Review do Combo 8050T da Rapoo | Teclado e Mouse sem fio

Combo 8050T da Rapoo

R$ 247,40
8.4

Design

7.5/10

Conectividade

8.5/10

Desempenho

8.5/10

Autonomia/Pilhas

9.0/10

Pros

  • É possível conectar até 4 dispositivos ao mesmo tempo
  • Alternância entre dispositivos conectados fácil e prática
  • Tecla volume tipo scroll muito prática
  • 5 anos de garantia

Cons

  • Pilha do mouse não tem durado muito
  • Não tem LEDs indicativos de Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock
  • Às vezes perde a conexão do nada

Fundada em 2002 na China, a Rapoo é uma das três maiores fabricantes de periféricos no mundo, marcando presença em quase todo o globo. A marca foi a primeira a introduzir equipamentos sem fio usando a banda de frequência de 2,4 GHz e posteriormente a conexão 5GHz.

Em 2020, a empresa buscava por um parceiro no Brasil e encontrou na Multilaser, que enxergou na parceria a oportunidade de oferecer ao mercado nacional tecnologia de ponta a preços competitivos.

Assim, desde janeiro de 2021 os produtos da Rapoo começaram a ser comercializados no Brasil exclusivamente pela Multilaser, com o objetivo de atuar ao lado dos grandes players deste mercado e a missão de estar entre as cinco maiores marcas de seu segmento no país.

Um dos produtos que já está sendo comercializado é o combo 8050T, que inclui teclado e mouse sem fio. No lançamento oficial da parceria eu recebi como brinde o combo, que tive a oportunidade de testar desde então e agora estou aqui para compartilhar minhas impressões.

O combo Rapoo vem numa caixa onde além do teclado e do mouse temos um nano receptor 2.4 GHz, pilhas e um manual de instruções. Aliás, já adianto que é preciso um pouco de paciência e atenção para entender este manual de instruções, que não é dos mais amigáveis, com letras miúdas, diversas línguas e informações que às vezes não são tão claras. Felizmente a instalação, configuração e uso do teclado e mouse é simples, não exigindo tanto esforço para se entender as informações do manual.

O mouse possui um design clássico, simples, até porque a linha de periféricos Rapoo é voltada para uso mais corporativo mesmo, no trabalho, principalmente neste momento em que tantas empresas têm partido para o trabalho remoto.

Na parte superior, temos os tradicionais botões direito e esquerdo, a roda de deslocamento (scroll), que também funciona como um botão, e o logo da Rapoo. Na parte inferior estão os botões para ligar e desligar, o botão Bluetooth e o LED de status, além do compartimento para 1 pilha AA e para guardar o receptor 2.4 GHz, seja para transporte ou quando seu uso não for necessário.

Seu uso é bem confortável, devido a um bom desenho ergonômico e tamanho, que se encaixa muito bem na mão. Gostei também que as laterais não são retas, proporcionando um encaixe natural para os dados, que favorecem muito a pegada.

O teclado também tem um design bem simples, porém se diferencia pelo formato clássico por conta de seu tamanho compacto, medindo 37,5 x 14,5 cm e 1,9 cm de altura, sem contar os pés abertos, ou seja, ele também é fino, contando com teclas do tipo ‘chiclete’, o que deixa a altura do teclado bem baixa. Aliás, suas teclas são leves e macias ao digitar, proporcionando fluidez e conforto no uso e mesmo com o design mais compacto, não achei as teclas tão pequenas, com exceção das teclas de navegação, principalmente as setas cima e baixo, que foram alocadas uma sobre a outra no espaço de uma só tecla. O tamanho compacto acaba colaborando para quem deseja uma maior mobilidade, já que é muito fácil colocá-lo numa mochila ou bolsa que não seja muito grande, junto com um notebook ou até para uso com smartphones ou tablets.

As bordas laterais são arredondadas, assim como suas pontas. Na parte superior, à esquerda se localizam os botões multimídia e de pesquisa, enquanto na parte superior direita há apenas um discreto LED, e nada mais. Aqui, alguns pontos de atenção se destacam; um é a tecla de volume multimídia, que é na verdade uma barra de rolagem, o que eu achei muito prático e fácil de usar. O botão de pesquisa também é uma boa, assim como as outras teclas multimídia também presentes no teclado, além da tecla de atalho para a calculadora, localizada logo acima do teclado numérico. Por outro lado, senti falta de LEDs indicativos para as funções Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock, algo tão tradicional em qualquer teclado, mas ausentes neste modelo.

Como um modelo simples e básico, também não há nenhum tipo de retro iluminação também.


A conectividade do teclado e do mouse da Rapoo é simples e rápida. É possível conectá-los diretamente via Bluetooth ou utilizando o nano receptor 2.4 GHz que acompanha o combo e facilita a conexão para quem não possui Bluetooth no computador.

É possível usar o combo Rapoo em PCs e notebooks com Windows, Mac ou Chrome OS, assim como em smartphones e tablets com o sistema operacional Android. No meu caso cheguei a testar o dispositivo em um PC e notebooks com Windows 10 e num smartphone Android da Samsung.

Para parear o teclado para uso via Bluetooth basta segurar a tecla FN + a tecla Bluetooth correspondente ao aparelho a ser conectado, sendo de 1 a 3. O LED do teclado do vai piscar lentamente, indicando o modo de pareamento, bastando então concluir o processo no aparelho a ser conectado.

Já para conectar o mouse basta, primeiramente, selecionar o canal do Bluetooth, no caso são dois, sendo que a cada clique no botão BT na parte inferior ele alterna os canais: Luz vermelha do mouse estática por 6 segundos indica o canal BT1; luz vermelha piscando lentamente indica o canal BT2; luz apagada indica o canal para uso do receptor 2.4 GHz. No canal escolhido, basta manter o botão Bluetooth pressionado por 3 segundos. A luz vermelha do LED piscará lentamente, indicando o modo de pareamento, sendo só concluir a conexão no aparelho desejado.

Para usar os dispositivos com o mini receptor é ainda mais fácil. Basta plugá-lo na porta USB do PC ou notebook onde deseja usar o teclado e/ou o mouse, aguardar a instalação automática pelo sistema (no caso do Windows 10 é um processo rápido e automático) e pronto. Depois disso, basta pressionar a tecla FN + 2.4G no teclado e/ou colocar no canal 3 do mouse (com o LED apagado) e os dispositivos já podem ser usados.

Uma coisa boa é que mesmo sendo dispositivos sem fio, não senti atrasos nem lags durante o uso, que demonstraram bom desempenho e tempo de resposta mesmo estando um pouco mais distante, no caso, utilizando o teclado e o mouse no sofá ou na cama e o notebook no rack, há uns 2 metros de distância aproximadamente. De qualquer forma a Rapoo garante até 10 metros de alcance.

Algumas vezes, porém, tive problema do teclado ou o mouse, às vezes ambos, perderem a conexão durante o uso, do nada. Simplesmente perdiam a conexão. Não é algo que acontece sempre, mas acontece. Inclusive, aconteceu durante os testes gravados que eu estava fazendo jogando, quando o teclado e o mouse simplesmente pararam de responder. O mouse voltou em seguida, o teclado demorou um pouco mais, mas voltou.

Certamente um grande ponto positivo do combo Rapoo é que podemos conectar até 4 aparelhos ao mesmo tempo, sendo que no teclado é possível conectar 3 via Bluetooth e mais 1 com o receptor USB, enquanto o mouse permite a conexão de 2 aparelhos via Bluetooth e mais 1 com o receptor USB.

Alternar entre os aparelhos conectados também é bem simples e funcional. No teclado, basta selecionar utilizando as teclas FN + BT1 / BT2 / BT3 ou 2.4G. No mouse basta pressionar o botão Bluetooth.

Como eu já disse acima, mesmo se tratando de dispositivos sem fio, não tive problemas quando a atrasos no uso do teclado e mouse Rapoo. Pude usar tranquilamente para trabalhar em diferentes dispositivos, com um bom tempo de resposta.

A pegada do mouse é muito confortável, favorecida pelas laterais, que se encaixaram muito bem na minha mão. Além disso os botões direito/esquerdo são macios, com exceção do botão scrooll, que eu acho que poderia ser mais macio. Porém esta minha impressão pode ser por estar acostumado a outro tipo de mouse. Além disso o mouse, que conta com 1300 DPI, tem uma precisão boa e achei sua velocidade no uso bem equilibrada.

Usar o teclado também é muito confortável e tranquilo, sendo que o único detalhe, que não sei nem se devo chamar de problema, é quando precisamos usar a teclas de setas para cima/baixo, o que por sinal nem é tão comum. De resto, as teclas são macias, a digitação é fluída e o tamanho compacto do teclado não incomoda, nem mesmo das teclas, com exceção das citadas acima. Inclusive, parte deste texto foi digitada utilizado o produto.

Por fim, mais uma vez gostaria de destacar dois pontos, um positivo e outro negativo: A tecla de volume em formato scroll foi uma excelente sacada, que poderia ser adotada por mais fabricantes. É tão comum ouvirmos músicas e assistirmos vídeos em nossos computadores, que ter uma tecla que basta deslizar para aumentar ou diminuir o volume, ao invés de um comando de duas teclas, como é geralmente, é muito mais prático. Por outro lado, ainda lamento a falta dos LEDs indicativos para as funções Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock. Puxa vida, espaço tem, qual a dificuldade de colocar uma coisa tão simples?

O teclado e o mouse Rapoo funcionam com 1 pilha AA cada, que inclusive já vêm junto com o combo. Depois de 3 meses de uso a pilha do teclado é a que apresentou melhor autonomia, estando ainda em 85%, enquanto eu já precisei trocar a pilha do mouse 2 vezes. Aí já não sei se foi porque as pilhas que usei até então talvez não fossem zeradas (pareciam, mas vai saber) ou se é pelo fato de não desligar o mouse enquanto não o estou usando, que pode acabar gastando a pilha mais do que o normal. Inclusive, a última troca foi feita hoje, e no momento a pilha apresenta 99%, vamos ver como se sairá agora.


3 thoughts on “Review do Combo 8050T da Rapoo | Teclado e Mouse sem fio

    1. Ele não tem botão para
      desligar como o mouse. Quando eu não estou utilizando o teclado eu apenas guardo ele, depois de um tempo ele entra em stand-by. Caso não queira que alguma tecla seja acionada acidentalmente quando não estou usando, coloco em algum canal BT que não esteja usando.

      Agora, se for deixar sem
      uso por um tempo prolongado, o ideal é tirar a pilha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.