O trabalho das organizações jornalísticas confiáveis nunca foi tão importante – sobretudo nos dias de hoje, quando é preciso ajudar os usuários a navegar por todas as informações disponíveis na internet.
Em março, o Google lançou o Google News Initiative (GNI) com o objetivo de ajudar o jornalismo a prosperar na era digital. Agora, a empresa anuncia novas medidas dentro da GNI, fruto de meses de trabalho para melhorar a experiência com jornalismo no YouTube, com investimentos de até 25 milhões de dólares, com parte deste montante destinado ao Brasil:
- Especialistas: um grupo de trabalho que reúne organizações de imprensa e especialistas de todo o mundo foi criado, com o objetivo de pensar no futuro das notícias no YouTube. Esse grupo vai nos ajudar a desenvolver novos recursos em produtos, melhorando a experiência do público e enfrentando desafios existentes. Dentre os primeiros integrantes do grupo estão organizações de imprensa como Jovem Pan (Brasil), Vox, Fox News, TEGNA (Estados Unidos) e India Today (Índia). Novos parceiros serão incluídos à medida que o grupo começar a se reunir nas próximas semanas.
- Financiamento para Inovação: Será oferecido financiamento em cerca de 20 mercados globais, com o objetivo de apoiar organizações de imprensa na construção de operações sustentáveis de notícias em vídeo. Vídeos online podem ser um negócio complexo e desafiador, que exige investimento e está em constante mudança. Por isso, essas “bolsas” serão oferecidas a organizações de todos os tipos, com base num sistema de seleção das propostas inscritas. Os recursos vão ajudar esses parceiros a desenvolver habilidades, treinar equipes sobre as melhores práticas da produção de vídeos online, aprimorar estúdios e locais e criar formatos otimizados para vídeos na internet.
- Apoio: Uma nova equipe está sendo criada, dedicada especialmente a novos publishers. O objetivo é dar acesso a especialistas capazes de ajudar esses publishers a aprimorar o trabalho com vídeo. Os integrantes do novo grupo estarão espalhados pelo mundo, apoiando e orientando sobre melhores práticas e formatos ideais, ajudando a desenvolver um público espectador, as operações da plataforma de vídeo no dia-a-dia e a fazer integrações técnicas mais sofisticadas.
Veículos e organizações jornalísticas interessados em mais informações sobre essas iniciativas podem se inscrever aqui.
Mais espaço para notícias importantes e de última hora
Para facilitar a vida do usuário que busca notícias confiáveis, a área Top News destaca, no resultado das buscas, vídeos de fontes jornalísticas. Assim que surge uma notícia importante, área Notícia Urgente ressalta, já na primeira página, vídeos produzidos por organizações de imprensa.
As áreas Top News e Notícia Urgente estão sendo lançados hoje em 17 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Japão, Índia, México, África do Sul, Nigéria e outros. Ao longo dos próximos meses, a empresa pretende dobrar o número de países com esses recursos disponíveis.
O Google afirma acreditar que cada usuário deve ter a liberdade de escolher e analisar como quiser as informações que recebe. Garantem ter a responsabilidade de oferecer contexto sobre as notícias e garantir ferramentas que ajudem o público a ter acesso a informações de diferentes fontes, dentro do próprio YouTube. Pensando nisso, novos recursos foram lançado, que continuarão evoluindo nos próximos meses:
Mais fontes de informação nas buscas e vídeos
A partir de agora os usuários vão começar a ver informações de outras fontes, como Wikipédia e Enciclopédia Britânica, além de vídeos sobre alguns assuntos históricos e científicos já consagrados, que costumam ser alvo de boatos ou informações enganosas (como a chegada do homem a lua, a cidadania americana do ex-presidente americano Barack Obama ou o atentado em Oklahoma City).
Acesso fácil a informações confiáveis
Para possibilitar que os usuários tenham acesso fácil e simples a informações confiáveis, o YouTube assume a responsabilidade de destacar as fontes com maior credibilidade. Por isso, têm investido bastante em novos recursos para seus produtos:
Mais fontes e mais contexto para compreender acontecimentos importantes
Quando surge uma notícia importante e de última hora, o processo de apurar informações, produzir e publicar vídeos de alta qualidade leva algum tempo. Por isso, nas próximas semanas pequenos trechos de artigos de organizações jornalísticas começarão a ser exibidos nos resultados da busca do YouTube nas primeiras horas que se sucedem a uma notícia importante, com links para o texto completo. Esses trechos virão acompanhados de um lembrete informando que as notícias podem mudar e evoluir rapidamente.
Mais notícias regionais em evidência – começando pelos Estados Unidos
Muita gente quer ver, valoriza e confia em notícias da região. Durante acontecimentos importantes e inesperados, muitas vezes os jornalistas locais são os primeiros a chegar ao fato e mostrar o desdobramento dos acontecimentos. Assim, começará a ser testado no aplicativo do YouTube para TVs os recursos que destacam notícias locais produzidas em 25 regiões dos Estados Unidos. Com isso, fica mais fácil assistir a notícias regionais na TV da própria casa – tela cujo uso cresce mais rápido. A meta é expandir esse recurso para dezenas de outros mercados.
O compromisso do Google é trabalhar junto com a comunidade jornalística para construir um ambiente sustentável para notícias em vídeo, criadas por órgãos de imprensa. A empresa reconhece que há muito a fazer, mas garantem estar animados com a perspectiva de oferecer uma experiência ainda melhor aos usuários que acessam o YouTube todos os dias, em busca de conhecimento e informações de fontes variadas sobre os acontecimentos do mundo.