Vídeo Review | LG Ultragear Gaming Speaker – A Caixa de Som Gamer da LG

LG Ultragear Gaming Speaker

0.00
9.1

Design

9.5/10

Conectividade

9.5/10

Áudio

8.5/10

Recursos

9.0/10

Bateria

9.0/10

A LG é uma empresa que conta com grande experiência em equipamentos de áudio de qualidade, com suas linhas de Soundbar, home theater, caixas de som, mini system entre outros, e se aproveitou desta experiência para lançar uma solução de som projetada especificamente para gamers, a LG Ultragear Gaming Speaker – A Caixa de Som Gamer da marca.

Confesso que me apaixonei pelo produto assim que o vi no evento de lançamento que a empresa promoveu no gexperience, espaço de experiência de conteúdos Globo, em São Paulo, e para minha imensa felicidade tive a oportunidade de logo em seguida receber a Gaming Speaker, não só para testes, mas para compor meu setup.

Assim, já são mais de 5 meses de uso da caixa de som, de forma que pude experimentar todos os recursos e assim expor minha experiência com o produto, conforme vocês podem conferir no vídeo review abaixo.

Vídeo Review

LG Ultragear Gaming Speaker | A Caixa de Som Gamer da LG

Design

A LG Ultragear Gaming Speaker conta com um visual diferenciado, pois seu design não é de uma simples barra, como outras caixas do tipo, mas foi desenvolvido de forma a se alinhar a proposta de design da linha de monitores gamers Ultragear da LG. A parte de trás da caixa de som, inclusive, foi construída de forma que se encaixe nos suporte em V, tanto dos tanto dos monitores da linha UltraGear quanto de outros monitores gamers.

O tamanho portátil da caixa de som gamer da LG faz com que seja fácil encaixa-la em qualquer setup, sem ocupar muito espaço na mesa, além de também ser possível tira-la com facilidade e levar por aí. Assim, é possível, por exemplo, tirar ela da mesa e levar para o quarto para usar como uma Soundbar na TV ou mesmo colocar num rack para usar com um console.

A front view of GP9 in dark with highlight only on center

Na frente temos a saída de áudio e o logo da linha Ultragear, além da iluminação RGB, que pode ser configurada através do aplicativo Xboom e dá um show, conferindo um visual ainda mais bonito ao produto. Eu só acho que seria bom pode ligar e desligar e até mesmo ter alguns controles de personalização diretamente no produto, pois isso só é possível através do aplicativo.

Por falar em controles, na parte de cima temos todos os botões de controle, como o de energia, seleção de função (USB, óptica e Bluetooth), ativar/desativar headset, botões de seleção da otimização FPS/RTS ou EQ, além do botão central que permite controle de volume e ativar e desativar o microfone.

Na parte traseira temos uma tampa, onde ficam as entradas do cabo de energia, USB-C, cabo óptico, botão para reset do produto, entrada Auxiliar e também P2 para headset.

Instalação e Conectividade

A instalação da Gaming Speaker da LG é simples e prática. Basta escolher a conexão a ser usada, ligar e pronto, só usar.

Para uso em PCs, a conexão pode ser tanto através do USB-C quanto Bluetooth, sendo que através desta última também é possível conectar os mais diversos aparelhos, como smartphones, por exemplo.

A conexão via cabo óptico pode ser útil para consoles, TVs e outros aparelhos. Além disso, é possível também conectar os mais diversos tipos de aparelhos usando a entrada auxiliar, que permite inclusive a conexão de sistemas de áudio Hi-Fi.

Eu utilizei tanto a conexão USB-C, para conexão com meu PC, quanto a conexão Bluetooth, para conexão do meu smartphone, para ouvir músicas, e também tive a oportunidade de usar com um monitor smart, de forma que podia assistir vídeos de plataformas de streaming diretamente no monitor, com o som saindo pela caixa de som da LG.

Áudio

Já que estamos falando de um equipamento de áudio, chegamos a parte que realmente importa, a experiência de áudio. Com potência de 20 W e 2 canais, a Ultragear Speaker conta com recursos avançados de áudio, como Hi-Fi Quad DAC e PROCESSADOR HI-RES INTEGRADOS. O Quad DAC de 32 bits com DNR de 132 dB é projetado para equipamentos de áudio profissionais de alta-resolução e foi adaptado para permitir que os jogadores se beneficiem deste DAC via USB-C, permitindo assim obter a melhor experiência diretamente da caixa de som, ignorando a solução de áudio do PC. Ou seja, não importa a qualidade da placa de áudio, é possível obter a melhor qualidade porque a GP9 da LG se torna totalmente responsável pelo processamento de som, quando conectada através do UBS-C.

Uma coisa que chama a atenção é o otimizador de áudio de acordo com o conteúdo reproduzido, que pode ser selecionado através dos botões na parte superior da caixa de som.

O modo FPS melhora o áudio do jogo com som surround virtual 7.1, fornecendo áudio de alta resolução com elevadas taxas de amostragem, reproduzindo o som analógico original de uma maneira mais rica e completa. Já o modo RTS expande o campo de som, criando um efeito espacial que aumenta o realismo e a imersão no mundo virtual e dentro do som, não apenas para jogos RTS, mas também para outros vários gêneros de jogos, incluindo corrida, RPG, MMO, E-Sports, etc.

Além destes, há ainda o EQ, que conta com modos de som que podem ser selecionados pelo aplicativo Xboom. Neste caso temos o modo Sound boost, que amplifica o som, proporcionando mais potência. Este modo é ideal para música. Há também o modo Cinema, que conta com uma calibração de som 3D, que promete uma maior imersão para filmes e séries. Além disso, ainda é possível personalizar a equalização no modo Custom.

Na prática o áudio é excelente para jogos, proporcionando uma qualidade e imersão realmente muito boa, principalmente como os modos de otimização de conteúdos selecionados, mas eu senti que faltou um pouco de potência nos graves, principalmente em músicas.

A gaming speaker is placed on black desk and there is a headset placed right behind - a DTS logo is placed on bottom center of image.

Funcionando como uma verdadeira placa de som externa, a Ultragear GP9 também otimiza a experiência no uso do headset, uma forma que usei bastante. Através do aplicativo Xboom é possível ativar o DTS Headphone: X, recurso que fornece som surround 7.1 virtual para headsets, proporcionando uma experiência de áudio 3D imersiva para qualquer modelo de fone de ouvido. Além disso, alternar entre as funções e headset é extremamente simples, através do botão no painel de controle do aparelho.

A LG Ultragear GP9 conta ainda com chat de voz integrado quando conectada via USB-C, com recurso Clear Voice Chat da LG, uma tecnologia de cancelamento de eco que evita ruídos que podem ocorrer com frequência, afinal de contas o microfone e a saída de áudio estão no mesmo local, mas este recursos faz com que a voz seja ouvida de forma alta e clara.

A diagonal view of gaming speaker from top - highlighting the MIC button on its top and there is a green lighting effect behind.

Quando utilizamos a caixa de som no modo Bluetooth conectado a um smartphone, o microfone pode ser utilizado para comando de voz através do assistente configurado no aparelho, seja Google, Siri ou Alexa.

Aplicativo

Como eu já disse, a LG Ultragear GP9 conta com conexão ao aplicativo LG Xboom, que aumenta as possibilidades de uso e configuração remota do dispositivo.

A gaming speaker is placed in purple lighting room - with yellow lighting. There is the equalizer effect in the background

Além de permitir controle básico à distância, como desligar, alterar entre dispositivos conectados (USB-C, Bluetooth, Óptico e Headphone), microfone e volume, através do aplicativo também é possível ver o nível da bateria, ver mais opções de efeitos de som, no modo EQ, sendo possível escolher entre os modos Sound boost, Cinema e Personalizado; ativar o conversor de áudio UAC 2.0, ligar e desativar a iluminação RGB, além de controlar a intensidade e a cor.

Também é através do aplicativo que vemos a disponibilidade e atualizamos o software do dispositivo.

Bateria

A bateria de íon-lítio de 2600 mAh proporciona maior mobilidade à caixa de som, de forma que é possível usá-la por um tempo estando desconectada da tomada. 

A autonomia varia de acordo com o uso, volume, função, iluminação etc. A LG promete aproximadamente 5 horas de uso e posso afirmar que na prática é isso mesmo, pois a média, em uso mais leve, PC conectado através do USB-C, volume no máximo 50% e iluminação desligada, foi realmente de aproximadamente 5 horas. 

Já em uso mais intenso, com Bluetooth conectado, volume mais alto e RGB ligado, a autonomia ficava próxima de 2 horas. Então, uma boa dica, para quem pretende usar a caixa na bateria, é desligar o RGB, para ganhar um pouco mais em autonomia. 

O tempo de carga da bateria também variou durante os testes, indo de aproximadamente 3 horas quando a caixa não estava em uso, a mais de 4 horas quando em uso.


Nintendo Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.