Os brasileiros desembolsam aproximadamente R$400 bilhões por ano com energia elétrica, mas cerca de R$50 bilhões desse valor são gastos considerados desnecessários. Isso ocorre pois muitos consumidores desconhecem soluções eficazes para reduzir essa despesa, além de enfrentarem dificuldades com fornecedores de energia que não estão preparados para atender suas necessidades. Com a crescente demanda por soluções energéticas mais eficientes e sustentáveis, a Lead Energy, startup fundada em junho de 2020 por Raphael Ruffato, inova no setor com uma base tecnológica que atua na redução da conta de luz das empresas e auxilia na escolha de uma energia limpa.
Com o objetivo de facilitar processos que tendem a ser burocráticos, como o de migração para o mercado livre de energia, a energytech utiliza da transformação digital para oferecer um sistema que revoluciona o setor e simplifica todo o processo. “Notamos que o processo de migração é muito complexo e demanda um grande esforço operacional. Pensando nisso, criamos um sistema que permite que a migração seja feita de forma muito simplificada, trazendo uma visão facilitada do status da migração para o cliente”, aponta o fundador e CEO Raphael Ruffato.
A tecnologia desenvolvida pela Lead Energy, com um investimento de R$ 1,5 milhão, já impactou mais de 350 empresas, oferecendo soluções que facilitam a migração para o Mercado Livre de Energia de forma sustentável, além de otimizar diversos parâmetros da conta de luz. A plataforma digital também permite ver o status da migração, cashback disponível e status de demais soluções contratadas para garantir a autonomia do consumidor. “O foco está na implantação para o Mercado Livre, que hoje é super burocrático e, claro, no processo de pós-venda. Produzimos uma solução 100% focada no uso do cliente, oferecendo algo que ele possa entender, diferente da atual experiência com muitas distribuidoras de energia, onde tudo é uma sopa de letrinhas, começando pela conta de luz”, afirma Ruffato.
Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo menos 41% do consumo de energia elétrica no Brasil parte de empresas. Migrar para o Mercado Livre de Energia é uma escolha sustentável, porque permite que as companhias possam optar por fontes de energia renováveis, como solar e eólica, que têm menor impacto ambiental em comparação com as fontes tradicionais, como o carvão e o gás natural, reduzindo também a emissão de CO2 na superfície. “Em um mercado regulado, os consumidores geralmente não têm controle sobre a origem da energia que consomem. Já no Mercado Livre, as empresas podem utilizar diretamente de fontes de energia limpa, reduzindo a pegada de carbono”, explica Ruffato.
Uma solução tecnológica como a da Lead Energy é capaz de mudar completamente esse cenário, já que a transformação digital no setor energético não apenas facilita a adoção de práticas sustentáveis, mas também capacita as empresas a gerenciarem sua energia de forma mais eficaz e responsável a partir de uma plataforma digital. “Ao migrar para o Mercado Livre, essas empresas atendem a uma demanda crescente por práticas sustentáveis e também podem alcançar maior eficiência energética e reduzir custos a longo prazo. A nossa solução digital simplifica todo esse processo”, completa Ruffato.
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