A Samsung América Latina organizou na noite da última quarta-feira (8) o webinar internacional “Mãos à obra: aprendizagem baseada em projetos para a comunidade”, para apresentar a nova plataforma Solve For Tomorrow Latam e promover uma rica troca de experiências entre professores de escolas públicas de toda América Latina sobre a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Design Thinking – metodologias aplicadas no programa Solve for Tomorrow (SFT).
Com mediação de Larissa Werneck, jornalista e coordenadora de projetos no instituto Porvir, o encontro reuniu profissionais da educação que já participaram do SFT, professores interessados em fazer parte da edição deste ano e jornalistas.
Durante a abertura, Helvio Kanamaru, Diretor de Cidadania Corporativa e ESG da Samsung para a América Latina, destacou a relevância da plataforma, desenvolvida por professores para professores. “O grande objetivo da plataforma é fazer o registro dessas práticas pedagógicas que foram criadas por professores de escolas públicas e poder compartilhar com outros professores, para que todos nós possamos otimizar a proposta de ensino. Mais do que isso, a plataforma tem como objetivo valorizar os professores”, explica.
Os professores que participaram de edições anteriores do Samsung Solve for Tomorrow contaram sobre diferentes ideias de projetos, como mobilizaram os estudantes, desenvolveram os protótipos e qual foi a importância da fase de testes, entre outros assuntos.
Bárbara Rodrigues (Brasil), professora mediadora de um projeto que aproveita esterco animal e restos de comidas do refeitório para produzir biogás, ressaltou a importância do Solve for Tomorrow para a equidade de gênero na ciência. “As meninas são iniciadas na ciência e são reconhecidas por isso e por sua capacidade, dissolvendo essa cultura de que Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática não são para meninas”, conta a professora que hoje vê suas ex-alunas iniciando suas jornadas acadêmicas nas universidades públicas do país.
O professor Carlos Alfaro (Chile) e seus alunos desenvolveram um dispositivo que contribui para a inclusão de estudantes com transtornos do espectro autista. Observando a sensibilidade sonora de um de seus alunos e entendendo como isso afeta a vida de milhares de famílias, o professor e seus alunos se sensibilizaram e decidiram desenvolver o projeto. “Meus alunos e eu fomos inspirados a mudar a vida das pessoas”, conta Carlos.
Jesus Bañuelos (México) orientou seus alunos na criação de um aplicativo que mostra o estado das rotas de transporte em tempo real. Ele contou como o projeto inspirou os jovens participantes e também outros alunos da escola a se sentirem capazes de transformar realidades dentro e fora do México. “Eles se inspiraram e querem ganhar o mundo”, compartilha o professor.
Jesus também lembrou a importância de incluir os jovens na decisão de como solucionar problemas reais e atuais e lembra “é preciso fazer o jovem sonhar.”
O Samsung Solve for Tomorrow atua como uma iniciativa global desenhada para fortalecer o interesse de jovens na ciência, a fim de endereçar e solucionar desafios locais que afetam suas vidas e comunidades. Por meio de estratégias de resolução de problemas e pensamento crítico e criativo, o Samsung Solve for Tomorrow está presente em 33 países e já envolveu quase 2 milhões de estudantes globalmente. Na América Latina, o programa está presente desde 2014, com participação de mais de 353 mil professores e estudantes de 20 países da região.
No Brasil, os números do Solve For Tomorrow também são significativos. Desde 2014, a iniciativa já impactou 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6,6 mil escolas públicas. Além de ter registrado, em 2023, um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos em comparação ao ano anterior. Para a 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, as inscrições estão abertas até o dia 10 de julho.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow Brasil, acesse o site local.
Em março deste ano, a Samsung lançou a plataforma Solve for Tomorrow Latam, oferecendo referências pedagógicas criadas por professores e para professores, favorecendo a troca de conhecimentos de vários países e contextos, além de reforçar a importância do Solve for Tomorrow na região.
Nesta página, é possível conferir diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de toda a América Latina para orientar seus estudantes no desenvolvimento de projetos. Além disso, também é possível acessar um banco de materiais com foco em Design Thinking em diferentes formatos, como texto, áudio e vídeo em português, inglês e em espanhol, para apoiar a construção e o desenvolvimento de projetos STEM nas escolas.
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…
Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…