Smartphones roubam importância de todos os outros aparelhos no acesso à internet, afirma GfK

A necessidade das pessoas de se manterem conectadas, ao mesmo tempo que precisam de mobilidade vem transformando as compras e preferências dos consumidores que acessam a internet. De 2011 para cá, os smartphones saltaram de 18% para 48% na comparação entre os aparelhos que se conectam à internet. Destes, 72%, quase ¾, estão entre smartphones, tv’s e notebooks.

Nas vendas globais de smartphones, há um crescimento moderado no número de aparelhos vendidos, 3%, porém, com o dobro no crescimento do preço destes aparelhos, 6%, totalizando um aumento de 9% na receita final. “Isso pode ser explicado pelo aumento nos valores destes produtos, um ticket médio maior, por conta das pessoas estarem mais ávidas por mais recursos, mais conectividade e mais tecnologia”, avalia Gisela Pougy, diretora da GfK.

Avaliando a cesta de bens duráveis como um todo, nos últimos anos, de 2013 para 2017, Telefonia ganhou 14 pontos percentuais em relação aos demais. “É um salto considerável. Subiu de 29% por cento de participação na cesta para 43%. E é importante destacar que na cesta de Telefonia, smartphones, hoje, representam 95% da categoria,” afirma a executiva.

Ainda na opinião de Gisela, sem dúvida, os smartphones são os campeões na preferência por conta da mobilidade e recursos, mas há boas oportunidades para outros tipos de aparelhos. “Quando avaliamos a cesta de bens duráveis, notamos que os televisores com acesso à internet também tem sido muito procurados pelos consumidores, o que abre espaço para os varejistas adaptarem suas operações. Na verdade, daqui para frente, os produtos conectados ganham cada vez mais importância, entre eles, o carro, a geladeira, enfim, a casa em geral”, conclui Gisela.

Sobre a Gfk
A GfK é uma corporação global nascida na Alemanha, em 1934. Listada na bolsa de valores de Frankfurt, há mais de 80 anos é fonte confiável de informações relevantes sobre mercados e consumidores, permitindo que seus clientes – varejo e indústria – tomem decisões mais assertivas em seu cotidiano. A GfK  conta com mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado que combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e da interpretação de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem sua vantagem competitiva, enriquecendo suas experiências, bem como as escolhas dos consumidores.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.