IA generativa, o futuro do trabalho e aprendizado: Coursera realiza evento em parceria com o Google em São Paulo

Em uma colaboração inovadora, Coursera e o Google promoveram um evento muito interessante para debater o futuro do trabalho no Brasil e no mundo e a importância da constante capacitação e aprendizado impulsionado pela revolução da Inteligência Artificial (IA), sob o tema “Desbloqueando Oportunidades de Aprendizado e Carreira no Brasil”. 

O CEO do Coursera, Jeff Maggioncalda, destacou a influência crescente da IA generativa, que está redefinindo as dinâmicas de profissões. Durante sua apresentação, Maggioncalda apresentou dados e estudos que ilustram como a IA generativa está prestes a transformar o futuro das carreiras, com previsões que apontam mudanças iminentes.

O evento também proporcionou uma visão aprofundada do ecossistema educacional do Coursera, mostrando um notável aumento no número de estudantes, especialmente no Brasil. O CEO enfatizou a importância da capacitação em tecnologias emergentes, salientando que o mercado de trabalho está ávido por profissionais nesse contexto.

Como as tecnologias digitais podem gerar um aumento de até $ 1.3 trilhão de aumento no impacto anual até 2030 na América Latina, a Coursera pretende preencher a lacuna de habilidades digitais no Brasil e equipar os alunos de todo o país com as habilidades exigidas. De acordo com o  Relatório de Resultados do Estudante 2023, 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios profissionais e 96% relataram benefícios pessoais ao aprender na Coursera. 

@yrcamargo Olha só essa dica, que legal. No endereço www.coursera.org/promo/BR-MT-2023 é possível ter acesso a 5 cursos gratuitos na Coursera. #coursera #google #IA #Tecnologia #ChatGPT #educação #futuro #carreira #capacitação @Coursera @Google @Google Brasil ♬ Paradise – Ben Fox

4 mil cursos traduzidos para o português

A tradução de cursos ganhou destaque, com Maggioncalda demonstrando como a IA e o Machine Learning estão impulsionando esse processo. Atualmente, 4.000 cursos já foram traduzidos para o português no Brasil, com planos para expansão ainda maior, já que além da tradução dos textos do conteúdo, como acontece atualmente, em breve será possível a tradução do áudio dos vídeos também.

Cursos importantes como The Science of Well-Being da Universidade de Yale, AI for Everyone da DeepLearning.AI e Programming for Everybody da Universidade de Michigan, que até recentemente estavam disponíveis apenas em inglês, agora estão acessíveis a qualquer pessoa que fale português.

“Nossa missão é criar acesso igualitário à aprendizagem de classe mundial à medida que utilizamos o poder da IA ​​para preencher a lacuna linguística para milhões de pessoas em todo o país. Com mais de 4 mil cursos traduzidos por IA, agora disponíveis em português, os alunos no Brasil ganham acesso sem precedentes aos melhores educadores do mundo para desenvolver habilidades para o futuro digital” afirma Maggioncalda.

Certificados Profissionais Google na Coursera

O Brasil tem testemunhando uma demanda significativa por conhecimento que prepare para empregos digitais de alta demanda, e é por isso que o Google, parceiro da Coursera, lançou uma importante iniciativa. Na plataforma, o Google oferece certificados de carreira projetados para preparar alunos com habilidades práticas para o trabalho. Este programa ajuda a impulsionar a mobilidade econômica inclusiva e equitativa, permitindo que os alunos obtenham empregos iniciais bem remunerados, levando a carreiras de sucesso. Também contribui para os esforços locais para combater o desemprego.

A Diretora de Marketing Latam do Google, Maia Mau, também participou do evento, compartilhando insights sobre os certificados profissionais  do Google, destacando os cursos disponíveis na Coursera e a notável progressão de carreiras dos profissionais que obtiveram as certificações profissionais do Google.

Maia Mau falou ainda sobre a importância de iniciativas de impacto social para criar mais oportunidades para alunos brasileiros em situação de vulnerabilidade, principalmente mulheres.

Desde junho de 2022, o Google já disponibilizou mais de 150 mil bolsas de estudo no Brasil. Das bolsas anunciadas no início deste ano, a empresa ainda aceita inscrições por meio de seu parceiro distribuidor, Bettha. Cerca de 10 mil bolsas ainda estão abertas e os futuros alunos podem se inscrever no link goo.gle/bolsasbettha. Essas bolsas oferecem acesso gratuito ao certificados Google Career, em áreas como Suporte de TI, Análise de Dados Analytics, Gerenciamento de Projetos, User Design de Experiência do Usuário, e Marketing Digital e E-commerce , ampliando as oportunidades para alunos brasileiros na economia digital. No país, 91% dos alunos que concluem a certificação conseguem alguma forma de progressão na carreira (aumento, promoção, novo emprego) em até seis meses após a formatura.

“O programa de bolsas Google Career Certificates faz parte do conjunto de ações e compromissos da Google para colaborar com empresas, governos e sociedade no enfrentamento de desafios críticos para seu desenvolvimento social e econômico. A Coursera é fundamental nisso e nos ajuda a democratizar o acesso a esses cursos e a impactar positivamente diversos grupos da nossa população”, diz Maia Mau, Diretora de Marketing do Google Brasil.

Insights do IFC Report: “Mulheres e o Ensino Online em Mercados Emergentes”

Aumentar o acesso à educação online para mulheres pode melhorar suas oportunidades econômicas e ajudá-las a desenvolver novas habilidades e a entrar em novas carreiras, de acordo com um relatório produzido pela Coursera em conjunto com a Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo do Banco Mundial. De acordo com o estudo, 40% das mulheres que aprendem online produzem ganhos para a economia e podem agregar até US $14 bilhões em valor à educação online globalmente até 2026.

Este novo relatório intitulado “Mulheres e o Ensino Online em Mercados Emergentes“, desenvolvido em parceria com a plataforma global de aprendizado online Coursera e a Comissão Europeia, analisa os dados do Coursera para quantificar a participação das mulheres no aprendizado online, identificar barreiras para uma maior participação e oferecer recomendações para os setores público e privado para melhorar as oportunidades e resultados ao longo da vida para as mulheres.

Nicole Amaral, líder de transformação de habilidades para a América Latina e o Caribe no Coursera, afirma: “Nosso estudo mostrou que dar às mulheres acesso aprimorado ao treinamento online pode criar novas perspectivas de carreira e tornar a força de trabalho mais diversificada e competitiva. Isso, por sua vez, pode potencialmente resultar em novas vagas de emprego e crescimento econômico no Brasil. Esperamos que nossa pesquisa estimule governos, empresas e líderes acadêmicos a agir e que líderes introduzam iniciativas que possam ajudar a combater alguns dos principais problemas enfrentados pelas mulheres no Brasil, como acesso gratuito à banda larga, opções de educação continuada mais flexíveis e mais oportunidades de emprego”.

No Brasil, o acesso à educação é fundamental para impulsionar melhores condições socioeconômicas. Um relatório do Banco Mundial aponta que no país ter um diploma universitário (em comparação com apenas ter completado o Ensino Médio) significa, em média, um salário 125% mais alto. Da mesma forma, um estudo da ANPEC aponta que quem conclui um curso profissionalizante de nível básico ganha, em média, 37% a mais do que quem não fez.

O estudo se baseia em dados de usuários de quase 97 milhões de alunos do Coursera em mais de 190 países, pesquisas com cerca de 10 mil alunos globais e entrevistas com mais de 70 alunos globais e especialistas do setor. 

Coursera Coach e Plug-in Coursera ChatGPT

O Coursera Coach (beta – Coursera Plus subscribers) é um assistente de aprendizagem virtual generativo alimentado por IA que fornece feedback personalizado, responde a perguntas e resume palestras e recursos em vídeo. O coach também apoiará os alunos com interação no idioma local.

Já o plug-in Coursera ChatGPT fornece descoberta personalizada aprimorada em todo o catálogo da Coursera, permitindo que os usuários do GPT-4 obtenham rapidamente recomendações de conteúdo e credenciais para ajudá-los a desenvolver habilidades em um determinado assunto ou área de carreira.

Coursera Course Builder

Jeff Maggioncalda apresentou também o Coursera Course Builder. Com base em instruções em linguagem natural de autores humanos, a ferramenta de criação de cursos com tecnologia de IA gerará conteúdo automaticamente, incluindo estrutura do curso, descrições, leituras, tarefas e glossários.

Empresas e universidades também poderão usar esse recurso, usando seus especialistas internos para produzir cursos personalizados e combiná-los com conteúdo recomendado de parceiros participantes da Coursera. O recurso atualmente tem sido testado com clientes selecionados.

Coursera continua a crescer no Brasil

No Brasil, 4,8 milhões de alunos se cadastraram no Coursera, com um crescimento de 23% ano a ano. A idade média desses alunos é de 34 anos e 46% são mulheres. Quase metade (48%) desses alunos também acessam o Coursera por meio de seus dispositivos móveis. Na América Latina, o número de alunos matriculados totaliza 20,8 milhões, com crescimento de 16% em relação ao ano anterior. A idade média é de 33 anos e 49% são mulheres. A taxa dos que acessam a plataforma por meio de seus dispositivos móveis é de 9%.

No quarto trimestre de 2022, 91 mil novos alunos aderiram à plataforma, com um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. De todas as matrículas no quarto trimestre, 222 mil foram de mulheres, o que representa 41% do total de matrículas. Na América Latina, 920 mil matrículas foram de mulheres, o que representa 44% do total. O número total de matrículas em cursos no acumulado do ano é de 972 mil e o número de matrículas em cursos no acumulado anual na América Latina é de 4,5 milhões.

A Coursera também expande sua presença no país para atender mais de 110 clientes empresariais, à medida que instituições em todo o Brasil adotam o aprendizado online para equipar sua força de trabalho e alunos com habilidades digitais. Com mais de 7 milhões de inscrições na plataforma, o Brasil é o 2º maior mercado para a Coursera na região LATAM.

“A ascensão do Brasil como um dos principais destinos de TI ressalta a necessidade de expandir as oportunidades educacionais e alavancar uma grande força de trabalho digitalmente qualificada”, diz o CEO.

A Coursera ampliou significativamente sua presença no país, atendendo hoje mais de 110 clientes empresariais, incluindo instituições como Porto Seguro, LWART, BRF, CPQD, ESEG Faculdade do Grupo Etapa, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidades Federais de São Paulo, O Governo Do Estado Do Espírito Santo e muitos outros.

Como parte das novidades apresentadas no evento, a Coursera também oferece acesso gratuito aos 5 cursos mais populares do Brasil para que qualquer aluno possa experimentar o catálogo do idioma local.


Apple. Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.