Não é brinquedo não! Recentemente tive a oportunidade de participar de dois eventos relacionados à tecnologia que contou com a participação, dentre outras empresas, da TecToy, o que para os mais desavisados pode soar estranho, afinal de contas, muitos ainda estão acostumados com a lembrança da fabricante de games e brinquedos, isso sem contar àqueles que acham que a marca nem existe mais. Pois é, a empresa existe, acaba de completar 35 anos no mercado e está com tudo, mas não só no mercado de brinquedos e games, mas focando em novos e ambiciosos horizontes, disposta a mostrar que apesar do nome, é uma empresa de tecnologia de gente grande.
Pra se ter uma ideia, o primeiro evento foi a 7ª edição do Latam Retail Show, mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, no Expo Center Norte. Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy, foi um dos participantes do painel “Produtividade e Qualificação Profissional: motores para o conhecimento econômico do Brasil”, que contou também com a presença de nomes como Rodrigo Maia, CEO Gonow1; Paula Moraes, apresentadora da BMC News e Roberto Dantas, economista e professor da Insper, especialista no mercado da China.
Além disso, a empresa estava com um espaço no estande da Nodus, onde equipamentos da TecToy Automação estavam expostos, já demonstrando uma das áreas onde a marca tem investido com força. Foi lá que tive a oportunidade de bater um papo com o Valdeni, que me falou um pouco sobre a revitalização da marca TecToy, como está sendo esta entrada da empresa em mercados como automação e varejo, produtos, como a linha de smartphones e é claro, sobre o posicionamento da empresa no mercado gamer.
Além do Click Tech: A TectToy fez história e até hoje é lembrada como uma empresa de videogames e eletrônicos de entretenimento, como o famoso Pense Bem, dentre outros, mas agora está entrando com tudo em outros segmentos, como na área de automação e varejo. Você poderia nos falar um pouco sobre essa estratégia?
Valdeni Rodrigues: Acho que o grande ponto é a sustentabilidade da empresa, que é minha primeira missão, digamos assim, como CEO da empresa. E aí, o que a gente tem, como você falou: videogame, Pense Bem e esses outros equipamentos, e o que todos eles têm em comum? Todos são eletrônicos. A fábrica, minha planta fabril, eu posso te falar que está preparada para produzir praticamente todo e qualquer produto eletrônico, então hoje, quando a gente tem não apenas videogames, mas linha de informática, caixas de som e todos os outros equipamentos que produzimos, todos eles são, afinal, eletrônicos; e a linha de automação comercial é também eletrônico, só que um pouquinho maior, um pouco mais complexo, mas nada que não seja uma placa ou algumas placas de circuito e aí podemos ter software, alguma interação e uma uma camada de disponibilização, de apresentação, como é um computador, né?
Recentemente, também movimentada por essa iniciativa, a gente teve a incorporação com a Transire Eletrônicos, com quem a gente já tinha algumas parcerias de fabricação, mais para o B2B de Manaus, mas que a gente sentiu que era um momento em que a incorporação e a união das duas empresas traria um benefício para ambas. Então, hoje, a TecToy passa a ser a maior empresa fabricante PoS e dispositivos de pagamento para o mercado, e é por isso que a gente está aqui na Latam Retail Show. Então eu tenho como ajudar o varejo, eu já forneço indiretamente para o varejo, através dos adquirentes Cielo, PagSeguro, SumUp, GetNet, eu já ofereço minhas máquinas, eles já usam, então eles já conhecem a nossa tecnologia, e agora eu levo automação comercial e aquele que tiver um varejo também pode ter um relacionamento na outra, vertical mais tradicional de eletrônicos. Então a gente tem hoje o Magalu, sendo cliente nosso, tanto para os eletrônicos, quanto para meios de pagamento, e já estamos desenvolvendo alguns projetos, já discutimos alguma coisa de automação comercial. Você vê aí então que a gente une o útil ao agradável e é por isso que a gente, talvez, mesmo que inconsciente, a gente criou esse link entre todas as verticais de negócios.
Além do Click Tech: E como tem sido a a recepção por parte dessas empresas, a uma empresa que até então se comunicava muito com o público final como consumidor de eletrônicos e agora estão focando no público B2B. Não estão estranhando a TecToy batendo na porta querendo vender serviço de automação?
Valdeni Rodrigues: A gente até faz uma piada que alguns falaram ‘os caras estão vendendo é brinquedo pra você’, é o desespero da concorrência, mas a gente pode usa como brincadeira, ganha dinheiro e se diverte, afinal, o que acaba acontecendo, as empresas olham a qualidade dos produtos. A TecToy sempre teve uma tradição de produtos de qualidade, incluindo um pós-venda e uma assistência técnica muito boa também, e gente já vinha nessa crescente com automação e quando nos juntamos com a Transire eles olharam pra gente, começaram a olhar mais sério, e falaram ‘Opa, esse pessoal não tá brincando!’. Agora a gente ganhou uma musculatura empresarial mais séria, sem deixar de lado aquele lado mais divertido, aquele lado mais entretenimento, e colocando pro mercado: ‘olha, somos uma grande indústria de eletroeletrônicos 100% nacional, já que ambas, tanto a Tectoy quanto a Transire, nasceram e são 100% nacional.
Além do Click Tech: Aproveitando a deixa, já que você falou sobre a TecToy ser 100% nacional; todos os produtos da TecToy são fabricados no Brasil?
Valdeni Rodrigues: Nessa fase que a gente está retomando, muitos produtos ainda não estão sendo fabricados, mas todos eles são certificados aqui no Brasil. Então eu não trago se ele não tiver aprovação da Anatel, se ele não tiver aprovação de qualquer órgão regulador que seja necessário. Então todos eles são certificados, mesmo quando ele sai da China, se ele não passa pela minha área de engenharia e certificação, eu não trago. Isso porque eu ainda estou retomando, estou voltando e ao mesmo tempo a gente testa um pouco o mercado. Aqueles produtos que tem uma aceitação e aumenta a demanda e justifica eu montar uma linha de produção, aí a gente está dentro, a gente começa a produzir imediatamente. Porque quando eu faço a certificação e quando eu estou olhando esse produto para trazer pro Brasil, eu já tenho meu time trabalhando e como que seria fazer a linha de fabricação, assim todo mundo fica pronto e se o produto decolar, eu começo a fabricar no Brasil; rapidamente eu já monto a linha e aí ele fica realmente 100% nacional.
Além do Click Tech: Agora falando sobre a linha de smartphones da Tectoy, como tem sido a recepção do mercado? Há planos para aumentar a linha?
Valdeni Rodrigues: Em nossa linha de smartphones nós trouxemos uma abordagem diferente para o mercado, que deu muito certo. Enquanto todo mundo estava tirando o carregador, nós trouxemos um produto com carregador, com capa de proteção, com película de proteção e ainda um fone de ouvido Bluetooth. A aceitação foi muito boa, tanto que hoje eu não tenho mais nada em estoque, só tenho estoque pra assistência técnica de apoio, mas nós estamos em negociações com um novo parceiro para o desenvolvimento de uma linha nova, já olhando para o 5G, identificando o que o consumidor quer, realizando pesquisas, analisando as reclamações, os elogios, pra que possamos dar uma continuidade de maneira correta e até mais assertiva.
Além do Click Tech: Pra finalizar; eu cresci jogando TecToy, afinal de contas a TecToy é uma marca que tem muito a ver com o gamer. Hoje a gente tem visto o segmento gamer em expansão, já vinha em crescimento e com a pandemia este crescimento acelerou muito mais, foi um verdadeiro ‘boom’. A gente vê que a TecToy sempre continuou marcando sua presença neste mercado gamer, ainda que de forma um pouco mais tímida por algum tempo, com lançamentos como Atari Flashback, Master System Evolution e outros. Só que agora o mercado tem buscado um outro tipo de produto gamer, com periféricos, acessórios produtos personalizados. Eu sei que você tem se movimentado para acompanhar este movimento, então gostaria que você falasse um pouco das estratégias da empresa para o mercado gamer no geral.
Valdeni Rodrigues: A gente trouxe o Legends core, o que acabou até gerando uma certa confusão, mas este lançamento já é um primeiro ensaio do que a gente fala do retrogame remoto. Então o Legends é uma plataforma que já vem com cem jogos, mas ele se conecta a Arcade Net, onde você pode jogar online, é o que muita gente não sabe. Você pode fazer uma assinatura e baixar novos jogos, e a Arcade tem feito novas parcerias, então o portfólio de jogos vai crescer cada vez mais, e ao mesmo tempo é uma plataforma flexível. Quem adquire seus jogos, sejam eles retrôs ou de qualquer distribuidora de jogos, pode conectar no USB, adquirindo isso legalmente, logicamente, e pode conectar no Legends que vai rodar. A gente chegou no final a quase 10.000 games que dá para você jogar com Legends, então não vai faltar jogo.
E ao mesmo tempo a gente tem essa questão do cloud, que está chegando muito forte junto com o 5G, que promete reduzir a latência dos jogos online. Então a gente tá olhando pra isso, nós estávamos acelerados, demos uma diminuída na velocidade pra gente entender para onde o mercado vai de fato, porque senão eu vou soltar um console, sendo que você só vai precisar de um vídeo e uma conexão de internet. Daí eu dou de gestor chato, que tem que fazer o business plan correto para eu manter essa empresa sustentável por mais 35 anos, que é o que ela acabou de completar agora dia 18 de setembro.
Além do Click Tech: Agora é mais uma curiosidade mesmo. Vocês tem a licença da marca Atari, certo? Existe uma previsão, uma possibilidade de vocês relançarem o Atari, não o Flashback, o original mesmo, com suporte a cartucho e tudo mais?
Valdeni Rodrigues: Sim, a ideia até existe, mas nós esbarramos em alguns problemas, como a disponibilidade de componentes. Nós estamos fazendo um esforço para soltar até o final do ano as últimas dez mil peças de Master System no mercado, porque eu já não consigo todos os componentes. Daí você pergunta – ‘vai morrer o Master System’, eu respondo –‘não sei’. Nós vamos buscar fazer um estoque máximo do que a gente conseguir, mas inicialmente o que conseguimos são essas dez mil unidades, e nós vamos fazer isso. Provavelmente vamos fazer até uma edição de colecionador, uma caixinha numerada etc.
E sobra o Atari a gente também vai avaliar, mas, um outro problema, os moldes, já não existem mais, então nós teríamos que fazer esses moldes de uma maneira bem legal e ao mesmo tempo, talvez atualizar um pouco o projeto, porque no final eu tenho que conseguir as peças completas pra fazer, porque senão eu vou estar fazendo um falso Atari e aí não vale a pena e eu vou acabar recebendo mais pancada do que elogio.
Na mesma semana conheci o estande da Tectoy na Equipotel, evento que é referência no setor hoteleiro e onde a empresa expos algumas de suas soluções tecnológicas para o mercado de hospitalidade no Brasil.
Fica claro que a Tectoy vive um novo e promissor capítulo de sua história. Os investimentos e aquisições já somam cerca de R$ 200 milhões para alavancar este novo capítulo, com um novo portfolio de produtos nos segmentos de telefonia, gamer, áudio e hub house (linha de IoT), a TecToy avança em três frentes principais e inovadoras: ampliação do seu portfólio de eletroeletrônicos, um projeto audacioso em desenvolvimento para o mercado de games e a entrada no mercado de automação comercial com produtos baseados em Inteligência Artificial e IoT para atender o Comércio 4.0. Nesta última, a empresa conta com a parceria da SUNMI, empresa chinesa líder no segmento.
Com o objetivo de criar ainda mais proximidade com seus consumidores, a marca aposta na oferta de serviços aos clientes, além de estimular a experimentação de seus novos produtos. Para isso, tem inaugurado lojas que também funcionam como showrooms em várias cidades do país. Até o momento, já são mais de 12 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Brasília. Nos próximos meses, serão abertas novas lojas em outros estados.
“Queremos manter uma conexão com nossos clientes, que ultrapassa o momento da compra. Em nossas lojas é possível encontrar desde assistência técnica e manutenção dos produtos até serviços agregados, oferecidos por meio dos parceiros da marca”, explica Valdeni Rodrigues.
Fundada em 1987, a TecToy iniciou no Brasil uma nova era na fabricação de videogames e de brinquedos de alta tecnologia. Em pouco tempo ganhou o público e o mercado com a venda de milhões de jogos e videogames, sendo associada diretamente à tecnologia e entretenimento, e reconhecida principalmente pelos seus videogames e produtos como o Pense Bem e Mega Drive.
“Nossa missão é desenvolver produtos inovadores e com qualidade para atender e superar as expectativas de nossos consumidores, com a certeza de estarmos respeitando o uso consciente dos recursos tecnológicos e naturais. Acreditamos muito em nosso crescimento e temos como objetivo ser a maior indústria nacional de eletroeletrônicos nos próximos anos”, conclui Valdeni Rodrigues.
Atualmente, a TecToy está posicionada como uma empresa de tecnologia que oferece, além de produtos com a licença Sega e ATARI, produtos voltados para o mercado de eletrônicos, telefonia celular, automação comercial e terminais de pagamento (POS).
Sem deixar de lado sua história, lançou no início deste a Linha Pense Bem, que relembra um de seus produtos premiados e mais queridos no Brasil, mas agora a marca foi reimaginada para incluir itens de informática e de Casa Inteligente Conectada, ampliando o portfólio de produtos de maior valor agregado da empresa. O objetivo é atender às novas necessidades dos consumidores com a qualidade de um fabricante nacional.
“Nosso portfólio sempre teve um viés forte de diversão, com jogos e videogames. Agora ele vem sendo ampliado com as tecnologias mais inovadoras aplicadas em produtos usuais em todos os ambientes e com diferentes objetivos, seja profissional ou pessoal e familiar. A tecnologia e a diversão são nossa abordagem para 2022”, afirma Valdeni.
Já no mercado de gamers, além de investir no lançamento de acessórios e periféricos como joysticks, headsets, teclados e mouses, a TecToy incluiu recentemente em seu portfólio um novo console de jogos retrô, o Legends Core. Desenvolvido em parceria com a ATGames, a novidade possui saída HDMI, se conecta e reproduz conteúdo em qualquer TV para jogos retrô na tela grande, conta com 100 jogos de arcade e console licenciados integrados no kit e a possibilidade de streaming de jogos.
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