Tecnologia como aliada no combate à criminalidade será destaque no 4º Simpósio Internacional de Segurança Pública

A criminalidade gera comoção entre os brasileiros. Mais até que questões envolvendo saúde, educação, política entre outros. Uma pesquisa internacional publicada em junho deste ano revelou que o Brasil possui um alto grau de medo de violência, com quase 83% da população afirmando temer ser vítima de um crime violento. Os dados são do Global Peace Index (Índice de Paz Global), divulgado todos os anos pelo Instituto para Economia e Paz, e que revela ainda que o Brasil ocupa o 128º lugar no ranking da paz, envolvendo 163 países.

A tecnologia é uma das principais estratégias de inteligência para melhorar em todos os espectros a Segurança Pública. Rastreamento facial, biometria, sistemas de cidades inteligentes, videomonitoramento são alguns dos exemplos de ferramentas tecnológicas que já estão sendo usadas no país.

A empresa Cellebrite desenvolveu a tecnologia ‘Pathfinder’, que é um painel de investigação digital que centraliza as diversas evidências digitais (computadores, celulares, nuvem, gravador digital de vídeo dvr e etc) do caso, permitindo a colaboração fácil, via browser, entre os investigadores e o uso de ferramentas avançadas de inteligência artificial. Instrumento esse que apoia e acelera a investigação com automatização de análise de vínculos, categorização de imagens, vídeos, áudios e conversas. Esse tipo de tecnologia retira o trabalho braçal de analisar foto por foto, vídeo por vídeo e conversa por conversa, permitindo que o investigador se concentre nas informações relevantes, acelerando a investigação.

A Techbiz também investe em tecnologia voltada para segurança pública. A empresa desenvolveu a Harpia, primeira estação de trabalho forense brasileira, logo em seguida modificada para atender as forças de Inteligência, configurada como a primeira estação de inteligência do país. “As principais tecnologias do mundo estão em pleno funcionamento no Brasil, graças à importância dada ao processo de customização e adequação ao uso dentro de nossas fronteiras”, completa Giovani Thibau, CEO da Techbiz.

A Motorola Solutions lançou recentemente o MXP600, a nova geração do dispositivo TETRA, que traz mais versatilidade aos profissionais da linha de frente, com um rádio leve e que permite a colaboração com outras soluções. Com ele, ao invés de manusear vários dispositivos ao mesmo tempo, os agentes podem ativar as ações emergenciais naquele que intuitivamente for mais fácil no momento, seja por mensagem, voz ou outra aplicação.

Para debater as inovações tecnológicas na área de segurança pública, a Associação Brasileira de Delegados da Polícia Federal (ADPF) organiza a quarta edição do Simpósio Internacional de Segurança Pública. O evento ocorre entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, reunindo diversas autoridades e representantes da área de segurança pública no país, junto a empresas de tecnologia, para discutir as novas tecnologias no combate à criminalidade.

Uma das companhias que integram o Simpósio é a Motorola. Neste ano, a empresa promete transformar o conceito de interoperabilidade em realidade para aumentar a segurança das pessoas e dos profissionais da linha de frente. “Teremos palestra, demonstrações de produtos e de sistemas completos, além do lançamento de um dispositivo unificado projetado especificamente para agilizar as operações da segurança pública”, adianta Edilson Ambrosio, Diretor de Vendas para Defesa e Governo Federal da Motorola Solutions.

Eduardo Negreiros, Diretor da Cellebrite da América Latina, acredita que a tecnologia promove a transformação digital da Segurança Pública. “Quando a transformação acontece, todos os indicadores são melhorados e esse é o momento que estamos prestes a viver”, aponta o executivo – a empresa também integra o evento. “A Cellebrite escolheu o 4º Simpósio Internacional de Segurança Pública para realizar o lançamento no Brasil do Premium Enterprise. Tecnologia que revolucionará o acesso a evidências digitais”.

Serviço

4º Simpósio Internacional de Segurança Pública
Data: 30 de agosto a 2 de setembro
Mais informações: simposioseguranca.com.br


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.