Trocando meu HD por um SSD Kingston | A Saga Completa

Fazer um upgrade do meu notebook, um Lenovo Ideapad 310, já estava nos meus plano, sendo que uma das primeiras coisas que eu planejava era a troca do HD por um SSD.

Já faz um tempo que eu ouço falar dos benefícios desta troca, principalmente em termos de velocidade, e eu queria provar isso na prática, para poder agilizar a produção dos vídeos para o canal, dentre outras coisas.

Eis que a Kingston me enviou para testes o SSD UV400, de 240 GB, aliás, não só o SSD, mas o Kit de Upgrade completo. No vídeo abaixo eu mostro este kit em detalhes.


[the_ad id=”3349″]

#01 | Antes de qualquer coisa, backup sempre!

O primeiro passo, nesta saga de trocar o HD pelo SSD da Kingston, é fazer o backup do HD atual. Aliás, backup é sempre importante, mas neste caso ainda mais, pois estamos lidando com tecnologia, e a possibilidade de algo dar é errado sempre existe. Então, arquivos, vídeos, fotos, músicas e qualquer outro conteúdo que seja importante, deve ser copiado para um outro HD, para a nuvem ou para qualquer outro meio de armazenamento.

#02 | Clonar o HD no SSD

A clonagem do HD no SSD é um dos passos mais importantes para quem quer manter todas as configurações, softwares, opções do sistema, enfim, tudo exatamente do jeito que está. E é exatamente isso que acontece quando clonamos o HD, uma cópia exatamente idêntica de todo o conteúdo é criada no SDD.

É principalmente neste ponto que o Kit de Upgrade da Kingston facilita e muito, pois além de trazer um estojo, que permite conectar o SSD ao computador via USB, como se fosse um HD Externo, o kit ainda contém uma licença de uso do software Acronis True Image, provavelmente o melhor e mais amigável software para backup e clonagem de HDs e SSDs.

Basta fazer o download do software no site da Kingston, abrir, inserir o código da licença e seguir o assistente de clonagem, de forma muito fácil e intuitiva, como eu mostro no vídeo abaixo.

#03 | A troca

Neste ponto eu acabei me enrolando um pouco. Isso porque este modelo do Lenovo Ideapad 310 não é muito amigável na troca de HD. Curiosamente, há um outro modelo deste mesmo notebook, que possui um compartimento para upgrade simples, mas não é este o meu caso, tanto que o manual nem traz o passo a passo deste procedimento, como o do outro modelo.

Lenovo Ideapad 310 | Poderia ser o meu, com esse maravilho compartimento dedicado para upgrade de HD. Mas infelizmente não é! Este é só um exemplo do outro modelo que peguei no Google.

Depois de muito pesquisar e ler, cheguei à conclusão de que a melhor coisa a fazer seria procurar alguém que tivesse prática na manutenção de notebooks, para fazer a troca pra mim. Encontrei esta pessoa, que fez o serviço, e como prática é tudo, não levou nem 10 minutos. Aliás, uma coisa interessante é isso. Todo o processo da troca do HD pelo SSD é muito rápido. De tudo, o que mais demora é a clonagem, dependendo, é claro, do conteúdo do HD. Porém, no geral, é um processo muito rápido.

O técnico que fez a troca pra mim confirmou que no geral esta substituição em notebooks é realmente muito simples, sendo que este modelo da Lenovo é um dos que mais dificultam, realmente. Não que não possa ser feito por qualquer um em casa mesmo, mas outros modelos possuem compartimentos de fácil acesso que tornam o trabalho muito mais simples.

No geral a troca do HD pelo SSD em notebooks é fácil. Um modelo ou outro, como o meu, que dificulta um pouco mais.

Enfim, HD trocado. SSD Kingston já instalado. Hora do boot, hora de testar na prática a melhora do desempenho depois do upgrade.

#04 | Testes de Desempenho

Logo de cara, no primeiro boot, já é possível sentir a diferença. Realmente o notebook está muito mais rápido. E o melhor, a clonagem deu certo e o computador iniciou exatamente como era com o HD. Fantástico! Minhas licenças de softwares, dados de programas e jogos, tudo exatamente como estava.

Para demonstrar na prática a diferença de desempenho entre o HD e o SSD, fiz o vídeo abaixo, onde comparo o desempenho no boot, reboot, abertura de softwares e velocidade de leitura.

Deu pra perceber que a diferença é bem significativa, tendo certamente compensado a substituição.

Tempo de boot com HD e com o SSD. A diferença de 59 segundos corresponde a um ganho de performance de 61% após o upgrade.

Teste de Velocidade de Leitura e Escrita

#05 | Usando o HD antigo como unidade secundária de armazenamento

Vimos que o upgrade do notebook ou desktop, através da troca do HD por um SSD vale a pena, por conta do ganho de desempenho, porém, o custo de aquisição de uma unidade SSD, no Brasil, ainda é mais alto do que a de HDs, sendo que o valor do GB do SSD pode custar até 80% a mais que o GB de um HD. Quer dizer, com o valor de um SSD de 120 GB é possível comprar um HD de 500 GB, e ainda sobre um troco.

Porém, como eu disse, a performance compensa, mas nem sempre será possível investir numa unidade de alta capacidade de armazenamento. Assim, o uso do HD antigo, como uma unidade de armazenamento secundária, passa a ser uma boa opção. Pra quem tem um notebook, e possui uma unidade óptica que não está sendo utilizada (hoje em dia isso é cada vez mais comum), pode trocá-la por um HD, utilizando um Caddy, que nada mais é do que um adaptador com uma conexão SATA, que sua conexão diretamente na placa mãe, no lugar do leitor de DVD/CD.

O procedimento para a instalação do Caddy também é extremamente simples. Basta fixar o HD no adaptador, geralmente os parafusos e a chave para isso já vêm incluídos no kit. Depois, é só tirar a unidade óptica, geralmente presa por um ou mais parafusos. Tendo soltado os parafusos, basta puxar para tirar a unidade. Depois é só colocar o Caddy com o HD no lugar, pressionando-o até a conexão na placa-mãe. Basta então fixar com os parafusos e pronto, o HD está pronto para configuração, da forma que o usuário achar melhor.

7 thoughts on “Trocando meu HD por um SSD Kingston | A Saga Completa

  1. Olá, excelente escrita, explicação e ensinamentos.

    Só me ficou uma dúvida: Eu posso fazer o processo de clonagem utilizando o caddy? No caso, colocar o SSD na conexão caddy e iniciar o processo de clonagem, terminado o processo, eu colocaria o SSD no drive principal do HD e o HD no caddy para ficar como armazenamento extra, hehehe..

    Obrigado!!!!

    1. Olá, boa tarde!
      Muito obrigado!

      Sim, você pode conectar o SSD no Caddy para usar a entrada SATA do leitor óptico, fazer a clonagem e posteriormente realizar a troca.

      Abs

    1. Instalei este de 240 GB, pois foi me cedido pela Kingston para este projeto, porém a experiência tem sido tão boa que em breve investirei em um com uma capacidade maior.

  2. Oi, td bem?
    Eu preciso trocar meu HD porque ele parou de funcionar, então queria por um SSD, mas não sei qual é a entrada do notebook se é Sata ll ou Sata lll. O meu note tmb é um ideaped 310 15ISK, o seu note é desse mesmo modelo? Qual é a entrada dele?
    Achei um SSD de 480GB que tem a entrada Sata lll, mas estou com medo de comprar e não ser compatível

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.