Categorias: Tech News

Tecnologia e linguística transformam cartas da talentosa Maria Anna Mozart em uma composição inédita

Poucos sabem, mas, o músico e compositor Mozart não era o único talento de sua família. Maria Anna, sua irmã cinco anos mais velha, também era uma musicista admirável. Mas os costumes e padrões do século 18 a impediram de brilhar. Neste Dia Internacional da Mulher, a LG conta a história brilhante de Maria Anna Mozart por meio de uma composição inédita.

Frases registradas em 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Wolfgang Amadeus Mozart e 90 páginas de diário preservados no tempo viraram notas musicais. E pelas mãos da pianista Heloisa Fernandes se transformam agora numa melodia exclusiva, que expressa os sentimentos e a personalidade da artista que teve seu talento mascarado na história. Com o lançamento previsto para o dia 8 de março, essa iniciativa só foi possível graças a união da tecnologia, do estudo da linguagem humana e de uma pianista talentosa. Uma ideia inédita da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.

A LG, junto com a Almap, descobriu que, embora as composições de Maria Anna tivessem sido perdidas com o tempo, as cartas trocadas com seu irmão Mozart, bem como o diário, ainda existem. O acesso ao material foi o ponto de partida para a criação, com base nas correspondências, da primeira música da artista conhecida pelo público. Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais que, por sua vez, foram arranjadas por Heloisa Fernandes.

A música intitulada de “Das Königreich Rücken” – um reino imaginário entre Maria Anna e Mozart, encontrado nas cartas – embala o filme da campanha, assinado pelas produtoras Belgrado e Supersônica. O vídeo possui veiculação no Facebook, Instagram e YouTube.

Em sua época, mulheres musicistas não eram aceitas. Para fazerem parte da sociedade elas não tinham outra escolha, a não ser cuidar da casa. Com essa campanha, criamos uma maneira de homenagear alguém que, como milhares de outras, precisou renunciar seu dom, seu talento, pelo simples fato de ser mulher. Agora vamos devolver ao menos este reconhecimento para ela. E nada mais genuíno do que uma empresa que entende o poder do som e da música para abraçar o Projeto Ms. Mozart“, comenta Beatriz Scheuer, diretora de planejamento da AlmapBBDO.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Escola DNC oferece 15 cursos gratuitos para quem busca transição de carreira

Um levantamento feito no início deste ano do LinkedIn mostrou que 60% dos profissionais brasileiros…

23 horas ago

Positivo aprimora experiência de usuários de tablets infantis com os novos modelos da linha Vision personalizados com Moana, Stitch e Mundo Bita

A Positivo, marca de computadores, smartphones e tablets da Positivo Tecnologia, acaba de lançar quatro…

1 dia ago

[Artigo] Os resultados do Ideb revelam como a tecnologia e a personalização podem ajudar a transformar realidades

Por Regina Silva A educação é, sem dúvida, o pilar fundamental para o desenvolvimento de…

1 dia ago

Brasil Game Show 2024 anuncia participação inédita da diretora criativa Ikumi Nakamura, fundadora do estúdio UNSEEN

A desenvolvedora de jogos e diretora criativa Ikumi Nakamura, que recentemente fundou o estúdio UNSEEN,…

1 dia ago

LG lança Monitor Gamer UltraGear OLED Curvo com tecnologia de ponta para jogadores de alto desempenho

Desenvolvido especialmente para os players e criadores de conteúdo que desejam alta performance e qualidade,…

1 dia ago

Ingram Micro Brasil passa a distribuir as soluções de segurança eletrônica, controle de acesso e biometria da Control iD

A Ingram Micro Brasil é a nova distribuidora da Control iD no mercado nacional. Com…

2 dias ago