Review da TV Samsung Crystal UHD TU8000 – Um dos melhores custo-benefício de 2020

Samsung TV Crystal UHD TU8000 55"

R$ 3.148,95
8.5

Design

8.5/10

Imagem

8.0/10

Gaming

9.0/10

Som

8.0/10

Sistema e Recursos

9.0/10

Pros

  • Design
  • Upscaling
  • Suporte à Comandos de Voz (Alexa e Bixby)
  • Controle Remoto Simples e Descomplicado

Cons

  • Cores e contrastes poderiam ser melhores
  • Ângulo de visão limitado
  • Taxas de atualização de 60Hz
  • Som perde a qualidade no volume máximo

Desde o lançamento no Brasil da nova linha de TVs Crystal UHD da Samsung eu estava na expectativa de poder testar um modelo, já que achei a proposta da linha interessante, prometendo bons recursos e qualidade de imagem 4K num produto de entrada, tornando assim o preço mais acessível. Assim, fiquei muito feliz quando a empresa me enviou o modelo TU8000 de 55 polegadas para testar. Confira abaixo um pouco da minha experiência.

Logo que pegamos a caixa já notamos que se trata de um produto leve, que pode ser transportado facilmente por uma só pessoa (ainda que não seja recomendável, por conta do tamanho da caixa). Da mesma forma, tirar da caixa e montar também é simples e fácil para uma só pessoa fazer. Na verdade, não há muitas peças e nem mesmo precisamos de ferramentas para montá-la. Basta encaixar os pés na posição na parte de baixo e pronto, já está pronta para ligar. Neste ponto, basta conectar o cabo de energia e os cabos dos demais equipamentos que podem ser ligados a ela, como videogames e receptores de imagem.

Os pés são simples, de plástico, e à primeira vista podem gerar dúvidas se serão o suficiente para manter a TV segura, mas logo que a colocamos no lugar a dúvida se dissipa e vemos que sim, são o suficiente. A própria TV também é construída em plástico, o que não é um problema, já que possui um ótimo acabamento, o que beneficia o seu design, simples, mas elegante. Recebemos na caixa também clipes de plásticos que podem ser fixados nos pés, para organizar os cabos, mantendo-os escondidos. Da mesma forma, na traseira da TV temos uma espécie de canaletas em seu corpo, com o mesmo propósito.

Por falar da parte traseira, com sua construção de plástico, é a que destaca mais claramente sua construção simples de plástico, porém, é também a parte menos visível do aparelho, sendo assim, sem problemas por aqui. Já na parte frontal, onde temos a tela, a parte realmente visível, a Samsung fez um excelente trabalho de design, com bordas finas e discretas, que acrescentam um ar muito elegante ao design. Mesmo o logo da marca foi posicionado de forma discreta abaixo da TV.

Em termos de espessura, é uma TV fina, principalmente considerando os demais modelos de entrada, mesmo da própria marca. O produto também é bem servido de entradas, sendo que as principais foram muito bem posicionados na lateral, de forma que temos fácil acesso mesmo que a TV seja fixada na parede ou num painel. Mas há conexões também na parte traseira, muito próximo das que estão na lateral. A única conexão mais distante é a do cabo de energia.

A Crystal UHD TU8000 conta com duas portas USB, três portas HDMI, sendo uma com eARC, uma entrada para antena, uma entrada de vídeo composto, uma saída de áudio digital e uma entrada LAN para cabo de rede.

O controle remoto que acompanha o modelo possui um visual simples, construído em plástico e com poucos botões, que são mais do que suficiente para usar a TV, sem que a gente se perca num mar de botões desnecessários. Na parte superior o botão de energia, ao lado de um microfone e do botão para ativar o microfone. Um pouco abaixo um botão para acessar o teclado de cores ou numérico e ao lado o botão para ativa o Modo Ambiente Foto. No meio está o botão selecionar e abaixo os botões retornar, reproduzir/pausar e o botão para acesso ao Smart Hub. Logo abaixo estão os botões de volume e seleção de canais. Por fim, temos três botões de atalho dedicados para serviços de vídeo: Netflix, Prime Vídeo e Globoplay.

A TU8000 é equipada com um processador Crystal UHD 4K, um novo sistema de processamento de imagem da Samsung que promete ótima qualidade de imagem, incluindo upscaling, mas com custo menor que as QLED. Na prática, realmente temos uma imagem muito boa, não excelente, mas muito boa para o segmento desta TV. O upscaling realmente funciona bem, fazendo que mesmo que conteúdos de resolução mais baixa fiquem com uma qualidade muito boa. E conteúdos em 4K se destacam ainda mais, com uma qualidade de definição muito boa.

Porém, estamos falando de uma TV para um segmento mais popular, assim, não espero uma imagem excepcional. A qualidade, como eu disse, é boa, guardadas as devidas proporções. Na minha opinião, a TV acaba sendo insuficiente principalmente em dois pontos, cores, que eu sinto que poderiam ter mais vivacidade, e contraste. Por outro lado, conta com um bom nível de brilho e não percebi muito reflexo, mesmo com as janelas onde estava testando escancaradas. Eu podia jogar ou assistir ou jogar tranquilamente sem ter que mexer nas configurações de brilho nem me preocupar com reflexo.

Ângulo de visão também não o forte deste modelo, sendo que o campo de visão acaba sendo muito estreito, o que pode ser um problema numa sala com sofás ou poltronas posicionadas mais nas laterais, que acabam tendo uma visão prejudicada.

A Crystal UHD conta com o Modo Game, que é ativado automaticamente assim que um consolo é ligado. No meu caso os testes com games foi realizado com um PS4. O Modo Game diminui o tempo de resposta e aciona funções que minimizam a quebra de imagens, otimizam brilho, cores etc.

Na prática, este modelo testado se saiu muito bem com jogos, pelo menos nesta geração testada. Com uma taxa de atualização limitada a 60Hz, pode não ser suficiente para jogadores mais exigentes, pra quem frações de segundo pode ser um diferencial numa partida competitiva. Ainda que atualmente sejam muito boa para jogos, talvez tenha certas limitações para lidar com a nova geração de consoles, que podem exigir mais do que a TV pode oferecer.

A saída simples de áudio com 2 canais e potência de 20W até que agradam, embora a medida que chegamos ao volume máximo notamos perda de qualidade de áudio. Mas para assistir ou mesmo jogar num volume mediano, a qualidade é muito boa, com um áudio balanceado. Claro que se possível complementar com um Soundbar ou sistema de som dedicado a experiência será outra, mas pra quem pretende deixar a TV num quarto ou mesmo numa sala não muito grande, como num apartamento, por exemplo, não terá do que reclamar do som da Crystal UHD.

A Samsung equipou a linha Crystal UHD com seu sistema proprietário, o Tizen, que mostra uma excelente evolução, com uma navegação fácil e prática, focada na usabilidade. A configuração inicial é simples, principalmente através do aplicativo SmarThings da Samsung, que depois acaba se mostrando um pouco desnecessário. A interface Smart é muito intuitiva e já traz alguns aplicativos pré-instalados, como Netflix, Prime Vídeo, Globoplay, Youtube, Spotify, enfim, os mais populares e os primeiros que os usuários procuram.

Mas o acesso e instalação de aplicativo adicionais é simples, através de uma loja que conta com uma opção bem variada.

No geral, a navegação é bem fluida, embora não seja das mais rápidas, mas de forma algum se compara à modelo de entrada mais antigos, que costumavam ser extremamente lentos. Mesmo a transição de um aplicativo para outro tem um tempo de resposta aceitável e a qualidade dos aplicativos é muito boa, sendo que minha experiência com os principais aplicativos que uso foi superior à que encontro ao usar o smartphone com o Chromecast.

Mas certamente o grande acerto deste modelo é o suporte à comandos de voz, inclusive contando com duas opções de assistentes virtuais. Temos a Bixby, claro, da Samsung, mas há a opção de se usar a Alexa da Amazon, que foi a que escolhi, até porque, além de ser a que eu mais uso e prefiro, tem suporte ao português.

Quando pressionamos a tecla microfone o assistente de voz é ativado, mas não espere muita velocidade na resposta, que costuma demorar mais do que nos dispositivos Amazon. Além disso, senti alguns travamentos na execução e percebi que funções básicas, como executar diretamente um filme ou série, mesmo no Prime Vídeo, não são possíveis. Por outro lado, o retorno de informações, como previsão do tempo e mesmo o controle de dispositivos de casa inteligente é bem funcional, mas acaba sendo um pouco desnecessário se você já possui um dispositivo Amazon, como um Echo, por exemplo.

Também é possível usar a pesquisa de voz em barras de buscas, como por exemplo no Youtube, onde podemos facilmente encontrar os vídeos que queremos através de comandos de voz.

Por fim, um recurso muito interessante disponível é o Modo Ambiente Foto, uma versão mais simples do Modo Ambiente disponível nas TVs premium da marca, mas que tem uma funcionalidade muito boa, permitindo que uma espécie de tela estampe obras de arte ou mesmo fotografias pessoais, transformando a TV num quadro ou numa porta-retratos gigante.

A Crystal UHD TU8000 de 55” está disponível nos principais varejos brasileiros, online e fisicamente, e tem preço oficial de R$ 3.499,00 no e-commerce da Samsung, o que já é um preço muito bom e coloca o modelo com um dos melhores, se não o melhor custo-benefício em TVs 4K atualmente.

  • Resolução: 3.840 x 2.160
  • HDMI: 3
  • USB: 2
  • Tamanho da tela: 55″
  • Processador: Crystal 4K
  • Clear Motion Rate: 120
  • Frequência da tela: 60Hz
  • PQI (Picture Quality Index): 2100
  • HDR (High Dynamic Range): HDR Premium
  • HDR 10+: Sim
  • HLG (Hybrid Log Gamma): Sim
  • Auto Motion Plus: Sim
  • Áudio Dolby Digital Plus: Sim
  • Potência de Áudio (RMS): 20W
  • Tipo de alto-falante: 2 Canais
  • Multiroom Link: Sim
  • Blutooth de Áudio: Sim
  • Sistema Operacional: Tizen
  • Compatível com Alexa: Sim
  • Bluetooth Low Energy: Sim
  • WiFi Direct: Sim
  • Som da TV para smartphone: Sim
  • Espelhamento de Áudio: Sim
  • Data Broadcasting: GINGA
  • Connect Share (HDD): Sim
  • ConnectShare (USB 2.0): Sim
  • Modo Game: Sim (Modo Game Automático (ALLM), Game Motion Plus
  • Compatível com HID USB: Sim
  • IPv6 Support: Sim
  • MBR Support: Sim
  • Alimentação de Energia: AC100-240V 50/60Hz
  • Consumo de Energia: 150 W

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Com tela externa maior e parceria exclusiva com a VIVO, Motorola lança RAZR 50 no Brasil

A Motorola lançou oficialmente o novo Motorola RAZR 50 no Brasil, em uma parceria exclusiva…

1 dia ago

BGS 2024 terá Diablo IV: Vessel of Hatred com estande que leva ao fã uma experiência imersiva no universo da expansão

A Brasil Game Show acaba de anunciar uma notícia imperdível para os fãs de Diablo…

1 dia ago

Segunda temporada de XDefiant já está disponível com nova facção, Salteadores

A Ubisoft acaba de anunciar a temporada 2 de XDefiant, um shooter arcade de ritmo…

2 dias ago

Mega Man chega ao game Brawlhalla em novo Crossover Mítico

A Ubisoft acaba de anunciar que o Mega Man já está disponível globalmente como novo…

2 dias ago

Samsung TV Plus celebra o marco de 100 canais

O Samsung TV Plus1, streaming grátis da Samsung, chegou ao seu terceiro digito na contagem…

2 dias ago

Abragames e Projeto Brazil Games levam comitiva brasileira para a Tokyo Game Show 2024 com a meta de mirar novos negócios e ampliar a visibilidade da indústria nacional

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), por meio do Brazil Games –…

2 dias ago