Você está protegido? Confira 8 dicas de cibersegurança para melhorar sua navegação

Com o aumento da dependência tecnológica e conectividade das pessoas e empresas, o número de ataques e ameaças cibernéticas cresceu. Só nas últimas semanas cerca de 50 milhões de usuários do Facebook tiveram suas contas expostas a hackers – fazendo o número de contas afetadas em um ano na plataforma chegar a 140 milhões. Em paralelo, o Google anunciou que está encerrando o serviço Google+ devido a um vazamento de informações de meio milhão de usuários.

Para minimamente reverter o cenário, os usuários estão se informando mais e buscando por ferramentas para proteger seu ciberespaço. Para ajudar, o CEO da Apura Cybersecurity Intelligence, Sandro Süffert, separou oito dicas básicas que os usuários podem fazer em casa para aumentar sua proteção online:

1 – Utilizar senhas diferentes em serviços diferentes. Uma senha grande, como por exemplo “gostoDEpizz4!”, é fácil de lembrar e melhor que uma senha curta e difícil de lembrar, como “i2kqwx”.

2 – Utilizar um aplicativo para armazenar as senhas de acesso a todos os serviços. Duas boas opções são o KeePasse o LastPass.

3 – Possuir um duplo fator de autenticação para acesso aos e-mails e outros serviços críticos, minimamente uma confirmação via SMS. A necessidade é alta, tendo em vista que hoje o e-mail é utilizado para resgatar a senha da maioria dos serviços.

4 – Não salvar o usuário e senha no navegador para os serviços mais críticos, como Internet Banking e e-mails.

5 – Utilizar um navegador mais seguro, como oChrome, e extensões de segurança como minerBlock e NoScript.

6 – Não deixar crianças e adolescentes navegarem no computador usado para acesso a sistemas empresariais (Webmail, VPN, Intranet, etc). O computador e o sistema da empresa podem ser expostos a malwarescom essa ação.

7 – Utilizar um antivírus que também detecte acesso a páginas fraudulentas, como o Kaspersky.

8 – Se certificar que o seu roteador doméstico está atualizado, com correção das últimas vulnerabilidades conhecidas, e não possui senhas padrão. Serviços interessantes para testar isto online é o Shields Upe o Router Checker.


Fonte: Apura Cybersecurity Intelligence

Considerada a maior referência do país em forense computacional, a Apura Cybersecurity Intelligence é especialista em desenvolver e representar ferramentas líderes em Segurança da Informação e Defesa Cibernética. Em agosto a empresa recebeu um aporte da Cedro Capital, com o qual será capaz de aprimorar e criar novas ferramentas próprias focadas em Resposta a Incidentes e Segurança na Nuvem, Dispositivos Móveis e IOT. Hoje, a Apura está presente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Escola DNC oferece 15 cursos gratuitos para quem busca transição de carreira

Um levantamento feito no início deste ano do LinkedIn mostrou que 60% dos profissionais brasileiros…

19 horas ago

Positivo aprimora experiência de usuários de tablets infantis com os novos modelos da linha Vision personalizados com Moana, Stitch e Mundo Bita

A Positivo, marca de computadores, smartphones e tablets da Positivo Tecnologia, acaba de lançar quatro…

22 horas ago

[Artigo] Os resultados do Ideb revelam como a tecnologia e a personalização podem ajudar a transformar realidades

Por Regina Silva A educação é, sem dúvida, o pilar fundamental para o desenvolvimento de…

23 horas ago

Brasil Game Show 2024 anuncia participação inédita da diretora criativa Ikumi Nakamura, fundadora do estúdio UNSEEN

A desenvolvedora de jogos e diretora criativa Ikumi Nakamura, que recentemente fundou o estúdio UNSEEN,…

1 dia ago

LG lança Monitor Gamer UltraGear OLED Curvo com tecnologia de ponta para jogadores de alto desempenho

Desenvolvido especialmente para os players e criadores de conteúdo que desejam alta performance e qualidade,…

1 dia ago

Ingram Micro Brasil passa a distribuir as soluções de segurança eletrônica, controle de acesso e biometria da Control iD

A Ingram Micro Brasil é a nova distribuidora da Control iD no mercado nacional. Com…

2 dias ago