Tecnologia da Informação: Escassez de talentos X Demanda crescente do mercado

A área de tecnologia da informação está se tornando uma das mais promissoras desde 2020. Apesar de ser um dos mercados que mais crescem, ele sofre com a falta de profissionais capacitados e, consequentemente, pela corrida das empresas atrás desses talentos. Dados do relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), divulgado em 2021, apontam que o Brasil forma 53 mil pessoas por ano dentro da área e que a demanda anual, entretanto, é de 159 mil profissionais. Em cinco anos, estima-se que o país vá precisar de 500 mil desses profissionais.

“O mercado de TI está mais aquecido do que nunca. A pandemia trouxe uma necessidade muito grande de as empresas investirem em tecnologia por conta do trabalho remoto e das novas demandas de consumo e formas de se relacionar com o mundo. E esse é um caminho sem volta”, ressalta José Barbosa Sobrinho Neto, gerente de TIC na MV. Para ele, hoje não há nenhuma barreira para quem quer entrar na área. “Há tantas oportunidades e caminhos, que é preciso apenas gostar de estudar e se atualizar sempre. Há diversos cursos tecnólogos, outros de curta duração e faculdades cada vez mais preparadas para formar jovens capacitados para o mercado de trabalho. Mas encontrar bons profissionais ainda é um grande desafio”.

Por isso algumas empresas estão investindo em programas para qualificar os profissionais. A MV, multinacional especializada na Transformação Digital no setor de Saúde, é uma das empresas que sentiu a escassez de profissionais e uniu a necessidade com ações de responsabilidade social. Um exemplo é o lançamento do Programa CUBO focado na capacitação de desenvolvedores, que neste ano, ganhou uma nova versão exclusiva para a capacitação do público feminino, que ainda é significativamente menor do que o masculino no mercado de TI. Além da formação, as novas profissionais têm a oportunidade de estar dentro MV exercendo o que aprenderam. Até o momento, a MV já contratou 66 profissionais, 09 estagiários e 44 colaboradores para fazer parte do time de desenvolvedores.

É uma oportunidade incrível não só para achar novos talentos, mas para ajudar a transformar a realidade do setor no Brasil. Sabemos que os homens ainda são a grande maioria, mas também é visível o crescimento do interesse feminino na área”, destaca Andrey Abreu, diretor corporativo de tecnologia da MV. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% nos últimos cincos anos, o que reforça as oportunidades que elas podem encontrar no setor.

Outra iniciativa da companhia é a parceria com a ONG Generation Brasil para recrutamento de novos talentos em tecnologia para atuar em oportunidades profissionais oferecidas pela MV. A Generation é um programa global, fundado pela consultoria americana McKinsey & Company, com atuação em 16 países no mundo, incluindo o Brasil, e promove a formação qualificada de jovens em situação de vulnerabilidade social, que estão desempregados ou que desejam migrar para a carreira profissional de tecnologia. O projeto atende pessoas de 18 a 30 anos de idade.

Já o Programa Jovem Técnico é direcionado para jovens de 18 a 25 anos, que concluíram o ensino médio ou estão cursando ensino superior na área de tecnologia e que desejam construir uma carreira na área. O Programa Jovem Técnico promove a capacitação profissional para os candidatos atuarem no cargo de Desenvolvedor 1, na área de Sistemas da MV, e o treinamento tem duração de 3 meses.

O Programa Jovem Consultor, por sua vez, tem o objetivo de oferecer a oportunidade para jovens de 18 a 27 anos, recém-formados ou cursando último ano da graduação, que desejam adquirir conhecimento no segmento de saúde associado à regra de negócio. Na iniciativa, eles são capacitados com conhecimento integrado com as soluções tecnológicas que são desenvolvidas pela MV e por meio de mentoria de especialistas experientes da companhia. A proposta é aproveitar ao máximo o potencial destes profissionais que estão iniciando a carreira, desenvolvendo pessoas e transformando-as em consultores de implementação com excelência e alta performance.


Harman. Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.