Wi-Fi 6 vs Wi-Fi 5: ter um roteador com a nova tecnologia realmente faz diferença?

Assim como toda nova tecnologia, o Wi-Fi 6 apresenta diversas melhorias em relação ao seu antecessor, que ainda é o mais utilizado atualmente. Com vantagens em termos de velocidade, alcance, conexão, segurança e Inteligência Artificial, o novo padrão de internet traz um conjunto de recursos que oferecem benefícios para todos os cenários de uso do cotidiano. Considerando que os hábitos de consumo de internet demandam cada vez mais em termos de conectividade da rede doméstica, a diferença entre um roteador Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 fica cada vez mais expressiva — por isso a Huawei vem apostando no lançamento de roteadores que ofereçam a sexta geração.

A nova tecnologia traz muitas possibilidades e elimina problemas que as versões antigas apresentavam, elevando a experiência dos consumidores. Confira as três principais vantagens de possuir um roteador habilitado para Wi-Fi 6 em casa:

Wi-Fi 6 traz velocidade mais rápida em todos os cenários

A velocidade é um dos principais itens buscados pelos consumidores que pretendem comprar um novo roteador. Considerando a necessidade cada vez maior de uma boa conexão de rede, a ausência de um roteador com alta taxa de transmissão de dados pode resultar em uma rede congestionada e, consequentemente, lenta. Neste cenário, a presença de Wi-Fi 6 pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida dos consumidores.

Para que os usuários aproveitem toda a largura de banda que contratam, a Huawei aposta em roteadores Wi-Fi 6 como o HUAWEI Wi-Fi AX2 – que apresenta taxa de transmissão sem fio de até 1500 Mbps¹ – e Wi-Fi 6 Plus, como o HUAWEI Wi-Fi Mesh 3 e HUAWEI Wi-Fi AX3 Quad-core, que oferecem velocidade de até 3000 Mbps¹. Considerando os gostos e necessidades de cada cliente, os roteadores trazem diferentes desempenhos, design e recursos. 

HUAWEI WiFi Mesh 3

Maior capacidade do ponto de acesso

Com o desenvolvimento da tecnologia, um número crescente de dispositivos domésticos inteligentes e produtos eletrônicos estão sendo usados ​​nas casas e escritórios, que estão cada vez mais intrínsecos à nossa vida. No entanto, essa dependência pode vir acompanhada de frustração, caso o roteador seja sobrecarregado — o que é mais comum entre os aparelhos que suportam tecnologias Wi-Fi mais antigas.

O protocolo WiFi 6 Plus da Huawei resolve isso apresentando OFDMA (Multiplexação por Divisão de Frequências Ortogonais), que traz melhor eficiência de rede e reduz a latência da conectividade, evitando a lentidão. O OFDMA gerencia melhor a alocação de largura de banda, entendendo a carga de uso com base na demanda de cada dispositivo conectado para otimizar do Wi-Fi, em vez de deixar que os dispositivos concorram entre si por uma largura de banda limitada.

Essa solução, somada com tecnologia de ponta e algoritmos complexos, faz com que os roteadores Huawei consigam potencializar a banda larga e proporcionar a melhor conexão para cada situação, mesmo quando diversos dispositivos estão conectados simultaneamente — o HUAWEI WiFi AX3 Quad Core suporta até 128 conexões¹, enquanto o HUAWEI WiFi Mesh 3 sustenta mais de 250.

HUAWEI WiFi AX3

Sinal forte e área de cobertura

Um dos problemas de Wi-Fi mais enfrentados pelas famílias é o enfraquecimento do sinal à medida que se afastam do roteador. Além da distância, as paredes e sinais eletromagnéticos também interferem na conexão, causando instabilidade ​​que limitam os dispositivos e prejudicam a experiência de usuário — já que resultam em falhas nas chamadas de vídeo, jogos online e serviços de streaming, além de lentidão nas atividades do dia a dia.

Esses problemas podem ser evitados com roteadores Wi-Fi 6, que oferecem taxas de transferência significativamente maiores do que os que usam protocolos mais antigos. Indo além, os roteadores Huawei utilizam as diferentes frequências de bandas para expandir o alcance de sinal, além de contar com a tecnologia Harmony OS Mesh+, que permite a expansão da cobertura do Wi-Fi ao estabelecer uma rede única entre dois ou mais roteadores da Huawei, diminuindo a latência quando o usuário transita entre os pontos de conexão.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Roku chega a CCXP 2024 pelo terceiro ano consecutivo

O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…

1 hora ago

CCXP24: Warner Bros. Pictures anuncia exibição exclusiva de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a Spoiler Night

Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…

1 hora ago

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

3 horas ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago