A Photoroom, uma líder inovadora no setor de edição de fotos com IA, está promovendo uma cultura organizacional baseada em transparência e colaboração com sua política “Sem Mensagens Privadas” (Sem DM). Essa abordagem, que estimula a comunicação em canais abertos dentro das plataformas de mensagens corporativas, está gerando um impacto positivo em toda a empresa, criando um ambiente de trabalho mais ágil, confiável, inclusivo e eficiente.
Desde a implementação dessa política, os colaboradores da Photoroom foram incentivados a se comunicar principalmente por meio dos canais abertos. “Imagine um escritório aberto, onde todos podem conversar em suas mesas com a segurança de que as discussões estão acessíveis a todos. Como trabalhamos home office e temos profissionais de diversos lugares, é exatamente isso que nossos canais de comunicação promovem: um espaço de transparência e inclusão nos debates e processos”, comenta Matthieu Rouif, co-fundador e CEO da Photoroom.
Os colaboradores da Photoroom relataram que essa política permitiu que a empresa eliminasse barreiras na comunicação, garantindo que todos estejam a par de cada projeto em andamento e possam contribuir com insights valiosos. Além disso, ao centralizar a comunicação em canais abertos, evita-se o excesso e desvio de informações e garante-se que as discussões sejam direcionadas e produtivas, proporcionando um ambiente de trabalho mais alinhado e integrado.
Uma das vantagens mais significativas da “Sem DM” é a criação de um histórico de conhecimento acessível e em constante atualização. “As discussões salvas para sempre no canal aberto permitem que qualquer colaborador, novo ou antigo, compreenda o raciocínio por trás das decisões passadas. Isso não só economiza tempo, mas também fortalece a tomada de decisões”, explica Mikael Nilsson, Head of People da Photoroom.
A decisão de adotar uma política “Sem DM” foi orientada pelo compromisso da Photoroom em promover um ambiente de trabalho inclusivo e baseado na confiança. “71% das nossas mensagens são visualizadas em canais públicos por cerca de 100 pessoas. Nosso objetivo é aproximar isso dos 100% à medida que fortalecemos nossa cultura de confiança e autonomia”, destaca Rouif.
Embora a transparência seja um pilar fundamental, a privacidade e a confidencialidade são igualmente importantes. Segundo Matthieu, na Photoroom, assuntos pessoais e confidenciais, como questões de saúde e remuneração, continuam sendo tratados de forma privada. O CEO esclarece que o objetivo nunca foi eliminar a privacidade, mas sim garantir que as comunicações relevantes estejam acessíveis a todos.
Com um crescimento de quase 57% no último ano e uma taxa de rotatividade voluntária praticamente inexistente, a empresa está convicta de que sua política “Sem DM” é um diferencial competitivo. A prática abordada não apenas aprimorou a colaboração e capacitou os colaboradores, mas também contribuiu para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo, eficiente e preparado.
A tecnologia trouxe facilidades para todos os públicos e empresas, porém, a exposição de dados…
Marcada para o dia 29 de novembro, a Black Friday, como de costume, deve movimentar…
O Sindi Clubes - Sindicato de Clubes do Estado São Paulo - sediará no dia…
A TIVIT, multinacional brasileira reconhecida por conectar tecnologia para um mundo melhor, concluiu com sucesso…
A Start Anglo Bilingual School, rede de franquias de escolas bilíngues de alta performance da…
A linha Luxury inova o portifólio de áudio residencial da JBL com a opção perfeita…