Em um grande passo para a inclusão e acessibilidade nos videogames, a Ubisoft anunciou o lançamento do Chroma, uma ferramenta open source que simula daltonismo em tempo real. A novidade foi divulgada durante a Game Accessibility Conference, realizada em São Paulo no dia 14 de abril de 2025. Desenvolvido para ajudar criadores e desenvolvedores a experimentarem seus conteúdos sob a perspectiva de pessoas com daltonismo, o Chroma promete revolucionar a forma como a acessibilidade é integrada ao design de jogos e outras formas de mídia.
O Chroma foi criado pela equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia, que se dedicou a resolver os desafios enfrentados por jogadores daltônicos e a melhorar suas experiências. A ferramenta surgiu de insights das próprias equipes de desenvolvimento da Ubisoft, que colaboraram ativamente na identificação de pontos críticos e na implementação da solução. O projeto contou com as contribuições de David Tisserand, Diretor de Acessibilidade, e Ian Hamilton, Consultor de Acessibilidade, que ajudaram a desenvolver um simulador de alta precisão utilizando o algoritmo Color Oracle. Esse algoritmo garante simulações confiáveis, sem comprometer o desempenho dos jogos.
Ritu Chowdhary, diretora de controle de qualidade da Ubisoft, afirmou: “Na Ubisoft, tornar o Chroma uma ferramenta de código aberto é um compromisso com o futuro — onde acessibilidade não é apenas uma funcionalidade, mas uma mentalidade. O design inclusivo eleva a experiência de todos os jogadores. Tenho um imenso orgulho da equipe de Controle de Qualidade na Índia, que liderou esse projeto com propósito, confiança e paixão.”
Com o Chroma, desenvolvedores podem identificar e corrigir decisões de design que não atendam às diretrizes de acessibilidade voltadas ao daltonismo. A ferramenta permite avaliar a acessibilidade de jogos de maneira mais rápida e abrangente do que nunca. Desde o desenvolvimento de jogos e design de interfaces até arte digital, desenvolvimento de software e filmmaking, o Chroma oferece aos profissionais a oportunidade de criar com precisão e empatia.
Jawad Shakil, Gerente de Projetos da área de Controle de Qualidade da Ubisoft, comentou: “O Chroma foi criado com um propósito claro — tornar a acessibilidade para daltonismo uma parte natural do processo criativo e de testes. A equipe superou desafios significativos durante o desenvolvimento, como questões de desempenho em tempo real e a escolha do algoritmo ideal para alimentar a ferramenta. Por meio da colaboração com especialistas em acessibilidade e ajustes baseados em feedbacks, foi possível criar uma solução sem lags ou imprecisões, tornando os testes de acessibilidade mais ágeis e eficientes. O Chroma é uma prova da inovação e dedicação da equipe, e já está transformando a forma como se pensa acessibilidade no design de games. Torná-lo open source é um orgulhoso passo rumo ao compartilhamento desse avanço com toda a comunidade.”
A partir de hoje, o Chroma está disponível como ferramenta de código aberto, e a Ubisoft convida desenvolvedores, profissionais de garantia de qualidade e controle de qualidade (QA/QC), artistas e defensores da acessibilidade de todo o mundo a utilizarem, aprimorarem e expandirem essa inovação.