A mudança no sistema de classificação dos refrigeradores no Brasil já é uma realidade, que exigirá da indústria produtos mais econômicos seguindo os critérios estabelecidos pelo Inmetro. Os testes de laboratório começarão agora em setembro e levarão em conta regras mais rígidas, de acordo com as orientações das Nações Unidas para regulamentação em eficiência energética.
Os consumidores da Samsung, porém, não precisam se preocupar: a marca é a única no Brasil com ao menos um modelo nas principais categorias de geladeiras (Duplex, Duplex Inverse, French Door e Side by Side) que já atendem aos novos critérios. Na nova regra, resumidamente, três novos selos indicarão os refrigeradores mais eficientes. São eles: A+++ (eficiência de até 30% em relação à classificação atual A), A++ (20%), e A+ (10%). Importante: antes, 69%* dos refrigeradores do mercado estavam classificados como A, mas, com a nova mudança, apenas 18% dos produtos disponíveis contam com a classificação máxima A+++. Recentemente, a Samsung criou um conteúdo em vídeo dando todos os detalhes sobre o novo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e os diferenciais do portfólio de geladeiras da Samsung.
O portfólio da marca, um dos mais completos do segmento, conta com vários refrigeradores que correspondem à classificação mais alta, graças às tecnologias embarcadas nesses modelos, como a do compressor Digital Inverter, que faz menos ruídos e que pode economizar até 50% de energia.
“A antecipação da Samsung para atender aos principais critérios internacionais de eficiência na linha de geladeiras é um sinal da nossa preocupação com a redução do consumo de energia e outras iniciativas de sustentabilidade. Seguir esta tendência global é natural para uma marca que deseja dar aos consumidores a possibilidade de contar com o máximo de facilidade, mesmo usufruindo dos recursos mais avançados em tecnologia”, diz Helbert Oliveira, Diretor da Divisão de Eletrodomésticos da Samsung.