Quem nunca ouviu falar que ar-condicionado gasta muita energia? Mas será que todo ar condicionado é vilão quando se trata de consumo de energia?
A LG, como marca líder em vendas de ar-condicionado no Brasil, está querendo desmistificar isso e para isso reuniu a imprensa justamente para mostrar, através de seus portfólio, que ar-condicionado não é tudo igual e que sim, há modelos de ares-condicionados econômicos.
André Pontes, Gerente de produtos de ar-condicionado residencial da LG, realizou uma detalhada apresentação técnica onde falou sobre os principais diferenciais dos produtos da marca e o que torna os modelos inverter a melhor opção em termos de eficiência energética. “Nossos produtos utilizam a máxima tecnologia e inovação, uma vez que sempre pensamos em atender às necessidades dos consumidores. Sabemos o quanto o custo da energia no Brasil é sensível ao consumidor, por isso apostamos em soluções que trazem uma maior eficiência energética”, afirmou Pontes.
Mas para não ficar só na teoria, a LG também preparou espaços de demonstração de cada um dos principais recursos de seus produtos, onde foi possível conferir na prática o funcionamento e os diferenciais dos produtos, como eu mostro no vídeo abaixo.
Foi possível ver, por exemplo, de forma clara a diferença entre a tecnologia inverter e um ar-condicionado convencional, que apesar de serem esteticamente parecidos e até ter potências semelhantes, contam com uma grande diferença na parte interna do aparelho. Enquanto num ar-condicionado convencional o compressor liga e desliga durante o funcionamento, nos modelos Inverter o compressor nunca desliga completamente. E aqui é que está o grande X da questão; quando ouvimos dizer que ar-condicionado consome muita energia, geralmente estão se referindo aos modelos convencionais, que neste liga e desliga do compressor para manter a temperada adequada, acaba consumindo muito mais energia.
Como no ar-condicionado Inverter o compressor está sempre funcionando, tendo apenas a velocidade diminuída quando necessário, ele acaba apresentando algumas vantagens importantes em relação ao modelo convencional. Graças ao compressor Dual Inverter, os modelos de ar-condicionado da LG são capazes de obter uma economia de até 70% de energia e uma refrigeração até 40% mais rápida, sendo a única marca do mercado a obter a chancela desses números através de uma certificadora internacional, a TUV Rheinland. Além disso, como ele não precisa desligar e está sempre funcionando, consegue adequar de forma muito mais rápida a temperatura do ar, o que significa maior estabilidade na temperatura.
Inclusive, durante o evento a LG apresentou um estudo interno que demonstra que os aparelhos de ar-condicionado Inverter da marca garantem até 55% mais estabilidade de temperatura em todo o ambiente em comparação com os aparelhos convencionais. No estudo foram montadas duas salas idênticas, com diversos sensores de temperatura. Em uma sala foi colocado um ar-condicionado convencional, enquanto na outra um ar-condicionado Dual Inverter da LG. Foi possível verificar assim que na sala onde estava o modelo convencional a temperatura ajustada para 23º chegou a oscilar a até 29º, enquanto na sala com o produto da LG a oscilação foi de apenas 1º, ficando entre 23º e 24º.
Modelos Inverter também possuem maior durabilidade, já que sua tecnologia além de evitar picos de energia, também diminui o desgaste do compressor, não é a toa que os compressores do aparelhos da LG contam com 10 anos de garantia.
E como se todas essas vantagens não fossem suficientes, um ar-condicionado Inverter também permite atingir muito mais rapidamente a temperatura desejada, e se apenas um rotor inverter promove este resfriamento rápido, a tecnologia Dual Inverter da LG promete ainda mais eficiência e estabilidade na refrigeração, sendo ainda mais rápido e estável do que um modelo Inverter comum, imagina então quando comparado à modelos convencionais.
Em outros espaços de demonstração do evento fomos apresentados à outros interessantes recursos dos ares-condicionados da LG, como a exclusiva tecnologia UV Nano. Os aparelhos são equipados com micro lâmpadas LED Ultravioletas que fazem o processo de esterilização interna do ar-condicionado, destruindo o DNA das micropartículas e eliminando-as. Este processo evita, ainda, a proliferação de vírus, bactérias, mofos e micropartículas. Uma das grandes vantagens é que diferente dos filtros de ar, os LEDs UV Nano nunca precisam de limpezas, trocas ou manutenção, desta forma mesmo sem o consumidor fazer nada ele sempre terá uma alta eficiência de purificação do ar em sua casa.
Outro ponto de destaque é a conectividade dos aparelhos da LG, que contam com Wi-Fi integrado e tecnologia ThinQ da marca, que permite controlar e monitorar o aparelho a qualquer momento e de qualquer lugar pelo smartphone. Além disso, através de parcerias globais com o Google Assistente e Amazon Alexa, também é possível comandar o aparelho por comandos de voz e até conectar o produto à outros dispositivos inteligentes, sendo possível assim a criação de cenários, como por exemplo, um modo cinema, que diminui a temperatura do ar, liga a TV e apaga a luz, ou um comando que ao chegar em casa ligue o ar-condicionado, comece a tocar música numa caixa de som e ligue as luzes da casa, dentre outras possibilidades.
LG recebe selo A do Inmetro para ar-condicionado
Pra finalizar, um ponto muito frisado durante o evento foi que a LG está recebendo antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em sua nova certificação IDRS, que reconhece a marca como especialista em economia de energia e máxima eficiência energética.
O novo Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS), foi criado pelo Inmetro para tornar a classificação de eficiência energética dos modelos de ar-condicionado mais precisa e rigorosa. Por isso, o Instituto introduziu uma nova métrica para o cálculo do índice de eficiência, no qual somente modelos com a tecnologia inverter são classificados com o selo A. A partir de 1º de janeiro de 2023, as marcas deverão fabricar ou importar apenas produtos que tenham a nova etiqueta com base na classificação IDRS que é muito mais precisa e realista para a obtenção da classificação A. Toda a linha de ar-condicionado residencial da LG foi renova para atender a nova regulamentação antes do prazo estabelecido pelo Inmetro.
Para André Pontes, gerente de produtos de ar-condicionado residencial da LG, o consumidor e a indústria saem ganhando diante dessa atualização. “Com a nova classificação energética do Inmetro, o consumidor, que já é exigente, priorizará os produtos mais eficientes. Com isso, a indústria seguirá inovando para trazer a melhor solução ao mercado”, afirma o executivo.
E como que o consumidor pode identificar essa nova classificação, ainda mais que os selos antigos são muito parecidos com os novos? A dica da LG é prestar atenção na parte inferior direita do selo, que apresenta um QR Code para acessar a base de produtos registrados no Instituto, facilitando o acesso para os consumidores no momento da compra. Desta forma, será mais fácil identificar qual aparelho gasta menos energia e possui a melhor eficiência. O novo selo reúne mais duas categorias na escala de classificação de eficiência, contemplando agora da letra “A” até a “F”.
Novos modelos
A linha LG Dual Inverter Voice UV Nano possui um portfólio completo, com modelos de 9.000 BTUs até 36.000 BTUs. Recentemente, a LG anunciou o lançamento dos modelos 15.000 BTUs, exclusivo no mercado, e 30.000 BTUs, aumentando ainda mais a variedade de produtos com diferentes capacidades para atender o consumidor.
“É muito importante trazer novas capacidades de refrigeração ao mercado para oferecer ao consumidor o poder de escolha de acordo com suas necessidades. Seja para atingir uma carga térmica adequada, atender à quantidade de pessoas e equipamentos eletrônicos do ambiente ou até mesmo se o cliente desejar um pouco mais de capacidade — neste caso, observamos uma lacuna a ser preenchida entre os modelos 12.000 a 18.000, e trouxemos as opções com 15.000 e 30.000 BTUs”, reforça André Pontes.