Nos dias de hoje, com cada vez mais dispositivos com acesso à internet fazendo parte da vida doméstica, dispor de uma conexão de qualidade em todos os cômodos da casa se tornou algo fundamental para as famílias. Porém, nem sempre isso é possível com um roteador wireless convencional.
Ainda que o plano de dados contratado pelo consumidor seja de alta velocidade, é comum que algumas áreas das residências ainda sofram com instabilidade ou baixa qualidade de sinal. São as chamadas “zonas de sombra”, geradas por diversos fatores, incluindo desde interferências causadas por outros equipamentos eletrônicos até as próprias características físicas do ambiente, como tamanho, distribuição e até mesmo os materiais utilizados na construção, decoração e mobília do cômodo em questão.
Criado com o intuito de eliminar essas “zonas de sombra” e fornecer uma conexão sem fio ininterrupta e eficiente para toda casa, o sistema Wi-Fi Mesh permite ampliar a cobertura e dar mais estabilidade à rede. Segundo explica Alexandre Nogueira, Gerente de Vendas da Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede:
“O sistema Mesh é uma excelente alternativa para garantir alta qualidade de sinal em áreas de grandes dimensões. Essa tecnologia possibilita que os dispositivos da rede tenham velocidades mais rápidas e uma conexão mais confiável. Enquanto os roteadores convencionais transmitem Wi-Fi a partir de um único ponto, os sistemas Mesh têm vários pontos de acesso. Quando uma unidade se conecta ao modem, ela se torna a principal. As outras unidades (chamadas de ‘nós’ ou APs) capturam e retransmitem o sinal do roteador. O resultado é uma rede sem fio eficiente que fornece um sinal forte, onde quer que o usuário esteja”.
Com isso em mente, a Mercusys preparou o material abaixo, tirando algumas dúvidas sobre como funciona uma rede Wi-Fi Mesh e detalhando os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o cotidiano dos usuários. Confira:
Um sistema Wi-Fi Mesh funciona a partir de dois ou mais dispositivos (ou “nós”) compatíveis com a tecnologia Mesh, que formam uma rede unificada. Um dos nós deve estar conectado a um modem, enquanto os demais podem ser distribuídos pela casa, a fim de ampliar a cobertura do sinal de internet. Diferentemente dos roteadores tradicionais, esses nós fazem parte de uma mesma rede e compartilham a mesma senha e o mesmo SSID (“service set identifer” ou “identificador de conjunto de serviços”, termo técnico para a nomenclatura que identifica uma determinada conexão), o que simplifica tanto a configuração quanto a expansão dessa rede.
Conforme detalha Alexandre Nogueira, “todos os nós são essenciais para garantir um fornecimento eficiente de sinal Wi-Fi, já que cada um deles forma um ‘elo’ com os demais que compõem a malha do sistema Mesh, e até os nós mais afastados do roteador podem emitir um sinal forte. Um grande diferencial da tecnologia Mesh é que ela permite que os nós se comuniquem entre si para determinar a banda mais rápida para os dispositivos conectados, podendo, inclusive, redirecionar o tráfego, caso um dos pontos de acesso apresente falhas”.
Como já vimos, os roteadores convencionais têm um alcance limitado e, mesmo que a adição de um repetidor possa ajudar com esse problema, esse tipo de dispositivo, voltado para extensão de sinal, costuma priorizar a conectividade em detrimento da velocidade, podendo comprometer a rapidez da internet. O Wi-Fi Mesh oferece o melhor dos dois mundos, proporcionando tanto velocidades poderosas quanto conectividade de longo alcance.
De acordo com o especialista da Mercusys: “com um roteador Wi-Fi Mesh, o usuário não precisa trocar de rede à medida que se desloca pela casa, podendo permanecer conectado a uma única rede robusta, em qualquer que seja o cômodo ou ambiente. Além disso, a maioria dos roteadores Mesh no mercado é de fácil configuração e gerenciamento, permitindo que o cliente desfrute de uma experiência de conectividade eficaz e, ao mesmo tempo, descomplicada”.
“Equipado com roaming contínuo, o kit Halo H30G conecta automaticamente os dispositivos da casa à sua unidade mais rápida, proporcionando uma experiência de rede eficiente e poderosa e evitando quedas repentinas de sinal, ou lentidão na conexão, enquanto o usuário transita entre diferentes ambientes. Graças aos seus amplificadores e receptores de sinal projetados, o Halo H30G aumenta significativamente a potência de transmissão, além capturar o sinal com mais rapidez, tornando-o mais forte e ampliando seu alcance”, destaca Nogueira.
Cada unidade do H30G conta com Wi-Fi dual-band e oferece velocidades combinadas de até 1,3 Gbps, além de suporte para até 100 dispositivos. Com o recurso MU-MIMO, o sistema de roteadores Halo mantém smartphones, computadores e demais dispositivos inteligentes conectados simultaneamente e operando com desempenho máximo. Já a tecnologia Beamforming é responsável por detectar todos os aparelhos conectados, mesmo os mais distantes ou de baixa potência, e concentrar neles a força do sinal Wi-Fi, a fim de tornar sua conexão mais estável e eficaz.
A espera pelos detalhes de lançamento do primeiro PC portátil da TecToy acabou! A Zeenix,…
A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…