Testei o SMARTY | Receptor Android TV da Elsys

Elsys SMARTY | Receptor Android TV

R$ 339,15
8.8

Design

8.5/10

Instalação

10.0/10

Sistema

9.0/10

Aplicativos e recursos

8.0/10

Performance

8.5/10

Pros

  • Design compacto e discreto
  • Controle remoto
  • Comando de Voz

Cons

  • Variedade de aplicativos e jogos
  • Apenas 1 GB de memória RAM
  • Apenas 8 GB de armazenamento

Meu primeiro contato com a Elsys, empresa brasileira de eletroeletrônicos e telecomunicações, foi durante a Exposec 2019, onde tive a oportunidade de conhecer seus produtos para casa conectada e seu principal lançamento, que posteriormente também foi destaque na Eletrolar Show 2019, sendo que um destes produtos me chamou muito a atenção, o SMARTY, um dispositivo, que apesar de lembrar muito um Chromecast, Fire Stick e outros dispositivos do gênero, promete agregar mais funcionalidades, a começar com a adoção do sistema operacional Android TV, que não só dá acesso à inúmeros aplicativos multimídia como Netflix, YouTube e Globoplay, mas conta ainda com comando de voz no controle remoto e até suporte à conexão de joysticks, já que o SMARTY permite o uso de aplicativos disponíveis na Play Store, incluindo jogos. 

Felizmente consegui que a empresa me enviasse o dispositivo para testes, sendo que pude usar o mesmo por algumas semanas, experimentando “quase” todas as suas funcionalidades, conforme relato a partir de agora. Confira!


O que o SMARTY?

Antes de mais nada, vou tentar explicar o que é o dispositivo SMARTY, porém quando eu falar abaixo sobre minha experiência de uso será mais fácil entender o produto. Embora pareça muito com um Chromecast, inclusive no tamanho e forma de uso, o SMARTY, dispositivo desenvolvido pela Elsys, se propõe a ir um pouco além, inclusive contando com o recurso Chromecast integrado, já que o produto é certificado pelo Google.

Ele é um dispositivo independente, ou seja, não precisa de um smartphone para funcionar, baseado na tecnologia Android TV, sendo assim, mais do que apenas fazer streaming de conteúdo, como é o caso do Chromecast, ele transforma um TV numa Smart TV Android, com a possibilidade de download de aplicativos e jogos compatíveis, recursos de geolocalização, conexão de acessórios via Bluetooth e até suporte a comando de voz integrado ao Google Assistente, o que acaba fazendo do SMARTY uma central de comando para acionar recursos do assistente ou mesmo comandar dispositivos IoT conectados a ele.


O quem vem na Caixa?

Ao abrir a caixa do SMARTY encontrei o dispositivo da Elsys, acompanhado de um controle remoto, que é um dos principais diferenciais do produto, e sobre o qual falarei mais abaixo. Havia também duas pilhas AAA para o controle, uma fonte de alimentação bivolt e um Guia Rápido. A conexão de energia é via micro USB, mas a fonte de alimentação facilita muito, ainda mais por contar com um cabo longo o suficiente para alcançar as tomadas.


Design

No geral o dispositivo não vai ficar aparente, já que estará pendurado na porta HDMI da TV, ou de outro aparelho, como um receiver ou coisa do tipo, assim, o mesmo possui um  visual clean, compacto e discreto, se encaixando bem mesmo em locais com pouco espaço.

Do próprio dispositivo sai um pequeno cabo HMDI, para conexão, e há a entrada micro USB para conexão da fonte de alimentação de energia. Há também um pequeno botão para ligar/desligar o gadget.

O controle remoto é conectado automaticamente via Bluetooth e tem funcionalidades básicas para controle das funções Android TV, como Ligar/desligar, direcionais, OK, retornar, Home e volume.

Os diferenciais ficam por conta da tecla Aplicativos, para acesso aos aplicativos instalados, teclas Netflix e Globoplay, que abrem estes aplicativos diretamente e, o mais interessante de todos, o botão Google Assistente, que ativa o comando de voz, onde podemos usar o próprio controle como microfone para executar ações e comandos. Falarei um pouco mais sobre o funcionamento do recurso abaixo.


Instalação e Conectividade

A instalação do SMARTY é tão simples quanto configurar um smartphone Android, já que é quase isso que estamos fazendo na configuração de um dispositivo Android TV. Ou seja, depois de conectar o gadget na entrada HDMI e ligar sua fonte na energia, nos conectamos a uma rede Wi-Fi e fazemos login em nossa conta Google. Basicamente esta é a configuração padrão e a partir daí já podemos utilizar os aplicativos pré-instalados ou fazer download de novos aplicativos e jogos na Play Store.

Além da conexão Wi-Fi e HDMI, há ainda uma conexão Bluetooth 4.2, que permite ligar dispositivos e periféricos, como, por exemplo, joysticks.


Sistema, aplicativos e recursos

A versão do Android TV do SMARTY é a 8.0, que roda com uma boa fluidez, de uma forma que inclusive me deixou surpreso, tendo em vista limitações de hardware, como veremos a seguir. A interface é adaptada para telas grandes, embora mantenha muito do que vemos na versão mobile do sistema, desde o desenho dos ícones até os menus, principalmente o de Configuração.

Na tela inicial temos alguns aplicativos pré-instalados, como Netflix, YouTube e Globoplay, que são exibidos numa faixa de aplicativos em destaque e depois cada um exibe suas atrações em destaque, com imagens de filmes e séries de cada plataforma de streaming.

Também é possível fazer o download de aplicativos e jogos através da Play Store, loja de aplicativos oficial do Android, mas não espere encontrar todos os apps disponíveis para smartphone na TV, pois apenas os aplicativos adaptados estão disponíveis, assim como jogos. Ou seja, sucessos como Free Fire, PUBG Mobile ou mesmo games mais simples, como Clash Royale não estão disponíveis. Mas ainda temos algumas coisas interessantes, como Asphalt 8: Airborne, Crossy Road, Hungry Shark Evolution, Rayman Fiesta Run e RedBall4. Alguns jogos são gratuitos, enquanto outros são pagos. Dependendo do jogo também é necessário ter um joystick conectado para rodar, sendo que poucos funcionam apenas com o controle remoto.

Além dos jogos, os aplicativos para Android TV focam em sua maioria na reprodução multimídia, como Plex, Kodi, Amazon Prime Video, Twitch, Google Play Music e Spotify, além de players de mídia e gerenciadores de arquivo. Também é possível instalar o Google Chrome para navegar pela internet.

O controle remoto possibilita um acesso rápido e práticos à todos os recursos do SMARTY, mas para quem prefere utilizar o smartphone para streaming, ou mesmo para espelhar a tela, pode contar com o recurso Chromecast integrado.

Por falar no controle remoto, ele não apenas centraliza os comandos do dispositivo, como também é responsável pela interface de voz, funcionando assim como um microfone que permite acionar comandos de voz e o Google Assistente, um dos grandes diferenciais do dispositivo. O funcionamento do reconhecimento de voz é excelente, com uma precisão tão boa quanto a que já estamos acostumados em dispositivos móveis, e o acionamento do Google Assistente é feito de maneira muito funcional, através de uma tecla dedicada no controle remoto.

Com o Google Assistente é possível realizar desde busca por aplicativos, filmes ou vídeos nos aplicativos de streaming, pesquisas na internet e outras ações, como configurar alarmes, adicionar itens à uma lista de compras, agendas tarefas e eventos, consultar a previsão do tempo e até ligar e desligar dispositivos inteligentes conectados ao Google Home, como lâmpadas, TV, ar-condicionado e outros, o que pode fazer do SMARTY uma central de comandos de uma casa inteligente também.

É possível, inclusive, acessar câmeras e outros dispositivos da própria Elsys, através do aplicativo Elsys Home, uma plataforma que permite, dentre outras coisas, acesso às câmeras de segurança internas e externas, com conexão WiFi da empresa, de forma que a tela da TV seja utilizada como central de monitoração de segurança.


Hardware e Performance

Quando conheci o SMARTY na Exposec 2019, fiquei muito entusiasmado e curioso em relação ao dispositivo, que me pareceu muito promissor. Porém, sua configuração de hardware acabou me deixando com a pulga atrás da orelha, pois eram muitos recursos prometidos, como acabamos de ver, para um pequeno aparelho com um processador Amlogic S805X Quad Core de 1,2GHz e apenas 1 GB de memória RAM para dar conta de tudo. Felizmente, me surpreendi, pois este conjunto de hardware se mostrou eficaz para lidar sim com as funcionalidades do produto, ainda que seja possível certas limitações quando tentamos ir um pouco além, como foi o caso da execução de jogos mais pesados, como Asphalt 8: Airborne.

No geral, no entanto, o sistema e os aplicativos rodam com fluidez, apresentando boa performance. Claro que uma versão com mais memória seria bem-vinda, mas por se tratar do primeiro modelo lançado, o produto da Elsys não decepciona. Por falar em esperanças para uma nova versão, faria bem também contar com mais capacidade de armazenamento interno, que atualmente ficam nos 8 GB, embora eu, particularmente, não tenha tido problema, mas isso pode ser uma barreira na instalação de muitos aplicativos.


Disponibilidade e Preço

Considerando seus recursos oferecidos, podemos dizer que o SMARTY da Elsys possui um preço muito competitivo frente aos principais concorrentes, podendo ser adquirido por R$ 339,15, tanto na loja oficial da marca, quanto em diversas outras lojas físicas ou virtuais.



Ficha Técnica

  • Processador: Amlogic S805X Quad Core de 1,2GHz
  • Memória RAM: 1GB DDR3
  • Armazenamento: eMMC 8GB
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n 2.4G 1×1 Wi-Fi
  • Bluetooth: Bluetooth 4.2 LE – 2,4 GHz
  • Sistema: Android TV 8.0
  • HDMI: 2.0a
  • Resolução: 1080p/i, 720p
  • Alimentação: Bivolt – 90~270V (5V DC / 1.5A)
  • Alimentação do controle remoto: 3.0V – (2 pilhas AAA)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.