Criação de aplicativos empresariais com o App Maker

É fácil se acostumar a fazer as coisas de uma determinada maneira. Isso pode ser bom se estiver se preparando para a Copa, onde a prática, a repetição e a rotina podem fazer de você um campeão. Mas se for como o restante de nós, que depende de determinados processos para realizar tarefas no trabalho, como orçamentos ou despesas de arquivamento, “confiar no processo” nem sempre será recompensador.

O Google disponibiliza o App Maker para ajudar as empresas a repensarem o funcionamento de suas equipes. Ele é o ambiente de desenvolvimento do G Suite, que facilita a criação de aplicativos personalizados para acelerar os fluxos de trabalho e melhorar os processos.

Aplicativos para preencher lacunas de negócios

Os analistas estimam que o aplicativo para dispositivos móveis personalizado pode economizar 7,5 horas por semana para cada funcionário (ou seja, mais de uma semana de intervalos para o almoço!). No entanto, poucas empresas têm os meios, muito menos os recursos, para investir tempo e esforço na criação de aplicativos personalizados. Por quê? Como seu orçamento de TI se concentra em grandes aplicativos corporativos, como CRM, ERP e SCM e outras prioridades, a atenção dos executivos de TI se concentra na segurança e na governança.

O App Maker foi criado para permitir que suas equipes criem apps para os trabalhos que esses aplicativos maiores não contemplam. Com o App Maker, é possível renovar os processos da empresa, como solicitar pedidos ou arquivar e resolver tickets do suporte técnico, como se você mesmo tivesse projetado e criado esses processos.

Acreditamos que o App Maker ajudará as equipes a desenvolverem aplicativos que deem conta de tarefas diárias, como solicitar ordens de compra ou acelerar o fluxo de trabalho comercial diário”, afirma Geva Rechav, gerente de produto do App Maker.

A Electronic Arts (EA), empresa global de software de entretenimento interativo que faz jogos e etc., é um bom exemplo de como o App Maker é útil. Para criar muitos de seus jogos, a EA precisa ocasionalmente alocar recursos de pessoal para diferentes projetos – seja um designer necessário em um novo projeto de jogo ou um consultor de RH para aconselhar sobre a criação de um estúdio. O departamento de TI da EA usou o App Maker para criar um aplicativo personalizado para simplificar o fornecimento de capital humano.

O App Maker nos permite criar rapidamente um aplicativo que monitora detalhadamente as solicitações de alocação de recursos de talentos”, afirma Peter McAuley, diretor de TI da EA. “Nosso aplicativo personalizado também calcula e fornece gerenciamento com uma visão da utilização total de recursos por mês, algo que sempre foi mais uma tarefa a ser montada manualmente”.

Nos últimos meses, trabalhamos em estreita colaboração com clientes e parceiros em todo o mundo, incluindo EA, Colgate-Palmolive, SADA Systems e muitos outros, para criar aplicativos que atendam necessidades comerciais específicas.

Novo e poderoso modelo de banco de dados e governança

Desde o lançamento do App Maker no programa Early Adopter, o Google Cloud fez alterações e adicionou novos recursos e melhorias para torná-lo ainda mais útil.

  • Aberto: o App Maker agora oferece suporte integrado ao Cloud SQL (conta do Google Cloud necessária), oferecendo alto desempenho, escalabilidade e conveniência. Ele também suporta o modelo “Traga seu Próprio Banco de Dados” (BYODB), permitindo que você o conecte ao seu próprio banco de dados usando JDBC (Java Database Connectivity) ou uma API REST (Representational State Transfer).
  • Rápido: modelos responsivos, amostras, design de interface do usuário que permite arrastar e soltar, além de modelagem de dados declarativa, facilitam para os desenvolvedores de TI ou qualquer pessoa que queira automatizar o trabalho, projetar e criar aplicativos ainda mais rapidamente.
  • Conectado: seja no Gmail, no Google Agenda ou no Planilhas Google, o App Maker facilita a conexão com os dados e serviços que você precisa, tudo isso ao mesmo tempo em que torna seus aplicativos mais poderosos. Além disso, é possível usar o Script do Google Apps para acessar mais de 40 serviços do Google, do Google Cloud Platform e outros serviços de terceiros que oferecem suporte a JDBC e REST.
  • Gerenciados: agora, os administradores do G Suite têm visibilidade sobre os aplicativos em execução em sua organização, incluindo proprietários, métricas de uso e permissões de OAuth. Os controles de lista de permissões do OAuth expandidos significam que os administradores também poderão impedir que os aplicativos sejam executados sem a aprovação deles.

O App Maker agora está disponível para todos os clientes do G Suite Business e Enterprise, bem como para os clientes do G Suite for Education. Veja como começar com a documentação e este codelab.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.