A necessidade das pessoas de se manterem conectadas, ao mesmo tempo que precisam de mobilidade vem transformando as compras e preferências dos consumidores que acessam a internet. De 2011 para cá, os smartphones saltaram de 18% para 48% na comparação entre os aparelhos que se conectam à internet. Destes, 72%, quase ¾, estão entre smartphones, tv’s e notebooks.
Nas vendas globais de smartphones, há um crescimento moderado no número de aparelhos vendidos, 3%, porém, com o dobro no crescimento do preço destes aparelhos, 6%, totalizando um aumento de 9% na receita final. “Isso pode ser explicado pelo aumento nos valores destes produtos, um ticket médio maior, por conta das pessoas estarem mais ávidas por mais recursos, mais conectividade e mais tecnologia”, avalia Gisela Pougy, diretora da GfK.
Avaliando a cesta de bens duráveis como um todo, nos últimos anos, de 2013 para 2017, Telefonia ganhou 14 pontos percentuais em relação aos demais. “É um salto considerável. Subiu de 29% por cento de participação na cesta para 43%. E é importante destacar que na cesta de Telefonia, smartphones, hoje, representam 95% da categoria,” afirma a executiva.
Ainda na opinião de Gisela, sem dúvida, os smartphones são os campeões na preferência por conta da mobilidade e recursos, mas há boas oportunidades para outros tipos de aparelhos. “Quando avaliamos a cesta de bens duráveis, notamos que os televisores com acesso à internet também tem sido muito procurados pelos consumidores, o que abre espaço para os varejistas adaptarem suas operações. Na verdade, daqui para frente, os produtos conectados ganham cada vez mais importância, entre eles, o carro, a geladeira, enfim, a casa em geral”, conclui Gisela.
Sobre a Gfk
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