Ao pesquisar um assunto na internet, é comum que a primeira opção de mecanismo de busca seja o Google. Com a crescente de conteúdos distribuídos em audiovisual e a praticidade com a qual podem ser consumidos – afinal, quem nunca colocou um conteúdo para ouvir enquanto respondia e-mails ou lavava a louça? – o Youtube ganha destaque como o segundo mecanismo de pesquisa mais usado na internet chegando a mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.
Com o avanço da pandemia e as medidas de isolamento social, o uso da internet aumentou consideravelmente. Em casa, acompanhados de nossos smartphones e notebooks, estar conectado se tornou ainda mais parte de nossas rotinas. Além disso, as buscas por conteúdos sobre bem-estar pessoal e condicionamento físico ganharam destaque nesse período.
Dados do Youtube apontam que as pesquisas por vídeos que continham o termo “home office” no título aumentaram em 210%, em março de 2020 – nessa época, ninguém tinha ideia como seria trabalhar de casa. As visualizações de vídeos sobre “treino em casa” subiram 515% no mesmo período. Já os vídeos com as palavras “fazer algo em casa”, obtiveram uma crescente de 700% em uploads diários, mostrando que muita gente buscou ajuda dos internautas para se movimentar e não cair no tédio.
Como mecanismo de pesquisa, o YouTube trabalha com algoritmos de ranqueamento que impactam a visibilidade orgânica dos vídeos. A Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, em parceria com a Tubics, realizou uma pesquisa com técnicas de machine learning analisando 1.500 palavras-chave para desvendar o algoritmo de ranqueamento do Youtube. Explorando os resultados, foi possível identificar alguns padrões entre os fatores que afetam a visibilidade dos vídeos.
Assinantes: Embora a maioria dos resultados de pesquisa no YouTube venha dos canais com o maior número de assinantes, 18% dos vídeos apresentados foram de canais com menos de 1.000 inscritos, o que demonstra que canais pequenos podem estar entre os 10 principais resultados de pesquisa.
Visualizações: Um vídeo do YouTube na segunda posição de ranqueamento tem, em média, 74% menos chance de ser visualizado do que um vídeo na primeira posição. Entretanto, a probabilidade de visualização da segunda posição é maior se o vídeo possuir menor tempo de duração do que a primeira posição.
Curtidas: Vídeos na segunda posição nos resultados de pesquisa do YouTube têm em média 72% menos curtidas do que vídeos na primeira posição. Esse insight contém um fator intrigante: o vídeo pode estar no topo por ter mais curtidas, ou ter recebido mais curtidas por estar no topo.
Comentários: Se um vídeo receber mais visualizações, é mais provável que receba mais comentários. De acordo com a Semrush, há uma correlação de 99,9%, em que a média do número de comentários foi de 259.
Duração do vídeo: Quase metade de todos os vídeos que chegam aos 10 melhores resultados de pesquisa no YouTube têm de 3 a 5 minutos de duração. Em seguida, estão os vídeos de 1 a 3 ou 5 a 10 minutos de duração.
Títulos e descrições: 54% de todos os vídeos analisados apontam a média de 8 palavras no título. Com relação a descrição, 31% dos vídeos de melhor desempenho apresentam entre 11 a 30 palavras na descrição. E 30% das descrições de vídeos mencionam a palavra-chave do conteúdo.
Links e hashtags: O número médio de links na descrição dos vídeos é 3, assim como o número de tags exibidas pelo Youtube. 36% dos vídeos ranqueados na primeira posição possuem hashtags. A partir da posição dois, o uso de hashtag cai para 24%.
Conhecendo todos esses dados sobre SEO para Youtube, agora você está equipado para iniciar a jornada de otimização do seu canal e se tornar um influenciador na plataforma. Confira a seguir, um checklist com 6 dicas da Semrush para melhor ranquear seus vídeos no Youtube:
• Não fique desencorajado pelo tamanho do canal da concorrência. Concentre-se na criação de vídeos de qualidade e que atendam à busca do usuário.
• Coloque a criatividade para trabalhar na hora de elaborar os títulos para que o público se sinta motivado a clicar e acessar seu conteúdo.
• Lembre-se sempre de incluir uma descrição elaborada e atraente para o seu vídeo, independente da duração que ela tenha.
• É importante se certificar de que o conteúdo que você envia para o Youtube incentiva o engajamento dos usuários, apresentando uma introdução e conclusão motivadores.
• Depois de publicar seu vídeo no Youtube, compartilhe o conteúdo em outros canais de mídia social (Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest) e faça com que ele alcance mais pessoas.
• Aproveite o poder das tags e hashtags e use ao seu favor as palavras-chaves para impulsionar o seu canal.
Extra: Aproveite as vantagens das ferramentas gratuitas e extensões do Chrome, como Vídeo Rank Tracker e vidIQ, que podem te ajudar no monitoramento de ranqueamentos do YouTube, análises da plataforma, pesquisa de concorrentes e muito mais.
A Semrush é uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas globalmente executem otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitiva e obtenha resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush é líder em oferecer ideias e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. A Semrush, com mais de 67.000 clientes, está sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Dallas, Praga, São Petersburgo, Varsóvia e Limassol.