Pontos Positivos: Design, Dual-câmera, com destaque para a Grande Angular, Proporção 18:9 da Tela, Resistência à água
Pontos Negativos: Preço, Processador não é o melhor ou mais recente para um top de linha, Para melhorar o custo x benefício poderia oferecer 64 GB de memória interna
A LG, que tinha alcançado um grande sucesso com a linha G, principalmente com o G4, acabou dando uma pequena escorregada no lançamento da quinta geração de seu top de linha. O aparelho, com uma proposta modular, acabou não agradando neste ponto que deveria ter sido o seu principal diferencial.
Um ano depois a LG tem finalmente a chance de acertar e retornar ao topo, ao lado de outros smartphones no segmento premium. Apesar da polêmica gerada por conta de seu hardware e preço, a empresa parece ter aproveitado a chance, lançando um aparelho que faz frente à concorrência. Tivemos a oportunidade de testar e comprovar isso na prática, conforme todo poderão conferir a partir de agora.
Design
A LG sempre trabalhou muito bem o design de seus produtos, investindo num padrão visual próprio, até mesmo inovando em alguns pontos, como no famoso Smart Button e o smartphone flexível LG G Flex. Mas é curioso que justamente quando a LG se rende a características emprestadas de outros produtos é que entrega o aparelho com melhor design já lançado pela empresa até hoje.
O LG G6 surpreende a todos que o vêm pela sua beleza e pela sua tela com proporção 18:9, que resulta num aparelho com tela grande, de 5,7”, sem abrir mão de um bom tamanho para se encaixar de forma agradável na mão. A construção em alumínio e vidro confere beleza e elegância.
Mencionamos acima o Smart Button, uma inovação da LG, que levou os principais comando do smartphone para a parte traseira do aparelho. A novidade causou estranheza no início, porém com o tempo acabou sendo bem aceita.
Porém em seus últimos lançamentos a LG tem alterado a configuração do botão, sendo que desde o LG G5 apenas o botão Power/Bloqueio de Tela, onde também localiza-se o Sensor de Impressão Digital, compõe o Smart Button, exatamente como no LG G6. Assim, os botões Volume foram realocados na lateral.
Por falar em Sensor de Impressão Digital, o funcionamento é perfeito, reconhecendo rapidamente e com precisão a digital cadastrada, desbloqueando o aparelho.
O lançamento é mais um a contar com a nova tecnologia micro USB, o Type C, com seu design reversível que tem se tornado padrão nos lançamentos de smartphones, mas acompanha um pequeno adaptador para o padrão Type B, possibilitando assim o uso de cabos e acessórios pré-adquiridos.
Com dimensões de 148,9 X 71,9 X 7,9 mm e pesando 163 gramas, o LG G6 pode não ser um dos mais finos, mas isso de forma alguma é um problema, já que na verdade seu tamanho proporciona uma pegada excelente e confortável.
À Prova d’Água
O LG G6 possui certificação IP68, o que significa que o produto é resistente a imersão em até 1,5 metros por até 30 minutos. Como nosso objetivo é colocar os aparelhos que testamos à prova de uso, como um usuário do mesmo faria, levamos o mesmo para um bom banho de piscina, onde tivemos a oportunidade de testar seu funcionando e resistência, que se trata basicamente do uso da câmera.
O G6 aguentou bem os testes, produzindo vídeos e fotos na água de forma muito satisfatória. Não houve lag, travamentos ou qualquer problema, nem durante ou depois do uso. Confira abaixo um vídeo com fotos e vídeos capturados durante os testes.
Para uso da câmera na água, é necessário o acionamento do disparo através do botão Volume, já que o touch não funciona dentro da água.
Saindo da água, deve-se secar o aparelho, principalmente suas portas, como a micro USB. O bom é que caso a porta ainda esteja úmida ao tentar conectar o cabo, o próprio sistema bloqueia a carga e aviso o usuário, impedindo assim um pequeno grande acidente.
Tela
A tela do LG G6 também agrada, com imagens vivas e cores bem definidas, além de uma incrível resolução, afinal de contas, temos 5,7 polegadas com resolução QHD+ de 2880 x 1440 pixels, o que resulta numa densidade de pixels de 564 ppi.
Mas sem dúvida o que chama a atenção mesmo é a proporção. A LG não é a primeira fabricante a lançar um aparelho com proporção de tela de 18:9, porém ainda é uma grande novidade, já que a maioria das telas ainda seguem o padrão 16:9. Sendo assim, gera curiosidade.
Certamente o grande acerto no uso de uma proporção 18:9 é o aproveitamento de tela em relação ao espaço, já que o assim é possível ter uma tela grande, 5,7 polegadas no caso, sem necessariamente aumentar o tamanho do aparelho.
Câmera
O conjunto de câmeras do LG G6 é outro ponto de grande destaque do aparelho. Não é de agora que a LG investe em tecnologias que agregam qualidade na captura de imagens, muitas vezes ousando, com, por exemplo, quando lançou uma câmera 3D.
O LG G6 possui não apenas uma excelente câmera principal, mas duas. Uma que poderíamos denominar como “normal”, “clássica”, etc., com ângulo de 71º e outra grande angular de 125º. Ambas possuem 13 MP de resolução.
Em termos de qualidade, as duas mandam bem, cada uma da sua forma, mas é a grande angular que merece o maior destaque. No início dos testes, querendo registrar tudo com ela, acabamos nos deparando com alguns problemas, a distorção da lente ao tirar fotos de grupos. As pessoas nos cantos acabavam saindo deformadas, como podemos ver abaixo.
Porém isso é algo normal numa lente grande angular. Esta lente até pode ser utilizada para tirar fotos de pessoas, mas durante uma viagem para Belo Horizonte, onde a câmera do LG G6 foi a única responsável pelo registro, é que vimos o seu real poder de fogo e entendemos com mais clareza que a grande angular é incrível no registro de paisagens. Imagens que não seriam possíveis com uma câmera de smartphone comum, são registradas de forma excelente com esta câmera, com qualidade, brilho, cores e contraste que agradam os olhos mais exigentes.
Abaixo temos alguns exemplos de fotos capturadas tanto com a lente “normal” quanto com a grande angular.
Segue também um vídeo, com muito mais fotos registradas com o LG G6.
A LG também caprichou nas tecnologias e recursos que acompanham o conjunto de câmera. Temos o Detector de Fase para Foco Automático (PDAF), que proporciona um autofoco rápido e estável. Há também o já velho conhecido modo manual, presente desde a quarta geração da linha G, que permite ajustes de velocidade do disparador, exposição, balanço de branco e outras configurações, além da possibilidade de salvar as imagens no formato RAW, um formato de imagem cru, que potencializa o tratamento das fotos em programas específicos, como o Photoshop Lightroom.
Em relação aos recursos, temos o Modo Câmera Square, que divide a tela em 2 quadrados, o Modo Captura Instantânea, que exibe na metade da baixo da tela o resultado da foto, sem sair da câmera, que continua ativa na metade de cima. O recurso Pop-out Picture 1 usa as duas câmeras principais para automaticamente criar efeitos de moldura, como no exemplo abaixo.
Além disso o aplicativo conta com diversos filtros, um modo multi-view, que cria colagens de fotos e filmes e os modos panorâmicos, que exemplificamos também abaixo.
Em termos de captura de vídeo a câmera do LG G6 também garante qualidade, com resolução 4K Ultra HD de 3840 x 2160, estabilizador eletrônico de imagem e recursos como câmera lenta, modo manual e timelapse.
A gravação de vídeos também usa bem a possibilidade de alternância das lentes, permitindo criar um efeito de live zooming, já que durante a gravação é possível trocar a lente usada sem afetar a filmagem.
O vídeo abaixo demonstra a qualidade de gravação da câmera do LG G6, além de alguns de seus recursos.
Por fim, não podemos deixar de falar da câmera frontal, que também conta com uma lente grande angular de 100º, 5 MP e abertura f/2.2.
É uma câmera que se mostra bem competente no registro de selfies, como é possível ver abaixo.
Ela também conta com alguns recursos, como o Autoshot, que detecta o rosto automaticamente e tira a selfie, Quick Selfie, que permite tirar a selfie com um simples gesto e Gesture View, que alterna entre o modo câmera e prévia com apenas um gesto.
O LG G6 conta com capacidade de armazenamento interna de 32 GB, o mínimo aceitável para um top de linha atualmente. Poderia ser melhor, principalmente se considerarmos o preço do aparelho. Certamente uma memória interna de 64 GB ajudaria a melhorar o custo x benefício do aparelho.
Mas para quem 32 GB não for suficiente, pode contar com a possibilidade de expansão para até 2 TB, com o uso de um cartão microSD.
Sistema e Aplicativos
O LG G6 vem com o Android 7.0 Nougat, uma versão recente, estável e bem construída do sistema do Google. Há personalizações de interface, claro, com a LG UX 6.0, porém isso não afeta tanto a aparência e muito menos a usabilidade, que se mostra muito satisfatória.
Alguns aplicativos e recursos são incorporados ao produto, como, por exemplo, os Knock Code e Knock On, que criam possibilidade interessantes de bloqueio e desbloqueio de tela. Com o Knock Code podemos criar uma combinação de até 10 toques na tela, enquanto com o Knock On basta dar dois toque na tela para ativar o aparelho e dois toques para desativar.
Um outro aplicativo interessante é o QuickMemo+, um eficiente aplicativo de notas que pode ser sincronizado entre outros aparelhos da LG. Em conjunto com o Capture+, possibilita escrever ou desenhar em quase qualquer lugar da tela e salvar a captura.
Desempenho
Um dos pontos duramente criticados em relação ao lançamento do LG G6 foi a adoção de um conjunto de processamento relativamente inferior aos concorrentes. Muito já se falou a respeito, por isso aqui não vamos nos focar nas possibilidade, ou mesmo nas impossibilidade da LG em adotar um processador melhor, mas sim no quanto a escolha impacta na performance durante o uso, pois é isso o que realmente importa para os usuário de verdade.
Sendo assim, podemos dizer que em termos de desempenho o LG G6 não decepciona em nada. Durante os testes a experiência que tivemos foi de uma performance excelente, com execução fluida do sistema, aplicativos rodando sem lags, crashs ou qualquer problema do tipo e, mesmo alguns jogos testados sem qualquer lentidão e com excelentes gráficos e resolução.
Para os aficionados por números, temos abaixo alguns resultados de testes de benchmark realizados.
Bateria
Este costuma ser um assunto delicado. Quanto mais recursos, tela, hardware e aplicativos melhoram, assim quanto mais usamos nossos smartphones, cada vez mais inseparáveis, mais necessidade de bateria teremos, a não ser, claro, que aceitemos nos tornar escravos de cabos e tomadas.
Quando pegamos um smartphone para testar, colocamos o mesmo em uso no dia a dia, como aparelho principal do reviewer, de forma que seja possível sentir na pele o impacto de cada característica dos aparelhos testados no uso cotidiano.
Sem dúvida bateria é um dos itens que mais preocupam, ao lado da capacidade de armazenamento, desempenho e, em alguns casos, câmera. O LG G6 vem atendendo bem nesses demais quesitos até agora. Mas e quanto à bateria?
Podemos dizer que os 3.230 mAh do aparelho são bem gerenciados e otimizados, pois em momento algum o smartphone nos deixou na mão por conta da bateria. A prova está nas imagens abaixo, com as telas do aplicativos de monitoração de bateria instalados.
Ficha Técnica