O primeiro fim de semana da Oktoberfest Blumenau comprovou que a estratégia de investir em melhorias de segurança foi assertiva. Com auxílio de soluções da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, foram registrados 54 boletins de ocorrências de furto de celular, queda de 68% em comparação com o mesmo período da última edição, ocorrida em 2019.
Segundo informações da Comissão de Segurança do festival, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, equipe de segurança privada e de monitoramento, dez aparelhos foram recuperados e duas pessoas foram presas. Ainda de acordo com a organização, somente no sábado foi computado um público de mais de 64 mil pessoas, e nenhum caso de briga foi registrado.
Para Alexandre Matias, presidente da comissão de segurança, em uma festa que se consome bebida alcoólica e com esse número de pessoas não ter nenhuma situação mais grave é motivo de comemoração. “É dessa forma que vamos continuar conduzindo a comissão de segurança, de forma coletiva, com várias forças, em coletividade da Polícia Civil, da Polícia Militar, Minister, Intelbras, entre outras. São várias mãos que fazem a segurança da festa”, ressalta.
Para a edição desse ano, a Intelbras instalou 180 câmeras no perímetro do Parque Vila Germânica, 20% a mais que na última edição. Esses equipamentos contam com tecnologia de alta performance de imagem e inteligência artificial embarcada que, em conjunto com o software de monitoramento Intelbras Defense IA, fazem o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas.
Segundo Leandro Eustáquio, Gerente do segmento de CFTV IP na Intelbras, esses dois anos entre as edições foram de grande aprimoramento nas tecnologias embarcadas nas soluções. “No passado, as câmeras eram capazes de reconhecer 12 faces por segundo, e agora são 40 faces. A inteligência artificial também melhorou muito, sendo capaz identificar outras características de um indivíduo. Tudo isso facilita a busca em caso de uma ocorrência ou para ajudar uma pessoa que necessita de assistência”, explica.
Como novidade desse ano, os supervisores da Minister, integradora responsável pelos equipamentos de segurança da festa, estão utilizando a câmera operacional portátil da Intelbras, que identifica rapidamente uma situação e consegue registrar o ocorrido — facilitando a tomada de decisão e o esclarecimento de eventos.
Para Philipe H. da Cunha, Gerente de Monitoramento da Minister, a consolidação da parceria traz benefícios para todos. “A Minister entrega a mão de obra e a Intelbras com tecnologia e apoio, fornecendo equipamentos, treinando e instalando os sistemas. O objetivo é fazer a festa mais segura possível e com as soluções e expertise da Intelbras, o trabalho se fortalece e os resultados aparecem”, completa.
“A Intelbras tem o propósito de tornar a tecnologia acessível para melhorar e simplificar a vida das pessoas. O projeto de segurança para a Oktoberfest deste ano, conta com soluções de inteligência artificial com recursos inovadores e de fácil gerenciamento, para que possamos manter o excelente trabalho conjunto feito até aqui e proporcionar uma festa tranquila e segura para todos”, finaliza o gerente da Intelbras.
Além do aparato de monitoramento, a Oktoberfest Blumenau conta com 250 seguranças, 40 brigadistas e cerca de 130 policiais militares que, nos dias de pico, estão presentes para preservar a tranquilidade dos frequentadores do evento. A festa conta também com unidades temporárias da Delegacia de Polícia Civil e da Polícia Militar, além de um Comissariado da Infância e Juventude e um posto do Corpo de Bombeiros. O festival segue até o dia 23 de outubro.
OktoberFest Blumenau
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…