Mesmo com a expansão dos conteúdos de streaming e outros produtos online, o consumo de produções de TVs por assinatura segue firme. Porém, mais do que assinantes oficiais, o que se vê hoje em dia é o crescimento de operações piratas, que oferecem acesso irrestrito a conteúdos de operadoras de TV.
Mas a festa pode estar com os dias contados, pois a Irdeto, empresa de segurança para plataformas digitais, está trabalhando com operadoras de TV numa nova tecnologia, chamada Cloaked CA, que fornece uma solução de acesso condicional (CA), sem cartão, que habilita tanto Internet Protocol Television (IPTV), como Digital Video Broadcasting for Cable (DVB-C) e satélite em um único set-to-box para todas as redes. Com a tecnologia, as distribuidoras de conteúdo poderão garantir maior segurança e economia no fornecimento dos seus serviços e no combate à pirataria. A solução já é adotada por empresas internacionais e nacionais como a Bharti Airtel, maior provedor de serviços de telecomunicações da Índia; Foxtel, operadora líder de TV paga da Austrália; e a Tata Sky, principal operadora de TV por assinatura da Índia.
Segurança e economia
A solução da Irdeto elimina as despesas logísticas associadas à distribuição de cartões inteligentes e possíveis substituição, além de diminuir o custo total relacionado à compra. Com isso, elimina o uso do cartão físico, contribuindo também para o meio ambiente. Outra vantagem é a atualização remota, que garante facilidade e rapidez no acesso.
“À medida que as operadoras lançam novas tecnologias, é essencial assegurar a proteção do conteúdo premium fornecido”, afirma Gabriel Ricardo Hahmann, Diretor de Vendas no Brasil e América Latina da Irdeto. “A Irdeto oferece às operadoras uma estratégia de segurança única, de 360 graus, com proteção para conteúdo premium em toda a cadeia de valor do conteúdo. Nossa solução Cloaked CA protege seus serviços contra ameaças como a pirataria e fornece uma solução de segurança renovável e flexível que lhe permite oferecer uma experiência televisiva excepcional aos seus assinantes”.
A tecnologia, que já começa a ser adotada por operadoras de TV por assinatura, foi auditada e verificada de forma independente por especialistas do setor, como a Farncombe Security Audit, da Cartesian. “A Cloaked CA pode proteger todos os tipos de conteúdo e serviços em redes de transmissão e híbridas. Foi projetada para atuar em um ambiente hostil. Isso significa que permanece segura mesmo quando hackers tem visibilidade total sobre o código de execução, evitando a pirataria”, completa Hahmann.
Fonte: Irdeto