Startup cria solução que promete revolucionar o ensino de Ciências no Brasil

Você sabia que aproximadamente 70% das escolas de Ensino Fundamental não possuem laboratório de Ciências da Natureza? Os dados do INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), corroboram o que todo educador já sabe de cor e salteado: a escassez do espaço laboratorial, e das práticas de experimentação e observação nele propiciadas, funcionam como um balde de água fria (ou melhor, gelada) no processo de instigar e manter o interesse dos alunos do 6º ao 9º ano – e isso justamente em uma fase da vida em que a curiosidade e a busca por respostas estão à flor da pele.

“São muitos os entraves para a implantação de laboratórios em instituições do Ensino Fundamental, mas o alto custo dos equipamentos e da montagem de um espaço pedagógico seguro e adequado ocupa o topo da lista”, afirma André Araújo, empreendedor com mais de 20 anos de atuação nos mercados de Automação e Robótica para Educação e Indústria.

Para ajudar a reverter o atual panorama da lacuna de laboratórios no ambiente educacional, a startup brasileira Capiche Education acaba de lançar o software de Realidade Virtual e Inteligência Artificial Capiche VRAI, que permite ao aluno imergir em um ambiente virtual no qual é possível vivenciar a aprendizagem por meio de experimentos e tarefas lúdicas.

O uso do software é simples e amigável. Segundo Araújo, CEO da Capiche, o aluno coloca os óculos de realidade virtual, segura o controle na mão que costuma usar para escrever e entra na sala virtual, onde há um quadro negro com orientações para cada aula. O cenário reproduz a ambientação de uma sala de aula do mundo real, adicionando um toque extra de ‘autenticidade’ à experiência e contribuindo para a aderência dos alunos ao processo de imersão.

Dentro da sala, os óculos 3D funcionam como os olhos do aluno e o controle como a mão virtual. À esquerda da tela do software há um menu com a grade curricular e à direita uma tela de chat para interação da classe durante e após as atividades. Com o controle, o estudante seleciona temas de estudo, interage com objetos e faz experiências como se estivesse em um laboratório de verdade.

Na sala há ainda uma professora virtual – igualmente dotada de Inteligência Artificial e que está preparada para conversar, responder perguntas e incentivar o debate de tópicos e a troca de ideias.


Fonte: Capiche Education

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

1 dia ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago

Döhler entra no mundo gamer e cria ilha no Fortnite

Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…

2 dias ago