A criminalidade gera comoção entre os brasileiros. Mais até que questões envolvendo saúde, educação, política entre outros. Uma pesquisa internacional publicada em junho deste ano revelou que o Brasil possui um alto grau de medo de violência, com quase 83% da população afirmando temer ser vítima de um crime violento. Os dados são do Global Peace Index (Índice de Paz Global), divulgado todos os anos pelo Instituto para Economia e Paz, e que revela ainda que o Brasil ocupa o 128º lugar no ranking da paz, envolvendo 163 países.
A tecnologia é uma das principais estratégias de inteligência para melhorar em todos os espectros a Segurança Pública. Rastreamento facial, biometria, sistemas de cidades inteligentes, videomonitoramento são alguns dos exemplos de ferramentas tecnológicas que já estão sendo usadas no país.
A empresa Cellebrite desenvolveu a tecnologia ‘Pathfinder’, que é um painel de investigação digital que centraliza as diversas evidências digitais (computadores, celulares, nuvem, gravador digital de vídeo dvr e etc) do caso, permitindo a colaboração fácil, via browser, entre os investigadores e o uso de ferramentas avançadas de inteligência artificial. Instrumento esse que apoia e acelera a investigação com automatização de análise de vínculos, categorização de imagens, vídeos, áudios e conversas. Esse tipo de tecnologia retira o trabalho braçal de analisar foto por foto, vídeo por vídeo e conversa por conversa, permitindo que o investigador se concentre nas informações relevantes, acelerando a investigação.
A Techbiz também investe em tecnologia voltada para segurança pública. A empresa desenvolveu a Harpia, primeira estação de trabalho forense brasileira, logo em seguida modificada para atender as forças de Inteligência, configurada como a primeira estação de inteligência do país. “As principais tecnologias do mundo estão em pleno funcionamento no Brasil, graças à importância dada ao processo de customização e adequação ao uso dentro de nossas fronteiras”, completa Giovani Thibau, CEO da Techbiz.
Para debater as inovações tecnológicas na área de segurança pública, a Associação Brasileira de Delegados da Polícia Federal (ADPF) organiza a quarta edição do Simpósio Internacional de Segurança Pública. O evento ocorre entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, reunindo diversas autoridades e representantes da área de segurança pública no país, junto a empresas de tecnologia, para discutir as novas tecnologias no combate à criminalidade.
Uma das companhias que integram o Simpósio é a Motorola. Neste ano, a empresa promete transformar o conceito de interoperabilidade em realidade para aumentar a segurança das pessoas e dos profissionais da linha de frente. “Teremos palestra, demonstrações de produtos e de sistemas completos, além do lançamento de um dispositivo unificado projetado especificamente para agilizar as operações da segurança pública”, adianta Edilson Ambrosio, Diretor de Vendas para Defesa e Governo Federal da Motorola Solutions.
Eduardo Negreiros, Diretor da Cellebrite da América Latina, acredita que a tecnologia promove a transformação digital da Segurança Pública. “Quando a transformação acontece, todos os indicadores são melhorados e esse é o momento que estamos prestes a viver”, aponta o executivo – a empresa também integra o evento. “A Cellebrite escolheu o 4º Simpósio Internacional de Segurança Pública para realizar o lançamento no Brasil do Premium Enterprise. Tecnologia que revolucionará o acesso a evidências digitais”.
4º Simpósio Internacional de Segurança Pública
Data: 30 de agosto a 2 de setembro
Mais informações: simposioseguranca.com.br
A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…