Testei o Aspirador de Pó Robô da Midea

A pandemia de coronavírus impactou o mundo de diversas formas, sendo que uma de suas consequências foi acelerar tendências tecnológicas, desde o trabalho remoto, adotado por diversas empresas, ao uso de serviços de videoconferências para realizar os mais diversos tipos de reuniões, desde profissionais a festas.

À medida que as pessoas se viram passando muito mais tempo em casa, começaram a procurar formas de otimizar certos afazeres domésticos, de forma que determinados produtos começaram a se destacar nesta busca. O Aspirador Robô se encaixa nesta situação, com a procura pelo equipamento aumentando tanto que modelos mais em conta chegaram a faltar em determinado momento de 2020, o que também acabou resultou em preços altos, que depois de um tempo voltou a se normalizar.

Eu mesmo resolvi me render a novidade e acabei adquirindo um modelo simples da Multilaser, do qual falo num review completo, onde conto toda a minha experiência com ele.

Recentemente tipo a oportunidade de testar um modelo de Aspirador Robô da Midea, que ainda que não seja uma das mais avançadas do mercado, também não é tão simples, podendo ser classificado como um modelo de segmento intermediário, oferecendo bons recursos, mas ainda ocupando uma faixa de preço abaixo dos R$ 1.000,00.

Confira abaixo minha experiência completa com o Aspirador Robô Midea Smart MOP, modelo VRB81B.

O Aspirador Robô da Midea tem um excelente acabamento, ainda que em plástico, possui uma construção sólida e que passa muita confiança em sua resistência contra impactos e arranhões. O curioso é que o branco, uma cor geralmente considerada como fácil de sujar, acaba sendo uma boa escolha neste caso, já que a cor, aliada à textura áspera adotada no corpo do aparelho, acabam impedindo que possíveis riscos e arranhões que possam ocorrer por conta da limpeza de móveis baixos se tornem evidentes, diferente do que acontece em produtos com acabamentos lisos e com cores mais escuras.
O Midea VRB81B possui a parte superior quase toda branca, se destacando apenas duas linhas vermelhas próximas ao botão Iniciar/Pausar, sendo a marca da dobradiça da tampa de acesso ao recipiente coletor de pó e aos filtros. Sobre a tampa, disposto de forma discreta, está o logo da Midea, em relevo prateado. O único botão na parte superior é o de iniciar/pausar a operação, que possui um LED indicativo de operação e carga.

A parte da frente é o amortecedor de impacto, que conta com um sensor que quando bate em um objeto faz com que o aspirador mude a direção, sendo desta forma que um dos ciclos de limpeza do aspirador funciona, batendo e virando. Mas quanto a batida em móveis e objetos, não é algo para se preocupar, pois não chega a ser uma batida forte que possa riscar alguma coisa.

Na traseira fica um conector para carregador da bateria, no caso de se optar fazer a carga direto e não pela base. Para uso com a base de carregamento, o equipamento se conecta através de conectores localizados na parte inferior, localizados uma de cada lado de uma roda volante. É também na parte inferior que está localizado o compartimento da bateria, o botão ligar/desligar e o sistema de rodas que movimenta e direciona o robô. No meio se localiza o bocal de sucção do aspirador. Já o conjunto de escovas posicionados à frente deste bocal vai girando e varrendo o chão, guiando a sujeita para o bocal do aspirador. As escovas giratórias são removíveis, facilitando a limpeza e substituição, quando necessário. Ainda na parte inferior se localizam os sensores antiqueda e a conexão para o suporte do pano de limpeza.

Acompanham o Aspirador Robô na caixa um Suporte para pano com reservatório de água, dois panos de limpeza, dois filtros Hepa, um pincel para limpeza, um controle remoto com pilhas, quatro escovas para limpeza, a base para carregamento e o carregador de bateria.

O uso da base de carregamento é simples. Basta posicioná-la no local desejado, conectar o fio do carregador na entrada localizada na lateral e ligar o carregador na tomada. A partir daí, quando a bateria do aspirador estiver terminando, ou quando for dado o comando pelo controle remoto, o equipamento vai se guiar através de sinais emitidos pela base.

Para começar a usar o Aspirador Robô da Midea, basta encaixar as escovas giratórias, carregar a bateria, posicionar o aspirador no local ser limpo, ligar no botão localizado na parte inferior, pressionar o botão Iniciar, na parte superior e pronto, o dispositivo começará a fazer o seu trabalho. O produto da Midea acompanha um controle remoto, embora o equipamento funcione muito bem sozinho, mas o controle remoto acaba facilitando algumas funções, como explicarei em breve.

Basicamente o Aspirador Robô VRB81B possui três funções básicas, varrer, aspirar e passar pano. O varrer e aspirar funcionam em conjunto e é a principal e melhor funcionalidade do robô. Não exagero ao afirmar que com um dispositivo desse é possível quase dar adeus a tarefa de varrer o chão da casa. Quase, pois ainda pode ser necessário em casos muito específicos, mas no dia a dia o produto dá conta do recado facilmente.

Apesar de executar muito bem tal função, ele não é um desses aspiradores inteligentes que mapeiam o ambiente, fazem tudo sozinho e voltam para a base. Aqui entra a primeira facilidade que posso apontar no controle remoto. Produtos sem controle devem ser colocados manualmente no local a ser limpo e se quisermos levá-lo para outro ambiente, também temos que pegar e fazer isso manualmente. Da mesma forma, se não quisermos que o aspirador ultrapasse de um ambiente para outro, como de um quarto para a sala, por exemplo, temos que fechar as portas ou colocar alguma barreira no caminho. Já com o controle remoto essa tarefa fica mais fácil. Ainda que delimitar os ambientes continue sendo uma boa, é possível controlar o aspirador pelo controle remoto, indicando a direção que o produto deve seguir através de teclas de navegação, que funcionam muito como os conhecidos carrinhos de controle remoto.

Desta forma, podemos levar o aspirador até onde queremos que ele limpe apenas controlando pelas teclas de navegação, assim como também podemos fazer com que ele volte caso esteja entrando em um ambiente onde não deveria.

Uma coisa importante que temos que ficar de olho no uso do aspirador robô, e acho que isso vale para qualquer modelo, é com fios e cabos no caminho, que podem ficar presos nas escovas. Temos que ficar de olho também com objetos ou sujeiras muito grandes que possam obstruir o bocal de sucção do aspirador. Mas geralmente percebemos isso pelo barulho na operação, que muda. Por fim, também temos que ficar de olho no compartimento de sujeira, que não é tão grande e pode encher rapidamente, dependendo do nível de sujeira do local. No geral, eu sempre acabo esvaziando o recipiente pelo menos uma vez durante a limpeza de cômodos maiores, como sala e quartos. Banheiro, lavanderia e cozinha, como no meu caso são pequenos acabo não precisando esvaziar durante a operação.

A potência nominal do VRB81B é de 18W, o que à princípio me deixou receoso de que fosse muito fraca, mas na prática acabei tendo uma agradável surpresa, pois se mostrou suficiente para ele fazer uma boa limpeza varrendo e aspirando, inclusive muito mais rápido que o modelo mais simples que tenho, mas que conta com potência nominal maior. A potência de operação pode ser controlada da tecla Super no controle remoto.

Inclusive, como já disse no outro review, como em casa não tenho animais, não pude ver como é a experiência com pelos, mas poeira, cabelos e outros tipos de resíduos ele pega muito bem, sendo assim imagino que pelo não seja problema. Fios de cabelos muito longos, porém, podem acabar presos nas escovas, prejudicando o bom funcionamento do produto.

Quanto ao barulho, o aspirador robô da Midea não é tão baixo quanto eu esperava, embora não chegue a ser incômodo. Embora não seja nenhum escândalo, eu preferia evitar usar o aparelho muito tarde da noite, pois como moro em apartamento, poderia incomodar meus vizinhos, tanto com o barulho do motor quanto das batidas, que às vezes pode ser até mais alto.

O Aspirador Robô da Midea conta com cinco modos de limpeza programados, que vão se alternando durante um ciclo de limpeza, para proporcionar uma limpeza mais completa, podendo também ser alterado através da tecla Modo no controle remoto.

  • Autolimpeza: É o primeiro modo assim que ligamos o dispositivo, onde ele parte em linha reta, realiza algumas espirais e depois retoma uma linha reta, seguindo depois algumas espirais, assim sucessivamente;
  • Limpeza Local: Neste modo o aparelho começa a girar em círculos que vão abrindo aos poucos;
  • Limpeza Aleatória: Neste modo o produto faz uma espécie de V, seguida de um tipo de M deitado;
  • Limpeza em Cantos e Bordas: Neste modo o aspirador se mantém firme nos cantos, mesmo enquanto vai batendo;
  • O último modo é o Limpeza em Zigue-zague, usado principalmente para limpar uma grande área sem móveis de uma forma rápida.

Como os modos vão se alternando, um ciclo de limpeza, dependendo do tamanho do cômodo, pode ser demorado, sendo assim, o que faço, e indico, é ligar o aparelho, fechar a porta do cômodo, se for o caso, e esquecer ele por lá, deixando ele fazer o trabalho e levar o tempo que precisar, só fique de ouvidos atentos a sons que possam indicar que ele ficou preso ou pegou algum resíduo muito grande. Aqui em casa a sala é o maior cômodo, com aproximadamente 20m², onde costumo passar o aspirador por volta de 30-40 minutos, dependendo do nível de sujeira do ambiente.

Este aspirador robô conta com sensores antiqueda, mas senti falta da possibilidade de ajustar a sensibilidade. Ainda que os sensores funcionem bem, eles em alguns momentos acabam ignorando pequenos degraus, como um de apenas 1,5 cm que tenho entre a sala e a cozinha. Era comum vez ou outra que o dispositivo acabasse descendo para a cozinha e retornando, apesar deste desnível. Já degraus maiores, como um de aproximadamente 5 cm, que tenho da sala para a varanda, são reconhecidos perfeitamente, de forma que ele nunca ultrapassa este limite.

Como eu disse, este produto possui três funções básicas, varrer, aspirar e passar pano. Ele conta inclusive com um suporte para pano com reservatório de água, ainda que seja um reservatório bem pequeno. A ideia é utilizar esta funcionalidade na limpeza leve de pisos frios, retirando o pó e a poeira mais fina, sendo que neste caso, até que o processo funciona, mas, na minha opinião, não substituía uma boa passada de pano na mão mesmo, para garantir uma limpeza adequada.

A limpeza do Aspirador Robô da Midea é muito simples, o que é bom, pois é necessária não apenas após o seu ciclo de limpeza completo, mas mais de uma vez no meio da limpeza de um ambiente, dependendo do tamanho e da quantidade de sujeira, já que seu reservatório é pequeno. Além disso, é normal sujeiras grudarem nas escovas e na entrada do bocal de sucção.

Para ver se as escovas estão danificadas ou mesmos travadas por excesso de sujeira é simples, basta virar o aspirador e olhar para elas. Se estiverem sujas, basta removê-las e limpar com um pincel ou uma escova.

Os panos podem ser lavados com detergente neutro e água corrente, podendo utilizar também uma escova pequena e de cerdas macias.

Para realizar a limpeza do recipiente coletor de pó basta pressionar a tampa superior para retirar o recipiente coletor, retirar o suporte com o filtro HEPA, abrir a tampa com cuidado e retirar a grade do filtro do recipiente, puxando-a para cima.

Depois basta despejar a sujeira em uma lixeira e realizar a limpeza dos componentes em separado.

Durante um ciclo de limpeza eu costumava apenas esvaziar o reservatório e passar uma escova macia no filtro, mas após o ciclo completo, quando a bateria se esgotava, eu lavava o reservatório e o suporte do filtro com água e uma escova macia. Depois de seco o reservatório já está pronto para o próximo uso.

O filtro eu limpava com o pincel para limpeza que acompanha o aparelho. É possível lavá-lo também, mas durante o tempo que o produto esteve comido não foi necessário.

A limpeza do bocal de sucção é ainda mais simples, bastando passar um pano maio e seco para tirar qualquer sujeira grudada, finalizando com o pincel de limpeza.

Depois de tudo limpo e seco, basta montar novamente no aspirador e estará tudo pronto para o próximo uso.

Durante o tempo que usei o produto, identifiquei um tempo para uma carga completa de aproximadamente 3 horas, o que foi abaixo do que eu esperava, porém obtive uma autonomia de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, também abaixo do que eu esperava, o que pode indicar uma capacidade de bateria baixa, embora eu não tenha conseguido identificar esta informação no produto.

Mas certamente o fato de o equipamento ter uma base de carregamento e retornar automaticamente para ela quando a bateria está se esgotando acaba sendo bem prático, de forma que não temos que nos preocupar muito em pegar o aspirador para colocar para carregar.

Alguns cuidados devem ser tomados, porém, para que este recurso funcione corretamente. A base de carregamento deve estar num local livre, sem obstáculos ao redor. Além disso, se o ambiente for grande ou tiver muitos obstáculos, como móveis, divisórias etc. o aparelho pode não conseguir receber o sinal da base, o que faz com que ele fique perdido no ambiente, indo de um lado para o outro, até finalmente conseguir sinal ou descarregar a bateria.

Neste caso é possível direcionar o aspirador pelo controle remoto, até que ele esteja próximo da base para que possa então receber o sinal que o guiará corretamente.

Além disso, não é preciso esperar o aparelho chegar ao fim da bateria para que volte para a base, sendo possível fazer com que retorne apenas apertando a Tecla Recarga no controle remoto.

O Aspirador Robô Midea Smart MOP, modelo VRB81B está disponível no varejo brasileiro e quando escrevo esta análise, em março de 2021, pode ser encontrado por aproximadamente R$ 950.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.