Com um batalha ferrenha no mercado nacional de smartphones, chega a causar uma certa estranheza ver uma marca forte como a Sony distanciada, até mesmo alheia, a essa luta. Enquanto as outras marcas se preocupam em avaliar tendências e mercado, cada uma se ajustando aos acertos das demais, criando assim certos padrões, a Sony simplesmente segue o seu caminho, determinando suas próprias tendências e padrões, tentando criar nichos e tentando apenas se adequar em seus próprios erros e acertos.
Pode parecer um pouco fechado, sendo que tal postura pode ser positiva ou negativa, dependendo do cenário, mas a verdade é que ela se mantém. Talvez não com a força e agressividade que suas concorrências, mas ela está lá, fazendo bons aparelhos, trazendo algumas inovações, procurando manter sua marca consolidada. É neste contexto que a empresa trouxe para o mercado nacional seu recente flagship, o Sony Xperia XZ Premium. Testamos o aparelho, e o resultado todos podem conferir a partir de agora, neste review.
Design
Começamos nossa análise de fora pra dentro, até porque, como dizem, a primeira impressão é a que fica. Por isso as fabricantes investem tanto em formas de melhorar o design de seus produtos, de forma a capturar a atenção do consumidor logo de cara. Um smartphone com visual bonito pode agregar elegância, bom gosto e até status, e é tudo isso que o Sony Xperia XZ Premium consegue despertar apenas com sua aparência.
Tivemos a oportunidade de testar a versão cromo luminoso e gostamos muito do que vimos. Não só nós, como todos os que tiveram contato com o produto durante os testes ficavam impressionados, principalmente mulheres, que gostavam muito da traseira totalmente espelhada, que além de criar um visual lindo, pode substituir perfeitamente um espelho na bolsa ou no bolso.
Em relação ao tamanho, o produto conta com 156 x 77 x 7,9 mm, um tamanho relativamente grande, considerando que o produto conta com uma tela de 5,5 polegadas. Mas não é nada que chegue a incomodar, nem é necessário nenhum tipo de malabarismo para usá-lo.
Um dos principais destaques dos antigos flagships da Sony era serem à prova d’água, que era alardeado e propagandeado com orgulho pela empresa. Os tempos mudaram, problemas apareceram e hoje, mesmo com a certificação IP65/68, a Sony indica apenas que o Xperia XZ Premium é apenas resistente à água.
Inclusive, como forma de se isentar de qualquer responsabilidade, a Sony ainda adiciona a seguinte recomendação no manual do usuário:
O Xperia™ XZ Premium é resistente à água e protegido contra poeira. Portanto, não se preocupe caso comece a chover ou seja preciso lavar o dispositivo, mas lembre-se de que todas as entradas e tampas devem estar firmemente fechadas. Você não deve colocar o dispositivo completamente embaixo da água ou expô-lo a água do mar, água salgada, água com cloro ou líquidos em geral, como bebidas. Abusos e uso indevido do dispositivo invalidarão a garantia. O dispositivo foi testado com a classificação de proteção contra a entrada de água IP65/68. O Xperia XZ Premium tem uma porta USB sem tampa para conectar e carregar o dispositivo. Antes de carregar o dispositivo, certifique-se de que a porta USB esteja completamente seca.
Ainda falando sobre resistência, tanto a quanto a traseira do aparelho são revestidas com Corning Gorilla Glass 5, protegendo contra riscos e arranhões.
O sensor de impressão digital, no botão power, localizado na lateral do aparelho funciona bem, reconhecendo a digital com rapidez, mesmo em posições variadas do dedo.
Tela
A tela de 5,5 polegadas com resolução 4K é muito boa, reforçada com tecnologias como HDR, TRILUMINOUS display for mobile, X-Reality, Dynamic Contrast Enhancer proporcionam uma experiência de brilho, nitidez e cores excelente.
Câmera
Chegamos a um dos principais pontos de destaque do Sony Xperia XZ Premium. A empresa é uma das principais fabricantes de componentes para câmeras para celulares do mundo, equipando grandes sucessos de suas concorrentes. Sendo assim é comum esperarmos o melhor de seus próprios aparelhos, principalmente no que diz respeito aos flagships da marca.
Pra começar, vamos às características da câmera, que conta com 19 MP e recursos como Motion eye, sensor de imagem para celular Exmor RS de 1/2,3 polegadas, Pixel Pitch de 1,22 ?m, tecnologia de triplo sensor de imagem, autofoco híbrido inteligente, mecanismo de processamento de imagem BIONZ, captura preditiva e lente G f2.0 de 25 mm da Sony.Através do botão dedicado, possui uma inicialização rápida e captura em apenas 0,5 s.
Um dos grandes destaques do Xperia XZ Premium é o recurso de gravação de vídeo em super câmera lenta, muito legal por sinal, mas que acaba decepcionando um pouco, principalmente por 2 motivos; limite de gravação de apenas 6 segundos de vídeo, que é muito pouco, e o principal, a falta de som da captura da super câmera lenta. Ou seja, durante o vídeo, temos o som normal, porém na hora da câmera lenta o vídeo fica mudo.
Agora, melhor do que falar, é mostrar, por isso seguem abaixo alguns exemplos de capturas de fotos e vídeos feitas com a câmera do Sony Xperia XZ Premium.
Nas imagens acima é possível ver principalmente duas coisas em relação à qualidade da câmera do Sony Xperia XZ Premium. A primeira é como a mesma lida com pouca iluminação ou iluminação direcionada. A segunda coisa é o registro de movimento com foco claro e nítido. Não que o desfoque não faça parte da fotografia de movimento, porém o que se vê em registros de smartphones geralmente são desfoques que acabam estragando a imagem, não dando o sentido do movimento.
Ao ar livre, num dia ensolarado não tem jeito, a qualidade é excelente.
É possível brincar bastante com luz e sombras com os recursos do Xperia XZ Premium, que dá um controle razoável ao usuário para tirar suas fotografias como acha melhor.
Por falar em brincadeiras, o aplicativo de câmera da Sony traz, como já é costume, uma série de recursos que apresentam um leque bem interessante de efeitos e criações interessantes. Acima, por exemplo, uma clássica panorâmica.
Fotografia noturna, ou melhor, fotografia com baixa iluminação costumam ser o principal ponto fraco da maioria das câmeras no geral. As fotos acima mostram que o Xperia XZ Premium consegue sair deste senso comum, entregando imagens noturnas bem dignas.
Acima um pouco de macrofotografia, outro campo de grande destaque no Xperia XZ Premium.
Acima mais algumas brincadeiras com os efeitos e recursos da câmera do Xperia XZ Premium. Na primeira imagem, o efeito tilt shift, na seguda, olho de peixe, na terceira temos um efeito caleidoscópio e por fim, um recurso que as crianças adoram, a Realidade Aumentada, que coloca diversos cenários e objetos no assunto fotografado.
Outros recursos foram incorporados à câmera, com o objetivo de melhorar a experiência de uso. Recursos como a captura preditiva, que inicia o carregamento de imagens um segundo antes do botão do obturador ser pressionado, oferecendo até quatro imagens para escolher após o registro.
O autofoco híbrido inteligente promete prever o movimento para manter o assunto da foto em foco, capturando a imagem sem desfoque. O resultado desses recursos, e mais o antidistorção, podemos conferir nas imagens acima, principalmente nas primeiras.
A câmera frontal do Sony Xperia XZ Premium possui 13 MP, ISO 6400 para foto e 1600 para vídeo, lente grande-angular f/2.0 de 22mm, tecnologia SteadyShot com modo ativo inteligente (estabilidade de cinco eixos) e ensor de imagem para celular Exmor RS de 1/3,06 polegadas.
O Sony Xperia XZ Premium também captura vídeos em 4K, mas o principal destaque em termos de filmagem é o recurso Super Câmera Lenta, que registra 960 quadros por segundo, uma gravação quatro vezes mais lenta do que em outras câmeras.
Antes de conferirmos alguns exemplos, é importante falar sobre dois pontos que poderia ser melhor explorados no recurso. Primeiro, a gravação é de apenas 6 segundos. Isso até cria efeitos legais, porém poderia existir um ajuste de tempo, onde o tempo de gravação em super câmera lenta poderia ser aumentado. O outro ponto é ainda mais incomodo, pois a gravação em câmera lenta não tem som. Sendo assim, como será possível ver abaixo, durante a gravação, temos o som normal, até que quando entra o efeito de câmera lenta, não há som nenhum.
Qualquer smartphone considerado premium hoje em dia deve apresentar no mínimo 64 GB de capacidade de armazenamento interno, até porque alguns intermediários já têm sido lançados com esta capacidade. Este é um requisito que o Sony Xperia XZ Premium atende, além de ser possível ampliar a memória para até 256 GB com uso de um cartão microSD.
Um único detalhe, mas que não chega a ser negativo, é o suporte Single SIM, ou seja, é possível utilizar apenas um chip. Mas como dissemos, não chega a ser um ponto negativo, a não ser, é claro, que seja extremamente necessário o uso de dois chips.
Sistema e Aplicativos
O Sony Xperia XZ Premium conta com o Android 7.1 Nougat, uma das versões mais recentes do sistema atualmente, o que garante uma ótima fluidez e maturidade, como interface personalizada pela Sony, mas que acaba agregando e não atrapalhando.
Por falar em atrapalhar, o smartphone vem com vários aplicativos e recursos, muitos da própria Sony, alguns úteis, outros nem tanto. Aplicativos como o Movie Creator, agregador de notícias e redes sociais Socialife, o PlayStation, que permite visualizar informações da PSN, TrackID e o Xperia Lounge, que oferece promoções e benefícios exclusivos para clientes Sony.
Desempenho
Em relação ao desempenho não há nada que desabone o aparelho, que se garante com o seu processador Qualcomm Snapdragon 835, GPU Adreno 540 e 4 GB de RAM.
Excelente performance na execução dos mais diversos jogos e aplicativos, transições suave, nada de travamentos ou qualquer problema do tipo. Nem mesmo o calor ou a temperatura foram problemas, como em versões antigas dos produtos Sony, apesar do aviso existir, principalmente no uso de recursos de câmera.
Bateria
Se na performance de processamento e execução de tarefas o Xperia XZ Premium impressiona, o mesmo não se pode dizer do desempenho da bateria, que em nossos testes ficou um pouco abaixo do esperado. Não que possa ser classificado como péssimo ou ruim, mas também não chega a ser boa, ainda mais considerando categoria e preço do produto.
Mesmo os recursos agregados, como Smart Stammina, Onovo Adaptive Charging e Battery Care parecem ajudar muito. Por outro lado o carregamento rápido acaba sendo um alivio, já que garante uma carga rápida, compensando de certa forma a falta de autonomia.
Abaixo alguns exemplos de testes monitorados por aplicativos específicos, que medem consumo, qualidade e desempenho geral da bateria.
Uma coisa que gostamos de deixar claro é que nossos testes são realizados com o aparelho em uso no dia a dia, como qualquer usuário faria. Wi-Fi, redes móveis, GPS, aplicativos diversos e jogos, tudo isso utilizado durante o dia, naturalmente, com todo o uso sendo monitorado.
Já o Modo Ultra STAMINA é um recurso de economia hardcore, um modo de emergência na verdade, que não só restringe funções, mas muda a interface do aparelho, de forma que para sair deste modo apenas reiniciando o sistema.
Além de acessar os aplicativos e recursos acima, nada mais é possível ser acessado no Modo STAMINA. Ou seja, é um modo de emergência, pra quem precisa segurar a carga da bateria ao extremo, mas não pode ficar com o aparelho desligado para isso.
Pra terminar, voltando a falar do uso da bateria no dia a dia, a autonomia depende muito do perfil de cada usuário, aplicativos instalados, aplicativos em segundo plano, redes utilizadas e tudo mais. Num uso mais leve, por exemplo, conseguimos levar a duração da bateria a mais de 17 horas.