Tecnologia e linguística transformam cartas da talentosa Maria Anna Mozart em uma composição inédita

Poucos sabem, mas, o músico e compositor Mozart não era o único talento de sua família. Maria Anna, sua irmã cinco anos mais velha, também era uma musicista admirável. Mas os costumes e padrões do século 18 a impediram de brilhar. Neste Dia Internacional da Mulher, a LG conta a história brilhante de Maria Anna Mozart por meio de uma composição inédita.

Frases registradas em 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Wolfgang Amadeus Mozart e 90 páginas de diário preservados no tempo viraram notas musicais. E pelas mãos da pianista Heloisa Fernandes se transformam agora numa melodia exclusiva, que expressa os sentimentos e a personalidade da artista que teve seu talento mascarado na história. Com o lançamento previsto para o dia 8 de março, essa iniciativa só foi possível graças a união da tecnologia, do estudo da linguagem humana e de uma pianista talentosa. Uma ideia inédita da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.

A LG, junto com a Almap, descobriu que, embora as composições de Maria Anna tivessem sido perdidas com o tempo, as cartas trocadas com seu irmão Mozart, bem como o diário, ainda existem. O acesso ao material foi o ponto de partida para a criação, com base nas correspondências, da primeira música da artista conhecida pelo público. Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais que, por sua vez, foram arranjadas por Heloisa Fernandes.

A música intitulada de “Das Königreich Rücken” – um reino imaginário entre Maria Anna e Mozart, encontrado nas cartas – embala o filme da campanha, assinado pelas produtoras Belgrado e Supersônica. O vídeo possui veiculação no Facebook, Instagram e YouTube.

Em sua época, mulheres musicistas não eram aceitas. Para fazerem parte da sociedade elas não tinham outra escolha, a não ser cuidar da casa. Com essa campanha, criamos uma maneira de homenagear alguém que, como milhares de outras, precisou renunciar seu dom, seu talento, pelo simples fato de ser mulher. Agora vamos devolver ao menos este reconhecimento para ela. E nada mais genuíno do que uma empresa que entende o poder do som e da música para abraçar o Projeto Ms. Mozart“, comenta Beatriz Scheuer, diretora de planejamento da AlmapBBDO.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

TecToy anuncia pré-venda e preço do Zeenix Lite, seu primeiro PC portátil

A espera pelos detalhes de lançamento do primeiro PC portátil da TecToy acabou! A Zeenix,…

7 horas ago

Black Friday Samsung oferece ecossistema inteligente com benefícios de AI no dia a dia

A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…

8 horas ago

Roku chega a CCXP 2024 pelo terceiro ano consecutivo

O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…

10 horas ago

CCXP24: Warner Bros. Pictures anuncia exibição exclusiva de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a Spoiler Night

Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…

11 horas ago

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

13 horas ago