cores em 10 bits, oferecendo uma representação mais precisa da cor, além de uma gama mais ampla de tons e matizes.

A produção em massa do Exynos 9 Série 9820 deve iniciar-se até o final deste ano.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.