Uma semana após superar o número histórico de 2 bilhões de atividades publicadas em sua plataforma, o Strava lançou no Brasil seu relatório anual de dados “Year In Sport” (Ano do Esporte), revelando novos insights em sua comunidade com mais de 36 milhões de atletas, em 195 países. Só no Brasil, já são mais de 4,5 milhões de usuários.
Neste ano, os atletas do Strava fizeram mais de 624 milhões de uploads de atividades em todo o mundo, completando – coletivamente – o equivalente a mais de 10,7 bilhões de quilômetros. Os ciclistas fizeram mais de 8,36 bilhões de quilômetros em 2018 – o suficiente para chegar da Terra a Plutão. Já os corredores percorreram 1,5 bilhão de quilômetros no total, com uma distância média de 8,2 quilômetros por corrida.
No Brasil, os atletas do Strava fizeram upload de mais de 5,4 milhões de atividades de bicicleta (aumento de 70,3% em relação ao ano passado) e 1,4 milhão de corridas (aumento de 94,6%). Outro destaque local, é que a comunidade Strava por aqui é altamente engajada. Os brasileiros têm 2,3 vezes mais seguidores que a média global e recebem quase 3 vezes mais kudos(as curtidas do Strava) do que a média global.
“Temos uma ferramenta que tem tudo a ver com o povo brasileiro, que gosta de ver e ser visto. O engajamento local mostra o quanto isso é relevante por aqui. E o crescimento das atividades também reforça o vértice social do Strava, que impulsiona a prática esportiva em conjunto”, afirma Guilherme Guimarães, country manager do Strava no Brasil.
Além disso, observando o conjunto de dados de 2018 do Strava, é possível apontar algumas tendências entre as metas estabelecidas, interações sociais e desempenho dos atletas. Os destaques globais incluem:
- A definição de metas leva a resultados positivos: o corredores, ciclistas e nadadores que estabeleceram metas no Strava fizeram 15% a mais de upload de atividades seis meses depois de estabelecer metas em relação aos atletas que não fizeram.
- Socializar durante o exercício pode fazer de você um atleta melhor: os atletas que se juntaram a um clube no Strava inseriram, em média, três vezes mais atividades do que os atletas que não estavam ligados a um clube. Além disso, quando os atletas se exercitaram em grupos, essas atividades duraram, em geral, 10% mais e a distância percorrida foi 21% maior do que entre as pessoas que se exercitavam sozinhas.
- Praticantes de modalidades variadas tendem a ter um número crescente de atividades realizadas: os atletas que fizeram upload de atividades em vários tipos de esporte tiveram, em média, o dobro do total de envios de dados ao longo do ano do que aqueles que aderiram a uma única modalidade.
Sobre o Strava
O Strava é a rede social para atletas. Considerado a principal plataforma de tecnologia para fitness, os apps para dispositivos móveis e o website do Strava conectam milhões de pessoas que praticam esportes todos os dias. Todos os atletas têm um lugar no Strava, não importa onde vivam, que esporte amem ou que tipo de dispositivo usem.
Números
- Mais de 36 milhões atletas Strava carregam atividades em 195 países – no Brasil são 4,5 milhões de usuários.
- 25 atividades carregadas a cada segundo, 15,3 milhões a cada semana
- Mais de 300 celulares e dispositivos GPS compatíveis
- Mais de 165 funcionários, a maioria em São Francisco
- Mais de 1.100 atletas profissionais estão no Strava
- 1 milhão atletas se unem ao Strava a cada 30 dias
- 2,3 bilhões de kudos dados entre os atletas no ano passado
- Mais de 4 milhões de fotos compartilhadas no Strava por semana
- R$ 15,90 por mês ou R$ 119,90 por ano para tirar o máximo proveito do seu esporte com os 3 Pacotes Summit
- Mais de 130 cidades em que as viagens cotidianas ao trabalho ficaram mais fáceis graças ao Strava Metro
Fonte: Strava no Brasil
* O relatório Year In Sports 2018 contém dados de 01/10/2017 a 30/09/2018.