Soluções Enterprise da NVIDIA e TDFX viabilizam a criação de mundos virtuais e experiências no metaverso

Criar mundos e espaços virtuais não é uma tarefa simples, são necessários tecnologia de ponta e conhecimento avançado. É essencial também não só ter o projeto em mente, mas equipamentos com alta capacidade de processamento para que ideias tão complexas como essas saiam do papel. Com o uso das soluções da divisão Enterprise da NVIDIA, os estúdios de produção virtual têm capacidade para desenvolver de forma ágil e consistente os mais diversos projetos nas áreas de efeitos visuais, vídeos, criações de mundos ou personagens em 3D.

Um dos maiores exemplos é o TDFX, estúdio de efeitos visuais (VFX) que integra o ecossistema Transformação Digital (TD), grupo brasileiro que atua na realização de eventos digitais e híbridos. O estúdio dispõe de dez GPUs NVIDIA para trabalhar na criação de experiências virtuais que incluem cenários para eventos online, clipes musicais, propagandas de produtos, experiências em realidade virtual (VR), produção de cenas em realidade aumentada (AR) para TV e criação de avatares virtuais para clientes como Samsung, Cimed, XP Investimentos, Grupo Bandeirantes e Lojas Renner.

Entre os destaques das tecnologias utilizadas pelo estúdio, está o RTX Voice, plug-in que usa as GPUs NVIDIA e os recursos de IA para remover o ruído de fundo que pode atrapalhar transmissões, chats por voz e reuniões por videoconferência, por exemplo. Isso permite que os usuários façam lives ou participem de reuniões sem ter que se preocupar com ruídos indesejados, como digitação no teclado ou outros sons altos do ambiente. O plug-in também diminui o ruído de fundo de jogadores em ambientes barulhentos, facilitando a compreensão do áudio de entrada.

Outra solução que facilitou a rotina de produção do TDFX é o Audio2Face, aplicação que integra a plataforma NVIDIA Omniverse e que simplifica a animação de personagens 3D para que corresponda à faixa de dublagem, seja na animação de games e filmes ou assistentes digitais em tempo real. É possível captar a voz real e aplicá-la em avatares de forma prática, já que a pessoa no qual o avatar se espelha não precisa estar presente durante as gravações.

“Começamos a criar cenários virtuais para eventos on-line, onde os participantes eram transportados para mundos diversos, mas logo o negócio tomou outra proporção. Começamos a produzir clipes musicais, propagandas de produtos, experiências em VR para uma maior imersão e produção de cenas em AR para TV. Recentemente, o foco tem sido a criação de avatares, onde o Audio2Face acelera muito o desenvolvimento”, destaca Teo Tavares, Diretor de Produção Virtual do estúdio TDFX.

As tecnologias da divisão Enterprise da NVIDIA também auxiliam na iluminação, reflexos e transluscência em tempo real, além da TTL, que permite a integração mais realista de pessoas reais com o ambiente 3D, incluindo sombras e reflexos, além de interatividade sem o uso de sensores.

Tudo isso tira proveito da inteligência artificial (IA) presente nas aplicações da NVIDIA, que torna possível alterar a animação gráfica de vozes utilizando apenas gravações de áudio, sem a necessidade de animar manualmente.

A plataforma Omniverse torna possível a integração de diferentes áreas criativas, aumentando a eficiência das equipes e os projetos que resultam disso. É uma grande felicidade para a NVIDIA fazer parte da criação de projetos tão complexos e criativos como os elaborados pela TDFX. Oferecer as ferramentas para que desenvolvedores e artistas possam expressar suas ideias da forma mais completa e prática possível é nosso objetivo. O Brasil é um terreno fértil para projetos de grande impacto cultural”, destaca Márcio Aguiar, Diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.

A parceria do TDFX com a NVIDIA Enterprise facilitou a elaboração de animações baseadas em gravações de áudio e vídeo, resultando em mais velocidade para testar possibilidades e escolher o melhor caminho para os projetos. Como próximos passos, Brayhan ressalta as expectativas para o futuro do estúdio. “Ampliar nossa infraestrutura para XR e expandir nossas possibilidades de simulação com uso da NVIDIAPhysX 5.”


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