WhatsApp Killers? Conheça cinco apps de mensagens que podem ser melhores e mais seguros que o WhatsApp

O recente escândalo de dados do Facebook, que culminou no fechamento da empresa Cambridge Analytica, é um lembrete de como grandes empresas de tecnologia veem seus dados como uma oportunidade de negócio. Discussões sobre mineração de dados e acesso a informações dos usuários estão motivando usuários a buscar outros aplicativos de mensagens que não tenham essas práticas, ainda mais após o CEO e co-fundador do WhatsApp e também membro do conselho do Facebook, Jan Koum, anunciar que sairia devido a divergências com a administração do Facebook sobre a privacidade dos dados dos usuários do WhatsApp e do enfraquecimento da criptografia. Para facilitar sua procura, listamos aqui cinco alternativas ao WhatsApp que podem ser mais seguras do que o WhatsApp, além de mais interessantes.

Wafer Messenger

Desenvolvido por uma startup de Luxemburgo, o Wafer Messanger foca na criatividade. Com este serviço, além de se expressar com texto, você também pode usar outros cinco tipos de mídia (desenhos, stickers, áudio, fotos e vídeo) em uma única mensagem. Outro ponto positivo é que, ao invés de tentar isolar sua base de usuários, como outros aplicativos de mensagens fazem, Wafer oferece suporte para aqueles que tentam contatar suas listas de contatos em outras plataformas.

Se o destinatário não tem Wafer baixado, o aplicativo criará um link seguro para ser enviado por SMS, e-mail ou qualquer outro aplicativo de conversas. Assim que a pessoa contatada clicar no link, ambos podem conversar pelo Wafer. Outra característica atraente da plataforma é o fato da qualidade de voz ser mais de dez vezes melhor do que outras plataformas, seja em mensagens de áudio ou em ligações.

Mais importante, a empresa recentemente deixou claro que acredita na “privacidade absoluta” de seus usuários, anunciando que é um dos poucos serviços de mensagens no mundo que deleta de forma automática e imediata as mensagens dos usuários de seus servidores, impossibilitando assim qualquer uso indevido. Até mesmo se o destinatário curtir o recado, favoritar, deletar ou responder, Wafer não mantém controle sobre as interações, que acontecem somente no aparelho do usuário. Se você está deixando de usar o WhatsApp, dê uma chance a este aplicativo rico em recursos e que é um dos novos apps de mensagens que cresce mais rápido no mundo, com mais de 600 mil usuários.

Telegram

Ideia do empresário russo Pavel Durov, o Telegram Messenger é conhecido por sua segurança robusta. Para evitar as solicitações de dados do governo, a empresa nem sequer revela a localização de seus escritórios. O Telegram permite que seus usuários enviem mensagens através das principais plataformas móveis e de computadores. O aplicativo também oferece serviço seguro de chamadas de voz. Mais de uma vez, o Telegram se recusou a distribuir dados para governos em todo o mundo. Como consequência, o Telegram foi parcialmente ou completamente bloqueado no Irã, Bahrein, Paquistão e Rússia.

Signal

A Signal tem suas raízes nos aplicativos para Android TextSecure e RedPhone, desenvolvidos pelos sistemas Whisper. O Twitter adquiriu a empresa e cancelou esses aplicativos, mas eventualmente um de seus criadores, Moxie Marlinspike, os ressuscitou como Signal. Esse app é conhecido pela criptografia robusta de ponta a ponta para mensagens e chamadas. A empresa alega que nem mesmo eles próprios podem ler suas mensagens ou ver suas chamadas. O ponto negativo é que o Signal não permite criar chats em grupo.

Wire

Wire Messenger é desenvolvido pela empresa suíça Wire. O aplicativo permite enviar mensagens de texto, compartilhar arquivos e fazer chamadas de voz e vídeo. Tudo isso é garantido por criptografia de ponta a ponta. A empresa alega que seu app está em conformidade com as leis europeias de privacidade. Wire até fez seu código aberto para que especialistas em segurança independentes possam revisá-lo. Ele possui um recurso interessante que permite que os usuários façam login com várias contas e alternem facilmente entre elas, ideal para separar seu bate-papo pessoal e profissional.

Cyphr

A Golden Frog, conhecida por seus produtos de segurança, entrou na área de mensagens com o Cyphr. É promovido como um aplicativo de mensagens de “conhecimento zero”. Isso significa que a empresa não pode ler, descriptografar ou compartilhar suas mensagens. A Cyphr afirma que em seu sistema de mensagens apenas você e seu amigo possam ler sua conversa. Construído com privacidade como foco, Cyphr não armazena seus dados de localização geográfica, endereço IP, plataforma do dispositivo, versão do aplicativo ou ID do dispositivo.

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

1 minuto ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago